Programa de Pós-Graduação em

ECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO

Conceito CAPES – 5

Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento da PUCRS, com conceito 5 na avaliação CAPES, busca formar profissionais capazes de atuar no meio acadêmico, empresarial e no setor público em nível de excelência. Com mais de 20 anos de história, destaca-se por ter um corpo docente com vasta produção científica e por abordar importantes temas da atualidade na área da economia e do desenvolvimento sustentável.

Inscrições: De 01/09/2024 a 25/11/2024

Duração mestrado: 12 a 30 meses

Duração doutorado: 24 a 54 meses

Turno das disciplinas: noite

Email: [email protected]

Telefone: (51) 3320 3524

Compartilhe este curso

  • Apresentação

    Pensar e agir de forma sustentável é um dos grandes desafios contemporâneos, ainda mais quando se fala em proporcionar um mundo melhor para as futuras gerações. Isso se aplica tanto às questões climáticas quanto às sociais, políticas e econômicas, sendo necessário encontrar novas soluções para construir um desenvolvimento financeiro mais consciente em nível global.

    Nesse contexto, o Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento busca contribuir para a formação de profissionais capazes de realizar diagnósticos regionais e nacionais, assim como formular estratégias que contribuam para um avanço econômico sustentável, sempre comprometidos com as questões de equidade e ética.

    Com mais de 20 anos de história, o Programa possui um grupo qualificado de professores, com pesquisas publicadas em reconhecidas revistas nacionais e internacionais, e recebe alunos das diversas regiões brasileiras e doF exterior, especialmente de países da América Latina. Além disso, o PPG e a graduação em Economia dispõem de uma forte sinergia, aprimorando o ambiente e as oportunidades de experimentação na formação dos mestres e doutores.

    Temas como crescimento econômico, equidade, aglomeração produtiva, agronegócio, meio ambiente, desenvolvimento local e desigualdades regionais são abordados nas pesquisas do Programa, que realiza ainda atividades em parceria com instituições públicas e privadas de diversos segmentos da sociedade gaúcha.

    O PPG possui duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios e Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente.

    Mestrado em Economia do Desenvolvimento
    No Mestrado em Economia do Desenvolvimento, que tem duração de 24 meses, você irá conhecer as principais contribuições teóricas e perspectivas metodológicas para elaborar uma dissertação que entregue contribuições significativas para sua área de estudo.

    Doutorado em Economia do Desenvolvimento
    O Doutorado em Economia do Desenvolvimento, que dura 48 meses, você produzirá uma tese com avanços significativos no conhecimento sobre o tema, alcançando um aprofundamento científico maior do que o realizado no Mestrado.

  • Objetivos

    Formar profissionais em nível de excelência, capazes de atuar no meio acadêmico, empresarial e no setor público. O egresso deverá realizar diagnósticos econômicos regionais e nacionais e a formular estratégias que contribuam para um desenvolvimento econômico e sustentável.

  • Escopo

    Os cursos de Mestrado e Doutorado em Economia do Desenvolvimento destinam-se a formar profissionais em nível de excelência, capazes de atuar no meio acadêmico, empresarial e no setor público.

    Os egressos do PPGE/PUCRS estão aptos a realizar diagnósticos econômicos regionais e nacionais e a formular estratégias que contribuam para um desenvolvimento econômico e sustentável, comprometidos com as questões de equidade e ética.

  • Histórico

    O Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento (PPGE) da PUCRS iniciou em 2002 com o curso de Mestrado em Economia do Desenvolvimento. Desde então, vem apresentando um sólido crescimento e aumento da sua inserção no contexto acadêmico nacional e internacional. Após dez anos, o PPGE começou o curso de Doutorado em Economia do Desenvolvimento, fortalecendo este processo de consolidação do programa como centro de excelência.

    Pensar e agir de forma sustentável é um dos grandes desafios contemporâneos, ainda mais quando se fala em proporcionar um mundo melhor para as futuras gerações. Isso se aplica tanto às questões climáticas quanto às sociais, políticas e econômicas, sendo necessário encontrar novas soluções para construir um desenvolvimento financeiro mais consciente em nível global.

    Nesse contexto, o Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento busca contribuir para a formação de profissionais capazes de realizar diagnósticos regionais e nacionais, assim como formular estratégias que contribuam para um avanço econômico sustentável, sempre comprometidos com as questões de equidade e ética.

  • Estrutura do programa

    O PPG Economia do desenvolvimento, possui uma área de concentração: Desenvolvimento Econômico.

    • Desenvolvimento Econômico
      Linhas de Pesquisa Descrição
      Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
      Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.

Disciplinas

A PUCRS acredita que a formação em Pós-Graduação Stricto Sensu deve ser mais abrangente, flexível e dinâmica, visando o desenvolvimento de competências e habilidades diversificadas que ampliem as oportunidades profissionais do egresso. A formação de recursos humanos de alto nível para a pesquisa, docência, inovação e para o mercado não acadêmico exige diversificação nas possibilidades de trajetórias formativas.

Assim, a Política Institucional de Aproveitamento de Créditos para Atividades de Formação Acadêmica e Profissional tem por objetivo reconhecer o aproveitamento de créditos nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da PUCRS, e estimular a realização de atividades que contribuam para a formação de habilidades e competências fundamentais para a inserção acadêmica e profissional do egresso dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS.

Poderão ser aproveitados créditos em atividades de formação acadêmica e profissional, observado o limite definido na Normatização de cada Programa de Pós-Graduação, nas atividades enquadradas nas seguintes categorias: (1) produção bibliográfica, (2) internacionalização, (3) inovação e (4) impacto social.

Conheça as normas do seu programa.

  • Análise Regional De Insumo-Produto: Metodologia E Aplicacões

    COD Carga Horária Descrição
    194M3-02 30 11. EMENTA: • Estrutura produtiva e desempenho econômico regional • Modelo Econômico Básico • Modelo nacional de insumo-produto • Modelo regional de insumo-produto • Multiplicadores e ligações intersetoriais a inter-regionais • Extração hipotética • Decomposição estrutural • Aplicações: fluxos comerciais de valor agregado, modelos com extensão ambiental
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Applied Econometrics With Stata

    COD Carga Horária Descrição
    194EA-01 15 A lot of the work done by consulting companies, banks, insurance companies, think tanks, non-governmental organizations, government agencies, etc., is based on applied statistical/ econometric analysis (Note: as you may recall from basic Statistics or Econometrics courses, “econometric” analysis essentially is really just a particular branch of statistics, targeted specifically at business and economics applications). In initial Statistics and Econometrics courses, however, most of the time is spent building the necessary theoretical knowledge for conducting statistical/econometric analysis, leaving only relatively little time for more applied statistical/econometric analysis. In light of this, this course builds upon the material in your prior Stats/Metrics courses to help you gain some familiarity with applied econometric methods widely used in the business environments mentioned above. Essentially, the course builds upon the foundation of basic Stats/Metrics courses by expanding the list of concepts and techniques considered – thereby expanding the types of problems that can be addressed using quantitative models. Importantly, it does so using a hands-on approach, stressing practical applications and actual, “live” analysis of real-world data using Stata for the empirical analysis. In so doing, we review examples of these different ways to explore a specific research topic and at the same develop our quantitative tools along the way—again, this is not a statistics course: everything we learn is learned for a reason, namely so that we can examine empirical research related issues, in practice! Here, we will start by looking at means, cross-tables and simple graphs as ways to initially explore the data and the stories they tell. That will only get us so far, however: what if we are not only interested in how two factors “go together”, say, smoking and low birth weight, but also want to know how say, education, might affect this relationship? Then we need to move to multivariate methods such as regression analysis. Again, fear not, it will all be developed step-by-step, so no need to pass up on this class if you don’t consider yourself mathematically inclined! The course emphasizes application, the use of data, and student-directed research (I am happy to help students with ideas for their own research papers, possibly for other classes!). In particular, the statistical software package Stata will be used frequently both in class and in computer labs, to ensure that you get a solid hands-on knowledge of statistical analysis. Again, the Stata Labs part of the course will be great practice for your future career, where chances are that either data analysis or report writing – or both! – will be important, at least to some degree. Additionally, from our course readings you will get insights into reading other peoples’ data analysis and reports, as well—which is also a useful skill for your own future careers. Throughout the course the importance of a critical stance of any “data analysis consumer” is emphasized. Indeed, you will be able to make good use of the knowledge acquired in this course, even if you never do another empirical analysis yourself! To be sure, many professional positions involve examining other peoples’ statistical/econometric analysis, so that you would still need to know how to not only read but to really understand these – so as to spot any potential flaws or weaknesses in the analysis, and thereby make informed decisions, as a policy maker (whether in government offices/institutions or private enterprises or organizations).
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Agronegócio E Inovação

    COD Carga Horária Descrição
    194DF-02 30 Visão sistêmica das cadeias agroindustriais. Filiére, complexos agroindustriais, cadeias de produção agroindustrial, clusters, sistemas agroindustriais, cadeia de suprimentos, alianças e redes. Inovação e competitividade. Fatores e mecanismos institucionais, competitivos e organizacionais associados à inovação e ao desenvolvimento tecnológico na agroindústria. Características e dinâmica da inovação nas cadeias agroindustriais.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Análise Multivariada

    COD Carga Horária Descrição
    194DH-02 30 Álgebra de matrizes e vetores. Operações com matrizes e vetores. Estatística descritiva multivariada. Distribuição Normal Multivariada. Análise de variância multivariada (MANOVA). Testes de Hipóteses Multivariados. Regiões de Confiança. Análise Discriminante. Grupos de Funções Lineares Discriminantes. Correlação Canônica. Componentes Principais. Análise Fatorial. Análise de Agrupamento. Escalonamento Multidimensional
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Cadenas De Valor Y Desarrollo Regional

    COD Carga Horária Descrição
    194HS-02 30 Cadenas de valor; Dimensiones de valor (Creación, transferencia y captura de valor); Unidades de análisis (empresa, producto, servicio, y eslabones integrados); Enfoques metodológicos de cadenas de valor (cualitativo, cuantitativo); Toma de decisiones de empresa (Encadenamientos (productores a mercados, Gestión económica-financiera de la cadena de valor, Eslabones, integración y agregación de valor); Valor generado, transferencia y desarrollo; Tópicos adicionales: Cadenas de valor inclusivas, Sostenibilidad socioambiental, Desarrollo territorial y local, Políticas públicas y estrategias de generación de valor local)
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Desenvolvimento Econômico

    COD Carga Horária Descrição
    52531-03 45 Desenvolvimento e subdesenvolvimento (conceito e indicadores de desenvolvimento, estrutura de uma economia subdesenvolvida, estrangulamentos do desenvolvimento); – Desenvolvimento segundo os grandes economistas (Abordagem clássica e neoclássica, Karl Marx e as crises capitalistas, A abordagem da teoria da demanda efetiva); – Desenvolvimento na visão schumpeteriana (fluxo circular, inovações, empresário e crédito, teoria do desenvolvimento derivado, abordagens neo-shumpeterianas).
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Desenvolvimento Econômico Ii

    COD Carga Horária Descrição
    194DK-02 30 1. A abordagem de Adam Smith do processo de desenvolvimento 2. A abordagem de Ricardo do processo de desenvolvimento 3. A abordagem de Marx do processo de desenvolvimento 4. Capitalismo: Keynes, Hayek e Schumpeter 5. A crise da idade dourada e seus efeitos sobre o Brasil e a América Latina 6. O neoliberalismo no Brasil 7. A economia brasileira a partir dos anos 2000
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Desenvolvimento Regional

    COD Carga Horária Descrição
    194DL-02 30 Teoria da Causação Circular de Myrdal; Teoria dos encadeamentos de Hirschman; Globalização, cadeias globais e desenvolvimento regional; Aglomeração espacial e desenvolvimento regional; Capital humano, criatividade e desenvolvimento regional; Cidades e desenvolvimento regional; Desigualdades regionais; Resiliência regional; políticas de desenvolvimento regional.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Desenvolvimento E Meio Ambiente

    COD Carga Horária Descrição
    52515-03 45 Debate crescimento, desenvolvimento e meio ambiente. A extensão da esfera das atividades econômicas. Espaços privados versus espaços públicos e conflitos de uso. Economia e debate sobre natureza e recursos naturais em diferentes abordagens: Economia Ambiental, Economia Ecológica, Economia Institucional, Economia da Proximidade, Economia da Funcionalidade. Implicações diversas da questão ambiental (padrões de produção, consumo, comércio, inovação, pesquisa, energia, etc.)
    Professor Tempo de Casa Currículo Lattes
    OSMAR TOMAZ DE SOUZA 17 anos e 11 meses
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Obrigatória
    Ecologia e Evolução da Biodiversidade MESTRADO Não Obrigatória
    Ecologia e Evolução da Biodiversidade DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
    Ecologia e Conservação A linha de pesquisa congrega projetos com foco nas relações ecológicas entre organismos, bem como sua relação com seu ambiente, incluindo estudos de autoecologia, ecofisiologia, comportamento, dinâmica populacional e ecologia de comunidades, além de projetos que visam a embasar cientificamente estratégias para a conservação da biodiversidade.
    Sistemática e Evolução A linha de pesquisa congrega projetos relacionados à evolução da biodiversidade, incluindo estudos de sistemática filogenética (utilizando dados morfológicos e moleculares, incluindo filogenômica), taxonomia, morfologia comparada, biogeografia, genética evolutiva e genômica comparativa..
    Ciência de Dados Aplicada à Biodiversidade A linha de pesquisa congrega projetos com foco no uso de grandes quantidades de informação (‘big data’) e no desenvolvimento de metodologias inovadoras de mineração e análise de dados (p.ex. empregando aprendizado de máquina) a fim de investigar problemas relacionados à caracterização, monitoramento e conservação da biodiversidade.
    Ecologia Aplicada, Meio Ambiente e Sustentabilidade A linha de pesquisa congrega projetos que visam a aplicar dados ecológicos, análises de componentes da biodiversidade e/ou estudos interdisciplinares para resolver problemas com impacto socioambiental e/ou econômico mais direto. Isto inclui estudos nas áreas de ecotoxicologia e microbiologia ambiental com foco na caracterização, monitoramento e mitigação de impactos ambientais, bem como no desenvolvimento de métodos agrícolas mais sustentáveis a partir do uso de componentes da biodiversidade nativa do Brasil. Inclui também projetos que visam a desenvolver produtos inovadores a partir de fontes de biodiversidade e/ou que buscam integrar análises da biodiversidade em modelos de desenvolvimento econômico regional com foco em sustentabilidade ambiental.
  • Econometria

    COD Carga Horária Descrição
    194ED-03 45 Estimadores de mínimos quadrados ordinários (OLS); Estimadores de máxima verossimilhança (MV); Propriedades assintóticas dos estimadores; Testes de hipóteses; Estimação e inferência estatística; Escolha de formas funcionais; Interpretação e comparação de modelos de regressão; Mínimos Quadrados Generalizados (GLS): autocorrelação, heteroscedasticidade; Multicolinearidade; Equações simultâneas e variáveis instrumentais; Variáveis dummy; Variáveis-resposta binárias (Logit, Probit). Modelos econômicos aplicados ao R Studio.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Econometria De Dados Em Painel

    COD Carga Horária Descrição
    194EF-03 45 Definição, conceitos e aplicações dos modelos de dados de painel. – Vantagens e desvantagens da utilização destes modelos. – Especificações. – Modelos de Efeitos Fixos e Efeitos Aleatórios. – Estimação, exemplos e aplicações de painel de dados. – Painéis estáticos e Painéis Dinâmicos.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Econometria De Séries Temporais

    COD Carga Horária Descrição
    194EE-02 30 Modelos ARIMA e modelos multivariados; séries de tempo não estacionárias, testes de raiz unitária, cointegração e quebra estrutural. Modelo de Correção de Erros (MCE); Vetor Auto regressivo (VAR), Vetor de Correção de Erros (VEC) e teste de Johansen para cointegração; funções impulso-resposta e testes de causalidade. Modelos Arch e Garch e extensões.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Econometria Espacial

    COD Carga Horária Descrição
    194DP-02 30 Bases de dados, estatísticas e indicadores regionais; Programas computacionais de análise espacial; Métodos de análise regional; Análise exploratória de dados espaciais (AEDE); Modelos de econometria espacial; Modelo logit espacial; Modelo de painel espacial; Modelo de econometria geograficamente ponderada (GWR).
    Professor Tempo de Casa Currículo Lattes
    ADELAR FOCHEZATTO 31 anos e 6 meses
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Econometria I

    COD Carga Horária Descrição
    52517-03 45 Uma revisão de estatística e de álgebra matricial; – Mínimos quadrados ordinários (modelos de regressão simples, modelos de regressão múltipla); – Estimação e inferência estatística; – Escolha de formas funcionais; – Interpretando e comparando modelos de regressão; – Multicolinearidade e heteroscedasticidade; – Uso de variáveis binárias (Dummy, Logit e Probit).
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Econometria Ii

    COD Carga Horária Descrição
    194DN-02 30 Modelos ARIMA e modelos multivariados; séries de tempo não estacionárias, testes de raiz unitária, cointegração e quebra estrutural. Modelo de Correção de Erros (MCE); Vetor Auto regressivo (VAR), Vetor de Correção de Erros (VEC) e teste de Johansen para cointegração; funções impulso-resposta e testes de causalidade. Modelos Arch e Garch e extensões.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Econometria Iii

    COD Carga Horária Descrição
    42514-03 45 Definição, conceitos e aplicações dos modelos de dados de painel. – Vantagens e desvantagens da utilização destes modelos. – Especificações. – Modelos de Efeitos Fixos e Efeitos Aleatórios. – Estimação, exemplos e aplicações de painel de dados. – Painéis estáticos e Painéis Dinâmicos.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Economia Brasileira

    COD Carga Horária Descrição
    194DR-02 30 Uma caracterização panorâmica dos principais períodos da história econômica contemporânea do Brasil. Síntese do pensamento econômico e evolução da conjuntura econômica brasileira no período 1990 a 2020.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Economia Internacional

    COD Carga Horária Descrição
    194DS-02 30 Teoria Clássica do Comércio internacional: O Modelo de Ricardo – comércio internacional e vantagens comparativas. Modelo de comércio internacional com dois fatores de produção. O Modelo de Heckscher-Ohlin. Nova teoria do comércio internacional. Variedade, retornos crescentes de escala e comércio internacional. Aplicação empírica ¿ o modelo gravitacional.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Economia Matemática

    COD Carga Horária Descrição
    194E4-03 45 Sistemas de equações lineares. Redução de Gauss-Jordan. Matrizes e determinantes. Posto da matriz. Álgebra de Vetores. Independência linear. Diferenciais. Derivadas. Gradientes. Funções implícitas. Formas quadráticas e matrizes definidas. Otimização não condicionada. Otimização condicionada.
    Professor Tempo de Casa Currículo Lattes
    ADALMIR ANTONIO MARQUETTI 32 anos e 6 meses
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Economia Regional E Urbana

    COD Carga Horária Descrição
    194DM-02 30 Localização das atividades econômicas; Economias de aglomeração; Distribuição espacial da atividade econômica; Economia regional; Economia urbana; Mercado de trabalho e migrações; Geografia Econômica; Nova Geografia Econômica; Modelos de crescimento regional.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Economia Da Educação

    COD Carga Horária Descrição
    194E1-02 30 A disciplina de Economia da Educação tem como objetivo empregar os instrumentos econômicos na abordagem dos problemas levantados pela Educação, quer do ponto de vista do tomador individual de decisão, quer do ponto de vista do planejador de política pública. A economia foca sobre os incentivos criados pela política, permitindo-nos prever as consequências intencionais ou não suas intenções. O curso investiga questões relacionadas a educação combinando teoria econômica e literatura empírica.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Empreendedorismo Digital Nos Negócios

    COD Carga Horária Descrição
    1946U-02 30 Esta disciplina tem como principal objetivo a apresentação dos principais conceitos associados ao empreendedorismo digital e à transformação de conhecimento científico em desenvolvimento para a sociedade. Serão abordados os seguintes pontos: Empreendedorismo, startups, modelo de negócio, lean startup, mínimo produto viável, ecossistemas de inovação como locus do processo empreendedor, legislação na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), além de casos reais de transformação de conhecimento científico em inovação e desenvolvimento por meio do
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Administração Estratégica MESTRADO Não Obrigatória
    Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
    Mercado, Comportamento e Inovação A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo, desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Equilíbrio Geral Computável – Modelos E Técnicas

    COD Carga Horária Descrição
    194DT-02 30 Teoria do Equilíbrio Geral; Matriz de Contabilidade Social; Matiz Insumo Produto; Matriz de Contabilidade Social Regional; Matrizes de Insumo-Produto Regionais; Modelos de Equilíbrio Geral Computável; Parâmetros nos Modelos de Equilíbrio Geral Computável; Softwares aplicados; Aplicações empíricas na economia internacional; Aplicações empíricas na economia nacional; Aplicações empíricas na economia regional.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Globalisation

    COD Carga Horária Descrição
    194EC-01 15 Definition and key concepts of Globalisation. History and dimensions. Pros and Cons. Implications of globalization and regional effects. Globalisation: large scale involuntary migration.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Macroeconomia I

    COD Carga Horária Descrição
    52520-03 45 Escopo da macroeconomia do desenvolvimento (Agénor e Montiel, cap. 1) Monetarismo, estruturalismo e economias em desenvolvimento; Estrutura econômica e macroeconomia. II – Contas agregadas e restrições orçamentárias dos agentes econômicos (Agénor, cap. 8) Produção, renda e despesa; Matriz de contabilidade social; Identidades da renda nacional; Restrições orçamentárias; Modelos macroeconômicos. III – Estrutura de produção em uma economia aberta (Agénor e Montiel, p. 63-99) Modelo Mundell-Fleming; Modelo de ?economia dependente?; Modelo com três bens; Estrutura do mercado de trabalho; Estrutura dos mercados financeiros. IV – Consumo, poupança e investimento (Agénor, cap. 1) Consumo: abordagem keynesiana, a hipótese da renda permanente, o modelo do ciclo-de-vida, outros determinantes; Investimento: o acelerador flexível, custo do capital, incerteza e irreversibilidade, outros determinantes. V – Sistema financeiro, demanda de moeda e política monetária (Agénor, cap. 2) Sistema financeiro; Instrumentos diretos e indiretos de política monetária; Racionamento de crédito; Demanda de moeda. VI – Déficit fiscal, dívida pública e a conta corrente (Agénor, cap. 3) Estrutura das finanças públicas; A restrição orçamentária do governo; Política fiscal; Desequilíbrio fiscal e déficit externo; Consistência, sustentabilidade e restrição de solvência; Dívida pública e austeridade fiscal. VII Gerenciamento da taxa de câmbio e o setor externo (Ágenor, cap. 4) Natureza dos regimes cambiais; Credibilidade da política cambial; Taxas de câmbio, competitividade e a balança comercial; Desvalorização e produto com insumos importados.
    Professor Tempo de Casa Currículo Lattes
    GUSTAVO INACIO DE MORAES 13 anos e 11 meses
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Macroeconomia Ii

    COD Carga Horária Descrição
    194DU-02 30 1. Medida do crescimento econômico 2. Introdução a modelagem sobre crescimento, distribuição e tecnologia 3. Modelo clássico-marxiano de crescimento, distribuição e tecnologia 4. Mudança técnica e o modelo clássico-marxiano de crescimento 5. Modelo clássico-marxiano de caching-up 6. Modelos Neo-Keynesiano: demanda agregada e crescimento constrangido por investimento 7. Modelo de crescimento de Solow-Swan 8. Abordagens para a mudança técnica 9. Modelos de crescimento endógeno
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Macroeconomia Iii

    COD Carga Horária Descrição
    194DV-02 30 Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico. Matriz de consistência macroeconômica. Modelo macroeconômico para economias em desenvolvimento. Dinâmica do ajustamento macroeconômico e crescimento. Política Fiscal e a Sustentabilidade da Dívida Pública. Política monetária, inflação e crescimento econômico. Desemprego.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Metodologia De Pesquisa

    COD Carga Horária Descrição
    725GH-02 30 A disciplina apresenta o embasamento metodológico para pesquisa na área de administração discutindo: delineamentos e enfoques da pesquisa na área, problemática de pesquisa, técnicas de coleta de dados, amostragem, revisão de literatura e contribuições teóricas.
    Professor Tempo de Casa Currículo Lattes
    MIRIAN OLIVEIRA 25 anos e 5 meses
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Administração Estratégica MESTRADO Obrigatória
    Administração Estratégica DOUTORADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Estratégia, Organizações e Sociedade A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.
    Mercado, Comportamento e Inovação A linha de pesquisa Mercado, Comportamento e Inovação investiga estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo, desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Microeconometria

    COD Carga Horária Descrição
    194E6-02 30 Relações causais; erro de medida e variáveis omitidas; MQO em dois estágios; sistemas de equações aparentemente não relacionadas (SUR); modelos lineares para dados em painel: efeitos aleatórios e efeitos fixos, primeiras diferenças, LSDV; GMM; Modelos de escolha discreta; modelos de censura tobit; seleção amostral: procedimento de Heckman; Modelos de pseudo painel: coortes, tempo e idade; modelos de duração: funções risco.
    Professor Tempo de Casa Currículo Lattes
    MARCO TULIO ANICETO FRANCA 11 anos e 11 meses
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Microeconomia I

    COD Carga Horária Descrição
    52516-03 45 A disciplina cobre a visão de equilíbrio parcial da microeconomia tradicional e tópicos de abordagens alternativas. 1. Teoria do Consumidor Preferências Efeitos renda e substituição Curva de Demanda 2. Teoria da firma Produção Custos Oferta de curto e de longo prazos Abordagens alternativas da firma 3. Estruturas de Mercado 3.1. Concorrência Perfeita Pressupostos Equilíbrio no curto e no longo prazo Impacto de impostos e de políticas de controle de preços 3.2. Monopólio Pressupostos Equilíbrio de curto e longo prazo Poder de Monopólio Discriminação de preços Perda de peso morto e eficiência Monopólios contestáveis 3.3. Concorrência Monopolística Pressupostos Equilíbrio de curto e longo prazo Eficiência Modelo de Chamberlin 3.4. Oligopólio Conceitos e pressupostos Modelos de duopólio Cartel e liderança de preços Formação de preços com mark-up Formação de preços dos fatores de produção Oligopólio e Teoria dos jogos Oligopólio e progresso técnico 4. Microeconomia e Organização industrial
    Professor Tempo de Casa Currículo Lattes
    ELY JOSE DE MATTOS 14 anos e 6 meses
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Microeconomia Ii

    COD Carga Horária Descrição
    194DX-02 30 Falhas de mercado: monopólio, externalidade, bens públicos e assimetria de informação; introdução aos conceitos básicos da teoria dos jogos e aplicações; introdução à economia comportamental, com ênfase na teoria da perspectiva.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Microeconomia Iii

    COD Carga Horária Descrição
    194DY-02 30 Escopo e metodologia da microeconomia heterodoxa. Organização estrutural da atividade econômica. A empresa de negócios: a natureza da empresa de negócios, estrutura de produção, custos e preços. O mercado e a empresa de negócios: estrutura da demanda de mercado e preço de mercado.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Monitoramento E Avaliação De Políticas Públicas

    COD Carga Horária Descrição
    194DZ-02 30 Principais conceitos, instrumentos e tipos de monitoramento. A importância do monitoramento no ciclo de políticas públicas. O sistema de indicadores como ferramenta para monitoramento de políticas públicas. Os processos de monitoramento com base na estruturação do modelo lógico. Diferenças entre monitoramento e avaliação. Identificação de contrafactual. Metodologias experimentais e quase-experimentais.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Métodos De Análise Regional

    COD Carga Horária Descrição
    194E7-02 30 Bases de dados, estatísticas e indicadores regionais; Medidas de concentração espacial; Índice Ellison-Glaeser de co-aglomeração espacial; Medidas de desigualdades regionais; Modelos de acessibilidade espacial; Estrutura produtiva e desempenho econômico regional; Método Estrutural-Diferencial; Modelo da Base Econômica; Modelo de insumo-produto regional.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Pesquisa Social Qualitativa:abordagens, Métodos E Aplicações

    COD Carga Horária Descrição
    194HR-02 30 A disciplina visa introduzir noções básicas sobre pesquisa social qualitativa percorrendo três grandes temáticas: 1) as principais abordagens que fundamentam a pesquisa social qualitativa, 2) os principais métodos e exemplos de sua aplicação e 3) seu uso e utilidade na pesquisa acadêmica, em específico, e no mundo do trabalho, em geral. Desde a teoria até a prática, os estudantes são convidados a desenvolver e praticar um olhar científico e profissional sobre os temas de seu interesse.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Preparación Y Evaluación De Proyectos De Desarrollo Rural

    COD Carga Horária Descrição
    194LA-02 30 Taxonomía de proyectos de desarrollo rural. Actores públicos y privadas en la formulación de proyectos. Componentes del proyecto orientado al desarrollo rural. Beneficios y costos de proyectos. Evaluación económico-financiera de proyectos. Eficiencia, riesgo e incertidumbre. Tipos de evaluación de proyectos.
    Professor Tempo de Casa Currículo Lattes
    EDUARDO RODRIGUES SANGUINET
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Pesquisas Avançadas Em Economia

    COD Carga Horária Descrição
    194G6-01 15 Os seminários consistem na apresentação e debate de resultados de pesquisas avançadas em temas diretamente vinculados às linhas de pesquisa do PPGE. Nestes seminários os pós-graduandos deverão participar nas discussões sobre os temas apresentados formulando questões e propondo melhorias.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Pobreza E Desenvolvimento Humano

    COD Carga Horária Descrição
    72510-03 45 Origem e significado da Abordagem do Desenvolvimento Humano. Mensuração: Metodologia e problemas enfrentados. Críticas e avanços dos indicadores de desenvolvimento existentes. Aspectos conceituais da pobreza (absoluta, relativas, unidimensional, multidimensional, objetiva e subjetiva). Dificuldades na mensuração da pobreza. Análise de experiências investigativas e políticas de enfrentamento pobreza.
    Professor Tempo de Casa Currículo Lattes
    IZETE PENGO BAGOLIN 18 anos e 11 meses
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Ética e Filosofia Política MESTRADO Não Obrigatória
    Ética e Filosofia Política DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
    Estado e teorias da justiça São tratados aspectos teóricos e pragmáticos das teorias da justiça de autores como Immanuel Kant, John Rawls e Jürgen Habermas, assim como suas diferentes apropriações críticas e alternativas em teorias comunitaristas e utilitaristas.
    Fundamentação da Ética Nesta linha de pesquisa, abordam-se os problemas centrais da Ética sob o ponto de vista histórico e sob o aspecto sistemático, destacando-se autores como Platão, Aristóteles, Kant e outros. A relação entre razão prática e teórica é um dos temas centrais.
  • Poverty And Human Development

    COD Carga Horária Descrição
    194E2-02 30 Aspectos conceituais da pobreza (absoluta, relativa, unidimensional, multidimensional, objetiva e subjetiva). Dificuldades na mensuração da pobreza. Análise de experiências investigativas e políticas de enfrentamento pobreza. Origem e significado da Abordagem do Desenvolvimento Humano. Mensuração: Metodologia e problemas enfrentados. Críticas e avanços dos indicadores de desenvolvimento existentes.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Projetos De Pesquisa Em Economia

    COD Carga Horária Descrição
    194E5-02 30 Propiciar ao estudante os conhecimentos sobre os métodos de pesquisa em economia, fornecendo-lhe os instrumentos necessários para realizar pesquisas e, particularmente, elaborar a dissertação de mestrado e a tese de doutorado. No curso são discutidos o significado de um trabalho científico, a sua estrutura e as etapas de sua realização, possibilitando que o aluno aprenda a pensar e escrever de maneira científica.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Regional Economics Seminars – Real

    COD Carga Horária Descrição
    1946X-01 15 Seminários são experiências eficazes de aprendizagem para os alunos. Especificamente, os seminários de Economia Regional são organizados por professores do REAL e da PUCRS com a participação de pesquisadores internacionais e estudantes de mestrado e doutorado, discutindo sobre economia regional e temas relacionados.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Seminário Economia 5 E 1/2

    COD Carga Horária Descrição
    194G7-02 30 Discussão de Pesquisas Aplicadas em Ciências Econômicas. Retórica e Debate em Economia. Produção de conhecimento científico em Economia. Metodologias analíticas, quantitativas e históricas, em economia. Redação e Argumentação Científica.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Taller De Análisis Regional De Insumo-Producto

    COD Carga Horária Descrição
    194EG-02 30 • Estructura productiva y desempeño económico regional • Modelo Económico Base • Modelo input-output nacional • Modelo regional de input-output • Multiplicadores e Encadenamientos intersectoriales a interregionales • Extracción hipotética • Decomposición estructural • Aplicaciones: flujos de comercio en valor adicionado, modelos con extensión ambiental
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Tópicos Avançados Em Desenvolvimento E Meio Ambiente

    COD Carga Horária Descrição
    194E3-02 30 A complexidade da relação entre desenvolvimento e meio ambiente; economia circular; valores e meio ambiente; compreensão e posicionamento da sociedade sobre a temática ambiental; serviços ecossistêmicos e sustentabilidade; desigualdade e pressão ambiental; pobreza e meio ambiente; mudança climática.
    Sem oferecimento no semestre corrente
    Área de Concentração Tipo Obrigatoriedade
    Desenvolvimento Econômico MESTRADO Não Obrigatória
    Desenvolvimento Econômico DOUTORADO Não Obrigatória
    Economia Regional MESTRADO Não Obrigatória
    Economia Regional DOUTORADO Não Obrigatória
    Linha de Pesquisa Descrição
    Desenvolvimento, Sociedade e Meio Ambiente Esta linha de pesquisa volta-se a investigação dos aspectos macro e microeconômicos associados ao Desenvolvimento, à Sociedade e ao Meio Ambiente. No que tange aos aspectos macroeconômicos, ela investiga as relações entre o crescimento, as inovações e as transformações na economia brasileira e internacional. Contempla também a discussão sobre a qualidade do crescimento econômico, progresso técnico, crescimento pró-pobre e o debate na literatura sobre a equidade e os problemas decorrentes da desigualdade econômica como a pobreza, a exclusão social e a desigualdade política como, por exemplo, a sub-representação de mulheres, pobres e negros em instituições políticas. O estudo e a pesquisa sobre o desenvolvimento rural e meio ambiente é outro tópico importante para o programa, o qual trata sobre agricultura familiar, meio ambiente e o rural metropolitano. Em termos microeconômicos, busca analisar como a promoção da cultura da inovação e do empreendedorismo pode melhorar a competitividade das empresas e o desempenho do setor público, incrementando a geração de renda e riqueza na sociedade de forma sustentável. Busca compreender a dinâmica e o funcionamento da produtividade, das finanças e das finanças públicas com ênfase na avaliação de políticas públicas: educação, saúde, criminalidade e trabalho. Contempla também as estratégias da firma, performance empresarial, inovação, comportamento do consumidor, gestão e compartilhamento do conhecimento e capital humano.
    Desenvolvimento Regional, Cidades e Agronegócios Essa linha de pesquisa tem como foco o estudo do desenvolvimento e suas diferentes dimensões, considerando os seus desdobramentos no espaço geográfico. Por isso, os estudos em geral focam regiões, cidades e o espaço rural. Os temas de pesquisas mais comuns desta linha são o crescimento econômico regional, o mercado de trabalho, as migrações, as aglomerações econômicas espaciais e as desigualdades regionais. No entanto trata-se de uma área de pesquisa vibrante e com uma diversidade muito grande de temas, podendo-se destacar: Crescimento e Convergência Regional; Aglomerações e Regiões Metropolitanas; Cadeias de Suprimentos e Redes de Transporte; Migração e Oportunidades no Mercado de Trabalho; Justiça Espacial, Pobreza e Territórios Vulneráveis; Dinâmica dos Lugares Centrais e Periféricos; Capital Humano, Classe Criativa e Desenvolvimento; Capital Social Local e Desenvolvimento; Políticas Públicas Regionais; Inovação e Desenvolvimento; Geografia da Inovação e do Empreendedorismo; Ciclos Políticos e Gastos Públicos Subnacionais; Aglomerações e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas e Impactos Regionais; Dinâmica Populacional e Meio Ambiente; Turismo e Desenvolvimento; Relações Rural-Urbano; e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. Uma parte significativa das pesquisas dessa linha utilizam para a análise métodos quantitativos: matriz insumo-produto, equilíbrio geral computável, econometria de dados em painel e econometria espacial.
  • Processo seletivo

    O processo de seleção é anual, e ocorre entre os meses de setembro e dezembro para ingresso em março do ano seguinte. O processo seletivo é normatizado a partir de edital divulgado na página do Programa explicitando cada etapa do processo e respectivos prazos.

    Carta de Recomendação

    Programa Raízes Mestrado

  • Alunos especiais (disciplina isolada)

    O aluno especial realiza matrícula em disciplinas do PPG de forma isolada. A matrícula é realizada durante o período de complementação de matrícula, conforme o Calendário Acadêmico. O limite máximo de créditos permitido na matrícula desta categoria de aluno é definido no Regulamento do PPG.

    Podem pleitear a matrícula na categoria de aluno especial graduados em qualquer área de conhecimento que tenham diploma expedido por instituição reconhecida pelo MEC. Para alunos matriculados nesta categoria há o faturamento de mensalidades.

    Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do PPG.
    Email: [email protected]
    Telefone: (51) 3320 3524

  • Aluno convênio

    Estudantes de mestrado ou doutorado de outras Instituições de Ensino Superior, nacionais ou internacionais, podem cursar disciplinas de PPGs da PUCRS na modalidade aluno convênio, desde que as instituições envolvidas possuam convênio. Nesta modalidade o estudante poderá cursar até, no máximo, 8 (oito) créditos por semestre e o convênio deverá estar vigente durante todo o semestre.

    A matrícula é realizada durante o período de complementação de matrícula, conforme o Calendário Acadêmico, em disciplinas do PPG de forma isolada.

    Para alunos matriculados nesta categoria não há o faturamento de mensalidades.

    Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do PPG.
    Email: [email protected]
    Telefone: (51) 3320 3524

  • Programa G-PG

    Aluno G-PG é o aluno vinculado a curso de Graduação da PUCRS, que efetua matrículas em disciplinas isoladas nos Programas de Pós-Graduação, observando as normas do Programa Integrado de Ensino Graduação – Pós-Graduação (G-PG) estabelecidas na Resolução 05/2018.

    Para alunos matriculados nesta categoria há o faturamento de mensalidades obedecendo valor do crédito da Graduação.

    Saiba mais
  • Programa G+1

    O Programa para Aceleração do Mestrado via Integração com a Graduação (Programa G+1) destina-se a alunos de Graduação da PUCRS interessados em antecipar atividades e disciplinas do curso de Mestrado em Programa de Pós-Graduação da Universidade de forma concomitante aos seus cursos de Graduação. O ingresso de alunos da Graduação da PUCRS no Programa G+1 é regido pelas normas estabelecidas pela Resolução 007/2021 da Reitoria.

    A seleção de alunos para participação no Programa G+1 deve ocorrer por meio de processo seletivo regido por edital específico a ser lançado pelos Programas de Pós-Graduação conforme calendário anual a ser definido pela Diretoria de Pós-Graduação (DPG) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ).

    Edital: G+1 – 2025/1

    Saiba mais

  • Mestrado Em Economia Do Desenvolvimento

    Nome Currículo Lattes
    Antonio Paulo Mansur Larangeira
    Camila Ribeiro Lima
    Carlo Rosa Rodrigues De Freitas
    Carlos Henrique Da Rosa Correa
    Carlos Marcelo Velloso Wendt
    Caroline Busatto
    Celine Botoni Gnoatto
    Daniela Piber Nunes
    Douglas Matheus Dos Santos Gonzalez
    Francieli Fraga Lima
    Gabriela Da Silva Schirmer
    Giovanni Teixeira
    Giovano Bortolin
    Guerson Zimey Salgado Gutierrez
    Guilherme De Lima Miotti
    Henrique Giacomelli
    Isabela Mallmann Fochezatto
    Iuri Brasil Rodrigues
    Jamilly Priscilla Specht
    Jean Sleifer
    Jessica Alves De Queiroz
    Jose Francisco Alviggi Cimirro
    Juliana Pinheiro Da Rosa
    Kamila Da Silva Baum
    Leonardo Cunha Alves
    Lucas Antonio Scapini
    Luis Arthur De Bitencourt
    Luiz Roberto Gomes Dias De Oliveira
    Luiza Rocha Tome
    Malthus Laesker Longoni
    Marcela Bomfim Tavares Behling
    Marcelo Pureza Verdi
    Maria Caroline Richter
    Mariana Kurtz De Cesaro
    Mariana Soares Pinto
    Mauricio Pozzobon
    Pedro Py Plentz Do Amaral
    Priscila Guimaraes Ferrite
    Vitor Matheus De Andrade Severo
  • Doutorado Em Economia Do Desenvolvimento

    Nome Currículo Lattes
    Alexandre Reis
    Anderson Bonetto Carraro
    Andre Luis Contri
    Bruno Kops Espanhol
    Camila Oliveira Ribeiro
    Cassia Heloisa Ternus
    Cassio Goncalves Mendonca
    Cristian Eduardo Gonzalez Santander
    Daiane Marani Gotardo
    Danilo Melhor Araujo
    Diego Da Rosa Dos Santos
    Emilio Jose Becker Orellana
    Fabio Michel De Oliveira
    Fernanda Picoral Solano
    Fernando Henrique Fernandez
    Franklin Martins Nascimento
    Gabriel Souza Da Silva
    Guilherme Rissi Silva Hermann
    Javier Alexander Boada Molina
    Jennifer Da Rosa Cavalheiro
    Jessica Antunes De Oliveira
    Joao Victor Moura Seidler Freitas
    Julio Matheus Donato Da Costa
    Leonel Dos Santos Silveira
    Luan Marca
    Luis Felipe De Marchi Guerini
    Luiz Eduardo Garcia Da Silva
    Marcia Luiza Cruz Aguirre
    Marcos Leandro Cerveira
    Mariza Bethanya Dalla Vecchia Korzeniewicz
    Mauricio Schaidhauer
    Michelle Serpa Da Silva
    Nikolay Vladimirovich Romanov
    Paola Liziane Silva Braga
    Patricia Batistella
    Paula Guimaraes De Almeida Veiga
  • Visitantes Em Estágio Pós-Doutoral

    Nome Currículo Lattes
    Luana Dos Santos Fraga
  • Prof. Estrangeiro Associado

    Nome Currículo Lattes
    Eduardo Rodrigues Sanguinet
    Maria Carmen Hubbard
    Miguel Atienza Ubeda
  • Percurso acadêmico mestrado

    Disciplinas Obrigatórias

    • 52516-03 – Microeconomia I
    • 52520-03 – Macroeconomia I
    • 52517-03 – Econometria I
    • 194E4-03 – Economia Matemática

    No total são 12 créditos obrigatórios de um mínimo exigido para o mestrado de 18 créditos.

    Proficiência
    Atestar proficiência em língua estrangeira conforme artigo 113 do Regimento Geral da Universidade, a saber, língua inglesa (obrigatória). A proficiência deve ser comprovada para o agendamento da apresentação ou defesa pública.

    Créditos da Disciplinas
    Os 18 créditos, no PPGE, deverão ser compostos da seguinte forma:
    – 12 (doze) créditos em disciplinas teóricas obrigatórias (Microeconomia I, Macroeconomia I, Economia Matemática e Econometria I)
    – 06 (seis) créditos em disciplinas optativas.

    Política de Aproveitamento de Créditos
    Existem duas formas possíveis para aproveitamento de créditos: por Disciplinas cursadas e por Atividades de Formação Acadêmica e Profissional.

    • Disciplinas (alunos ingressantes)
      Podem ser aproveitados até 6 (seis) créditos para o curso de Mestrado nesta modalidade. O aproveitamento de créditos referentes a disciplinas realizadas pelo aluno antes do seu ingresso no Programa poderá ser solicitado mediante requerimento à Comissão Coordenadora, por ocasião de sua primeira matrícula no Programa. Quando se tratar de aproveitamento de créditos cursados em outros Programas de Pós-Graduação, o pedido deverá vir acompanhado de ementa, programa e titulação do professor e comprovantes de avaliação e aprovação.
    • Atividades de Formação Acadêmica e Profissional (após o ingresso)
      Podem ser aproveitados até 3 (três) créditos para o curso de Mestrado em atividades de formação acadêmica e profissional distribuídas em quatro categorias. Cabe à comissão coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia definir o número total de créditos por aluno que poderá ser aproveitado.
      As atividades são enquadradas nas seguintes categorias: (1) produção bibliográfica; (2) internacionalização; (3) inovação; e (4) impacto social. Os créditos aproveitados nas categorias (1) produção bibliográfica e (2) internacionalização poderão computar até 100% do número total de créditos em aproveitamento definido pelo programa. A soma dos créditos aproveitados nas categorias (3) inovação e (4) impacto social não poderá superar 2/3 do total de créditos nos cursos de Mestrado. Diretrizes gerais para cada categoria podem ser verificadas no regulamento do programa. Cada atividade poderá ser validada em somente uma das categorias acima.

    Qualificação de Dissertação
    Até o final do 11º mês de curso (janeiro para ingressantes em março), o aluno deve ter defendido o projeto de dissertação. Em casos especiais, o aluno poderá prorrogar o prazo de apresentação do projeto até o 15º mês de curso, solicitando à comissão coordenadora esta permissão até o 10º mês de curso. A solicitação de adiamento será julgada pela comissão coordenadora.

    Há a oferta, para interessados, de uma disciplina optativa, no segundo semestre, intitulada Projetos de Pesquisa em Economia, que colabora para a melhor estruturação da pesquisa e do projeto.

    Defesa de Dissertação
    A dissertação é apresentada em sessão pública junto a uma banca composta por 03 professores: o orientador e dois outros professores, sendo pelo menos um externo ao programa.

    Somente poderão defender sua dissertação os alunos: aprovados em exame de proficiência, com todos os créditos completados e que tenham submetido pelo menos 1 (um) artigo científico para uma revista de estrato B2 ou superior.

    Ao final da exposição, o aluno será inquirido sobre procedimentos e resultados, a critério dos membros da banca. Haverá ao final a deliberação, pela banca, sobre a reprovação, aprovação ou aprovação com louvor. Não será atribuída nota.

    Homologação
    Após a defesa as sugestões de modificações propostas pela banca e aceitas pelo orientador deverão ser providenciadas no prazo de 60 dias e homologadas pela comissão coordenadora.

  • Percurso acadêmico doutorado

    Disciplinas Obrigatórias
    Disciplinas obrigatórias: 12 (doze) créditos em disciplinas teóricas obrigatórias:

    • 52516-03 – Microeconomia I
    • 52520-03 – Macroeconomia I
    • 52531-03 – Desenvolvimento Econômico I
    • 42514-03 Econometria III

    No total são 12 créditos obrigatórios de um mínimo exigido para o doutorado de 30 créditos.

    Proficiência
    Apresentar proficiência em duas línguas estrangeiras conforme artigo 113 do Regimento Geral da Universidade, a saber, língua inglesa (obrigatória) e uma dentre as seguintes línguas: Italiano, Espanhol, Francês ou Alemão. Até o final de seu primeiro ano de Curso ao menos uma proficiência deverá ser obtida, sendo o prazo máximo para a segunda até a defesa do projeto e de acordo com as normas definidas pela Comissão Coordenadora.

    Créditos da Disciplinas
    Os 30 créditos, no PPGE, deverão ser compostos da seguinte forma:
    – 12 (doze) créditos em disciplinas teóricas obrigatórias (Microeconomia I, Macroeconomia I, Desenvolvimento Econômico I e Econometria III).
    – 18 (dezoito) créditos em disciplinas optativas.

    Política de Aproveitamento de Créditos
    Existem duas formas possíveis para aproveitamento de créditos: por Disciplinas cursadas e por Atividades de Formação Acadêmica e Profissional.

    • Disciplinas (alunos ingressantes)
      Podem ser aproveitados até 12 (doze) créditos para o curso de Doutorado nesta modalidade. O aproveitamento de créditos referentes a disciplinas realizadas pelo aluno antes do seu ingresso no Programa poderá ser solicitado mediante requerimento à Comissão Coordenadora, por ocasião de sua primeira matrícula no Programa. Quando se tratar de aproveitamento de créditos cursados em outros Programas de Pós-Graduação, o pedido deverá vir acompanhado de ementa, programa e titulação do professor e comprovantes de avaliação e aprovação.
    • Atividades de Formação Acadêmica e Profissional (após o ingresso)
      Podem ser aproveitados até 9 (nove) créditos para o curso de Mestrado em atividades de formação acadêmica e profissional distribuídas em quatro categorias. Cabe à comissão coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia definir o número total de créditos por aluno que poderá ser aproveitado.
      As atividades são enquadradas nas seguintes categorias: (1) produção bibliográfica; (2) internacionalização; (3) inovação; e (4) impacto social. Os créditos aproveitados nas categorias (1) produção bibliográfica e (2) internacionalização poderão computar até 100% do número total de créditos em aproveitamento definido pelo programa. A soma dos créditos aproveitados nas categorias (3) inovação e (4) impacto social não poderá superar 50% do total de créditos nos cursos de Doutorado. Cada atividade poderá ser validada em somente uma das categorias acima.

    Qualificação de Tese
    Até o 30º mês do ingresso no Programa, o aluno deve ter o projeto de tese defendido frente a uma banca composta a por no mínimo três professores, sendo um deles externo ao programa. Em casos especiais, o aluno poderá prorrogar o prazo de defesa até o 36º mês, sujeito a aprovação da comissão coordenadora. O pedido de prorrogação, porém, deve ser encaminhado até o início do 30º mês.

    Da qualificação de tese: Até o 38º mês de ingresso no Programa, o aluno deve ser aprovado na banca de qualificação de tese composta por no mínimo três professores, sendo pelo menos um destes externo ao programa. Em casos especiais, o aluno poderá prorrogar o prazo de defesa até o 48º mês, sujeito a aprovação da comissão coordenadora. O pedido, porém, deve ser encaminhado até o início do 36º mês. Espera-se, nesta fase, que o aluno tenha minimamente, um artigo com possibilidade de publicação nas melhores revistas nacionais, e um segundo artigo em fase final de elaboração.

    Defesa de Tese
    A tese é apresentada em sessão pública junto a uma banca composta por 4 professores: o orientador e três outros  professores, sendo pelo menos dois externos ao programa (um professor externo a universidade). Somente poderão defender sua tese os alunos: aprovados nos exames de proficiência, com todos os créditos completados, que tenham submetido pelo menos 1 (um) artigo científico para revista de estrato A4 ou superior e que tenham a aprovação (carta de aceite) de pelo menos um artigo em revistas acadêmicas pontuadas pela CAPES como B2 ou superior na área da Economia. Ao final da exposição, o aluno será inquirido sobre procedimentos metodológicos e resultados, a critério dos membros da banca. Haverá ao final a deliberação, pela banca, sobre a reprovação, aprovação ou aprovação com louvor. Não será atribuída nota.

    Homologação
    Após a defesa, as sugestões de modificações propostas pela banca e aceitas pelo orientador deverão ser providenciadas no prazo de 60 dias e homologadas pela comissão coordenadora.

  • Grade de horários

  • Normas

  • Formulários

  • Outros documentos

  • Links úteis

  • Bolsas

    Alunos de mestrado e doutorado poderão concorrer a bolsas das agências de fomento, como da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na modalidade integral ou parcial; e do Programa Institucional para Incentivo à Pós-Graduação (PRO-Stricto).

    Mais informações

  • Créditos Educacionais

    O Programa de Crédito Educativo da PUCRS (Credpuc) disponibiliza um auxílio de 50% das mensalidades, que são reembolsadas pelo aluno após o término do curso, pelo mesmo período de utilização.

    Mais informações

  • Valores

    O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o pagamento da parcela do semestre.

    Mais informações

     

  • Alunos Especiais (disciplina isolada)

    É permitido aos interessados que não tenham sido aprovados no processo seletivo, ou a outros interessados, cursar disciplinas isoladas, na condição de alunos especiais. Os pedidos para cursar disciplinas como aluno especial devem ser homologados pela Comissão Coordenadora do Programa.

    O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos da disciplina, será pago em 5 parcelas no semestre em que a disciplina for cursada. A primeira parcela é paga no ato da matrícula e as demais terão vencimento no dia 15 de cada mês com emissão de documento bancário.

    Mais informações

  • Internacionalização

    A PUCRS é uma Instituição comprometida com a geração e a transformação do conhecimento e com a inovação para o desenvolvimento social, priorizando a formação integral das pessoas. Visando consolidar-se como uma universidade de classe mundial, com uma abordagem global e internacional, seu Plano Institucional de Internacionalização alinha-se à sua Missão, na busca da promoção do desenvolvimento científico, social, econômico, ambiental e cultural, integrando ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo.

    A internacionalização permeia todas as atividades da universidade, promovendo um ambiente multilíngue, multicultural, global e inclusivo. O empenho na expansão e na consolidação da internacionalização nos Programas de Pós-Graduação da PUCRS alinha-se à busca da excelência na qualidade dos cursos. A Universidade insere-se nas pautas globais de pesquisa colaborativa, na busca de soluções efetivas para os grandes desafios sociais, compartilhando conhecimentos e tecnologias, de movo a promover um intercâmbio global, inclusivo e multidisciplinar.

    A Coordenadoria de Internacionalização do Stricto Sensu (CISS) estabelece-se como uma estrutura de apoio direto às coordenações, secretarias, corpo docente e discente dos PPGs, para a promoção, apoio e curadoria de ações de internacionalização, adaptadas ao perfil, às vocações e às especificidades de cada um dos Programas. Coordena, por exemplo, as ações do Projeto Capes PrInt na PUCRS, que objetiva desenvolver e integrar a dimensão internacional no âmbito do ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu e da Pesquisa da Universidade, visando a excelência acadêmica e soluções transformadoras para questões globais da sociedade.

    Editais em andamento
  • PUCRS Print

    O Projeto Institucional de Internacionalização (PUCRS-PrInt) em candidatura ao Edital 41/2017 – Capes/PrInt, tem como objetivo desenvolver e incorporar perspectivas internacionais nos Programas de Pós-Graduação da Universidade, visando a excelência acadêmica e ações efetivas para os problemas globais da sociedade. Benefícios de mobilidade discente e docente para o Brasil e para o exterior estão disponíveis em editais de diferentes modalidades.

    Conheça as opções de financiamento
  • Doutorado Sanduíche

    O discente matriculado como aluno regular em curso de Doutorado da PUCRS poderá realizar período de formação e pesquisa em outra instituição, desde que já esteja regularmente matriculado no Doutorado há pelo menos 2 (dois) semestres. O discente deve contar com aprovação da Comissão Coordenadora do PPG no qual está vinculado na PUCRS e com a aceitação do orientador na instituição de destino. A duração do Doutorado Sanduíche é de no máximo 24 (vinte e quatro) meses, computado esse período no tempo de curso do discente na PUCRS.

Autoavaliação

Em 04 de julho de 2018, a CAPES instituiu uma Comissão com a missão de implantar uma sistemática de autoavaliação no âmbito dos programas de pós-graduação, que fosse também componente relevante para a avaliação externa realizada pela CAPES (Portaria CAPES nº 148/2018).

A partir da concepção deste sistema, cabe a cada programa de pós-graduação propor um delineamento de autoavaliação, em consonância com o Planejamento Estratégico do Tático proposto pelo PPG, “que esteja apto a captar aspectos pertinentes a sua missão e seus objetivos, incluindo aqueles relativos à sua inserção no contexto social/internacional e a suas escolhas científicas específicas” (Relatório GT Avaliação, CAPES, 2019).

O processo de Autoavaliação dos PPGs na PUCRS foi iniciado por meio da etapa institucional, com orientações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para que os Programas organizassem e implementassem a prática em sua dinâmica de avaliação. As orientações implicam em: relato das atividades que compuseram o processo auto avaliativo do Programa, apoiados pelos documentos institucionais (PEPG 2021-2025 e Planejamento estratégicos institucionais); sustentação no Planejamento Estratégico e Tático do PPG para seus entregáveis; relato da atividade de encerramento da autoavaliação de ciclo, preferencialmente com a participação de convidado externo; elaboração de um relatório a ser inserido no Relatório Final da quadrienal.

* A Autoavaliação dos PPGs na PUCRS está em etapa de redação dos relatórios e em breve estará descrita neste tópico.

Impacto

Ser mais do que uma universidade é promover desenvolvimento e impacto social para a comunidade. Essa é uma causa que nos acompanha desde sempre: existimos para transformar realidades, buscando constantemente respostas criativas para tudo que o nosso tempo e o amanhã precisarem.

Contamos com uma série de iniciativas que marcam nossa trajetória de impacto social gerado por diferentes estruturas e ações da PUCRS. Saiba mais sobre nossa atuação em https://portal.pucrs.br/impacto/

Egressos

O acompanhamento dos egressos dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS acontece atualmente em dois níveis: Institucional e do PPG.

No nível institucional, a universidade estabelece essa relação com seu egresso por meio da Rede PUCRS Alumni. Esta rede está vinculada à Pró-Reitoria de Identidade Institucional (PROIIN), constituindo-se na área responsável por acompanhar e desenvolver projetos que fortaleçam o relacionamento com o público egresso, iniciando esta jornada já em sua conclusão de curso.

No âmbito do Programa de Pós-Graduação, cada PPG organiza sua própria forma de acompanhamento do egresso, com vistas a mantê-lo próximo e conectado ao universo do Programa, bem como acompanhar o impacto de suas ações na sociedade.

No PPG Economia, ao longo do quadriênio, foram titulados 38 doutores e 40 mestres no programa. Especificamente, em 2017, 12 doutores e 12 mestres; em 2018, 10 doutores e 9 mestres; em 2019, 9 doutores e 8 mestres; e em 2020, 7 doutores e 11 mestres no PPGE-PUCRS. Os egressos do programa publicaram: 89 artigos em revistas científicas, 1 livro, 10 capítulos de livros e 49 artigos em anais de congressos.

Espaços de ensino e pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento conta com a estrutura privilegiada de laboratórios, institutos de pesquisa dentre outros, listados a seguir. O sistema de compartilhamento de equipamentos viabiliza o acesso a todas as estruturas de pesquisa da Universidade.

Eventos da escola

Ver todos
Ensino

PUCRS realiza ação no Cais Embarcadero

Foto: Divulgação Na próxima quinta-feira, dia 29/02, a PUCRS estará no Cais Embarcadero com mais uma atração para encantar o público…

29/02/2024 | 29/02/2024 Saiba mais
Cultura

Landell de Moura: 100 anos da história do rádio

A exposição comemora os 130 anos da primeira transmissão de telegrafia e telefonia sem fio Foto: Divulgação Segue até o…

29/02/2024 | 12/03/2024 Saiba mais
Ensino

Congresso Teológico Internacional de Pastoral Urbana

Promovido pela Graduação e da Pós-Graduação em Teologia da PUCRS e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Universidade…

04/03/2024 | 06/03/2024 Saiba mais

Notícias

Pesquisa

Professores das Escolas de Humanidades e Negócios pesquisam em universidades na Europa

Docentes da Universidade podem participar como professores visitantes em universidades parceiras.

terça-feira, 28 de novembro | 2023
Leia mais
Pesquisa

Taxação da Gasolina: saiba mais sobre as mudanças e o impacto no consumidor

quinta-feira, 23 de março | 2023
Leia mais
Pesquisa

Tendências 2023: relações internacionais e o cenário econômico mundial

segunda-feira, 06 de fevereiro | 2023
Leia mais
Pesquisa

PUCRS Data Social: Boletim mostra que pobreza social atingiu 30,4% dos brasileiros durante a pandemia

quarta-feira, 01 de fevereiro | 2023
Leia mais
Ensino

Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento completa 20 anos

quarta-feira, 23 de março | 2022
Leia mais

Telefone

Email

Podemos te ajudar?