O curso de Especialização em Comunicação Política: Estratégias e Práticas oferece uma visão ampla das abordagens teóricas e da dimensão aplicada do campo da Comunicação Política.
O curso propõe-se a aprofundar o conhecimento sobre as estratégias de comunicação relacionadas ao campo da política, contemplando planejamento, ações e mensuração dos resultados. Para desenvolver estratégias de comunicação efetivas será fornecida uma visão ampla e alicerçada nas mais recentes abordagens teóricas e práticas existentes no Brasil e no mundo a respeito do campo profissional da Comunicação Política. O curso apresentará e debaterá temas imprescindíveis como: participação política, opinião pública, Estado, democracia e poder até as estratégias de distintos agentes sociais e políticos nesse terreno.
Profissionais de todas as áreas e carreiras que se interessem e tenham conexão com aspectos da Comunicação Política.
O curso utilizará ferramentas de mediação on-line da Escola de Comunicação, Artes e Design Famecos;
O corpo docente conta com pesquisadores com experiência em análise de momentos históricos da política mundial;
Também haverá presença de profissionais do espaço das práticas com experiência em assessoramento político e desenvolvimento de estratégias entre os integrantes do corpo docente;
Estudante poderá fazer o estudo de casos que marcaram a história recente da comunicação política;
Foco no ambiente midiático digital;
Aproximação com o ambiente político e oportunidade de contato com profissionais da área, inclusive por meio de estágios não obrigatórios;
Instrumentalização prática para quem deseja atuar como gestor em organizações públicas e no assessoramento de políticos.
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];
Cópia de um dos seguintes documentos:
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
Abordagem do acervo teórico interdisciplinar acumulado ao longo do tempo sobre a prática comunicacional da política. Exame de temas como persuasão, mídia e difusão da informação, opinião pública, emoções e imaginário coletivo, marketing político, reputação, propaganda e midiatização da política.
Apresenta e discute como estratégias de comunicação política são desenvolvidas e implementadas em diferentes contextos políticos, incluindo eleições, governança e crises. Aborda a importância do planejamento, do plano de ação e a mensuração do impacto das estratégias de comunicação na percepção pública e no comportamento eleitoral.
Exame do papel da linguagem, da comunicação e da mídia nos processos políticos. Abordagem da emoção como fator preponderante nas estratégias discursivas de agentes políticos. Focalização do papel de conceitos e teorias como agendamento, enquadramento e sugestão, priming, associação de ideias, linguagem emocional, discurso de ódio e discurso de vitimização.
Abordagem ampla da ideia de reputação como construção social a partir do instrumental teórico-prático das Teorias da Imagem. Estudo das convergências entre reputação e Comunicação Política tomando como pontos de inflexão as noções de reputação individual e de reputação coletiva. Revisão dos elementos da reputação (afeto, estima e conhecimento) e as dimensões da reputação (visibilidade, transparência, distintividade, consistência, autenticidade e responsividade). Interrelação entre comunicação externa e interna. Estudo das contribuições das teorias do Público e da Percepção. Revisão das metodologias de mensuração e avaliação de reputação.
Exame da comunicação digital na sociedade em rede, com ênfase em processos comunicacionais e políticos mediados por computador. Revisão das abordagens teóricas do digital e exame da comunicação digital à luz das teorias clássicas da comunicação. Estudo das teorias do virtual. Revisão dos aspectos como conectividade, participação e colaboração. Focalização das redes sociais e plataformas. Abordagem da convergência e mudança na perspectiva da midiatização on-line.
Exame de concepção, planejamento, logística, execução e avaliação de campanha política. Abordagem do processo de definição de candidaturas numa perspectiva histórico-crítica. Investigação da condição de candidato, com elementos constitutivos e relações com outros agentes. Estudo dos aspectos centrais de campanha eleitoral com programa, mensagem e estratégia de campanha. Reflexão sobre o que define o eleitor. Exame de técnicas de elaboração de plano e cronograma de campanha e da emergência das pesquisas eleitorais como fenômeno singular da política contemporânea.
Revisão de conceitos, autores e correntes de pensamento da Filosofia Política. Conceituação e contextualização de noções como pólis, soberania e ideologia. Exame de regimes e sistemas de governo. Aprofundamento das concepções teóricas sobre sociedade, política e participação: idealismo, realismo, estruturalismo e pós-estruturalismo, abordagens pós-modernistas. Abordagem complexa sobre instituições no Estado contemporâneo, com especial ênfase em partidos políticos.
Revisão de conceitos fundamentais da análise de dados numa perspectiva aplicada. Abordagem de noções como consulta de dados, formatação e combinação de dados, tabelas, auditoria de dados, importação de dados, Focalização de conceitos básicos de visualização de dados: datasets e dataframes. Investigação de técnicas de sumarização, análise estatística de dados e mineração de dados.
Apresentação de um panorama amplo da construção de dinâmicas identitárias como elemento estruturante das relações políticas na contemporaneidade. Noções como cultura e civilização, nações e nacionalismos, gênero, raça e classe no contexto sócio-histórico da modernidade tardia e da complexidade.
Apresentação de conceitos sobre tópicos relacionados à Comunicação Política a partir de uma abordagem crítica, dialogada e multidisciplinar.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Dr. Jacques Alkalai Wainberg
Dr. Moreno Cruz Osório
Dra. Rosângela Florczak de Oliveira
Dra. Teresa Cristina Schneider Marques
Me. Lucas Silveira Kupssinskü
Dr. Angelo Arlindo Carnieletto Müller
Dr. Manuel Luis Petrik Pereira
Dra. Silvia Regina Ferabolli
Esp. Júlia Machado Biasibetti
Dr. Jacques Wainberg
Email: [email protected]
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), BA em jornalismo pela Universidade da Flórida, em Gainesville, mestrado em Jornalismo – University of South Carolina (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996). O Pós-Doutorado foi realizado na Universidade do Texas, Austin, Estados Unidos e na Universidade de Tel Aviv. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Suas áreas de interesse e produção intelectual incluem jornalismo, comunicação intercultural e internacional, relações internacionais, teorias de comunicação, comunicação política e persuasão, comunicação e emoções.
Prof. Fabio Canatta
E-mail: [email protected]
É professor de jornalismo na Escola da Comunicação Artes e Design – FAMECOS/PUCRS desde 2010. Foi professor substituto de jornalismo na FABICO da UFRGS entre os anos de 2021 e 2023. Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), especialização em Gestão de Pessoas pela Faculdade São Judas Tadeu (2009), mestrado (2014) e doutorado (2021) em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Dedica-se à pesquisa do Jornalismo, com ênfase no Telejornalismo, nos direitos humanos e na cobertura da violência policial. Integra a TeleJor, uma rede de pesquisadores que se dedicam a compreender e propor alternativas para o fazer jornalístico em/para diferentes telas, suportes e plataformas. Como jornalista, trabalhou com jornal, rádio, portal de internet e, principalmente, televisão, por mais de dez anos.
Público | Valor |
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Público Geral |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 875,00
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Grupos de 5 a 9 pessoas |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 831,25
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Grupos de 10 a 19 pessoas |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 809,38
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Grupo de 20 ou mais pessoas |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 787,50
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Estudantes com 60 anos ou mais |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
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Público | Valor |
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PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 770,00
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Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
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Funcionários de Empresas do Tecnopuc |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
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Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 437,50
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Público | Valor |
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Empresas Conveniadas |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 787,50
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Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau) |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
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Funcionários da Caixa Econômica Federal |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
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11/01/2024 a 20/02/2024 – 15% de desconto R$ 743,75
21/02/2024 a 10/08/2024 – 10% de desconto R$ 787,50
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
Editora consolida posicionamento de hub de serviços editoriais e culturais
sexta-feira, 20 de dezembro | 2024