Escola Politécnica oferece dicas de como higienizar os materiais e minimizar cheiros
As enchentes que causaram estragos em quase todos os municípios do Rio Grande do Sul deixaram milhares de desabrigados, incluindo famílias inteiras e muitos animais de estimação. Além dos estragos materiais e emocionais, a recuperação ou reconstrução são processos complexos e demorados, e a sociedade também precisa se mobilizar para auxiliar quem mais precisa. A Universidade conta com o apoio de professores e estudantes voluntários, reunidos com o objetivo de levar informações relevantes sobre o contexto, perspectivas e ações práticas que possam ajudar.
Caso seus aparelhos domésticos tenham sido danificados por inundações, neste caso há dois pontos críticos: a parte elétrica e o mau cheiro decorrente da água que ficou estagnada por um longo período. Neste material, os professores da Escola Politécnica buscaram na literatura como minimizar o odor utilizando itens facilmente encontrados. Se o equipamento foi molhado, não ligue na tomada, existem procedimentos técnicos para verificar se o equipamento continua em condições de uso, confira mais informações neste conteúdo: Como recuperar eletrodomésticos e veículos inundados
No caso do mau cheio, não se esqueça de que é importante higienizar esses aparelhos com desinfetante antes de utilizá-los e de remover qualquer odor proveniente das impurezas presentes na água, principalmente aqueles equipamentos que entram em contato com alimentos (geladeiras, micro-ondas, torradeiras, entre outros). Se possível, utilize luvas para a etapa de higienização de limpeza inicial.
Esse procedimento de retirada do cheiro deve ser realizado somente após a desinfecção adequada. Lembre-se que antes da higienização, é preciso retirar toda a sujidade em excesso, usando papel toalha, panos úmidos ou esponja (o ideal é usar materiais que possam ser descartados posterior o uso).
Importante: não usar, inicialmente, água sanitária (somente se no manual do equipamento indicar este procedimento), pois pode danificar partes do objeto. Se não tiver ou conseguir o manual, não use água sanitária, mesmo diluída.
1) Higienização utilizando Bicarbonato de Sódio
Misture 2 litros de água com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para fazer a solução. Pegue um tecido molhado na mistura de bicarbonato de sódio para higienizar toda a superfície do equipamento. Seque com cuidado em seguida.
2) Limpeza utilizando Vinagre
Combine vinagre (de maçã ou de álcool) e água. Na proporção de 1 parte de vinagre para 3 de água. Utilize um tecido molhado com essa mistura para higienizar o interior/superfície do equipamento.
Existem várias formas de eliminar os cheiros causados pelas inundações, procure aquela que melhor se encaixe na sua realidade e possibilidade.
1) Carvão Vegetal
Coloque um pote aberto de carvão dentro do equipamento. Substitua a cada 15 dias. Se o odor for muito forte, substitua o carvão a cada poucos dias.
2) Maçã
Pegue uma maçã, corte em pedaços e espalhe dentro do aparelho. A fruta deve ser mantida no equipamento por até 2 dias para eliminar os maus odores.
3) Limão com cravo
Corte o limão ao meio e acrescente os cravos. Coloque-o em um recipiente aberto nos equipamentos (pode ser utilizado também em armários ou guarda-roupas).
4) Café
Coloque uma xícara de café moído ou grãos dentro do equipamento e substitua a cada duas semanas. Quanto mais fino for o pó, mais eficaz será na absorção de odores. Caso seja viável, esprema um limão e acrescente uma colher de café em pó. Mexa até ficar homogêneo e utilize esta mistura nos equipamentos.
Veja ainda: Como recuperar livros que entraram em contato com umidade?