Programação destacará obras de estudantes, egressos e professores ligados aos cursos da Universidade
O evento é gratuito e aberto ao público. / Foto: Divulgação
O saguão da Escola de Humanidades de PUCRS (prédio 9) vai se encher de livros nos dias 21 e 22 de agosto, das 15h30 às 19h30, durante a 3ª edição da Feira do Livro da Escrita Criativa (3ª FLEC). Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), o evento busca valorizar a produção literária de estudantes, egressos/as, professores/as e que tenham vínculo, atual ou passado, com cursos de graduação, mestrado ou doutorado em Letras e Escrita Criativa da Universidade.
Durante os dois dias, a comunidade acadêmica e visitantes poderão conferir as obras de mais de 25 escritores e escritoras, que estarão presentes comercializando e autografando seus livros. Serão vendidos livros de poesia, romance, contos, crônicas, fantasia, horror, literatura infantil e juvenil e entre outros. Além da presença de algumas editoras, estão previstas também alguns lançamentos literários.
Uma novidade deste ano é que escritores/as com obras expostas estarão presentes no evento para autografar seus livros e conversar sobre o seu processo criativo. A organização da 3ª FLEC é das doutorandas em Escrita Criativa Maristela Scheuer Deves e Renata Wolff, com coordenação da professora Regina Kohlrausch.
Leia também: 5 livros para conhecer escritoras negras brasileiras
A PUCRS é a casa da mais antiga oficina de criação literária em atividade no Brasil, pela qual já passaram centenas de escritoras e escritores de grande projeção atualmente. É, também, pioneira em oferecer mestrado e doutorado em Escrita Criativa, dentro do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL /PUCRS), além de abrigar, desde 2016, o curso de graduação nessa área.
Como salientam as organizadoras da FLEC, boa parte das alunas e alunos já ingressam nos cursos com obras publicadas, ou publicam durante e após o curso, conquistando leitores e premiações, as quais atestam a qualidade dessa produção. Foi pensando nisso que surgiu a Feira, a qual quer possibilitar um contato direto entre a comunidade acadêmica com colegas que estão produzindo literatura. Além de tornar as obras dos participantes mais conhecidas, a FLEC quer trazer exemplos aos atuais discentes que aspiram a uma carreira literária, mostrando que essa meta é factível, e oportunizar a quem estuda e se prepara para lecionar (ou já o faz) terá contato com obras contemporâneas.
Leia também: Porto Alegre na literatura: conheça 8 livros que têm a capital gaúcha como pano fundo
Estudantes, egressos e professores ligados ao PPGL/PUCRS ou às graduações em Letras e Escrita Criativa da instituição que tenham livros físicos publicados e queiram participar da 3ª FLEC ainda podem se inscrever pelo link. Também será possível fazer a inscrição na hora, no próprio evento. Mais informações pelo e-mail [email protected].