Ensino

Porto Alegre na literatura: conheça 8 livros que têm a capital gaúcha como pano fundo 

terça-feira, 26 de março | 2024

A cidade é um dos expoentes culturais do país 

Diário da queda – Michel Laub

A cidade de Porto Alegre é palco de diversas manifestações culturais. A Capital já foi usada como cenário em novelas, filmes e, em especial, na literatura. E, para comemorar seus 252 anos, separamos uma lista com 8 livros (de ficção e não ficção) onde Porto Alegre faz parte da narrativa. Confira! 

Cães da Província de Luiz Antônio Assis Brasil 

A obra se passa no século XIX, em uma Porto Alegre isolada ao sul do grande império brasileiro. Na província, os moradores estão assustados com a história do açougueiro da cidade que estaria usando carne humana para fazer linguiças. Na multidão José Joaquim de Campos Leão, autoproclamado Qorpo-Santo, é o protagonista desta obra. Em Cães da Província, Assis Brasil recompõe o que teria sido a vida de Qorpo-Santo em meio à falsa aura de tranquilidade que pairava no ar da cidade, por trás da qual aconteciam crimes bárbaros e histórias regadas a sangue, horror e traição.   

Os Ratos de Dyonelio Machado  

Em Os Ratos, acompanhamos a perambulação do pobre homem por uma então provinciana Porto Alegre. De bonde ou a pé, o protagonista desta história, Naziazeno, atravessa ruas mergulhado em um estado de angústia existencial. Uma série de desencontros e rejeições reforça o cenário de vulnerabilidades, tanto sociais quanto psicológicas, que servem de motor para o romance. O Espaço de Documentação e Memória Cultura – Delfos da PUCRS conta com um acervo de itens pessoais do escritor Dyonelio Machado. 

A guerra no Bom Fim – Moacyr Scliar

A Guerra no Bom Fim de Moacyr Scliar  

Lançado durante a Ditadura Militar, A Guerra no Bom Fim é um romance de formação onde Joel, o protagonista, relembra sua infância de menino judeu quando vivia com sua família na Porto Alegre de 1940. Em meio às notícias da guerra na Europa, o livro é uma mistura de realismo e fantasia, em que Joel busca resgatar em suas memórias de garoto as brincadeiras com os amigos e aventuras pelas calçadas do bairro Bom Fim. 

O Avesso da Pele de Jeferson Tenório 

No romance vencedor do prêmio Jabuti em 2021, O Avesso da Pele narra a história de Pedro que, após a morte do pai em uma abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Na obra, Jeferson Tenório aborda temas como racismo e paternidade na Porto Alegre dos anos 1980. O livro foi adaptado para o teatro pelo Coletivo Ocutá, e o grupo realizou três apresentações no Salão de Atos da PUCRS

Diário da Queda de Michael Laub  

A obra reflete sobre a história de três gerações de uma família judaica marcada pelo holocausto. Em Diário da Queda, o escritor gaúcho Michael Laub retrata a vida de um protagonista que contou com uma adolescência conturbada, uma mudança de cidade, um casamento em crise e como ele constrói uma reflexão sobre identidade, afeto e perda. 

A Cidade de Pedra: Leone Lonardi e os marmoristas italianos em Porto Alegre de Regina Zimmermann  

A obra lançada pela ediPUCRS da autora Regina Zimmermann traz a trajetória profissional de Leone Domenico Lonardi e dos diversos escultores marmoristas que atuaram em Porto Alegre, desde o final do século XIX até meados do século XX. O livro foi escrito a partir de uma exaustiva pesquisa em fontes diversas, em que o acervo documental da família Lonardi e os jornais tiveram maior destaque. 

Duas iguais – Cíntia Moscovich

As mulheres e o carnaval: Porto Alegre (1869-1885) de Carolina Leal 

Escrito pela historiadora Carolina Leal, o livro As mulheres e o carnaval busca dar visibilidade a história das mulheres que gostam de celebrar o carnaval. No livro, conhecemos as histórias de Maria Isabel, Maria Antônia, Miguelina, Honorata: mulheres de Porto Alegres que são apaixonadas pelo carnaval e que reafirmaram seu direito de participar ativamente da folia. 

A cidade: o cotidiano de Porto Alegre nas crônicas de Roque Callage (1925-1930) – Volume 1 e 2 de Luciana Munari  

Organizado por Luciana Munari, A cidade: o cotidiano de Porto Alegre nas crônicas de Roque Callage reúne as colunas produzidas pelo jornalista e escritor de Santa Maria sobre a Capital gaúcha. O autor trata de temas como o contraste do mundo rural com a contracorrente da desvalorização do campo típica do olhar modernizador, a selva urbana, as modernidades da Capital entre outros. Ambos os volumes estão disponíveis para download gratuito no site da ediPUCRS.  

O avesso da pele – Jeferson Tenório

Mais recentes