Estudantes são desafiados a resolver problemas de mercado e do dia a dia por meio do design thinking
Alunos podem aplicar seus conhecimentos em espaços como o Design Lab. Foto: Giordano Toldo
As redes sociais transformaram a maneira como as pessoas se comunicam pois o fluxo intenso de estímulos exige, cada vez mais, uma comunicação visual atraente e capaz de se conectar com os diferentes públicos. Os modelos de negócios e a forma de consumir estão se transformando de forma acelerada e o impacto das mudanças tecnológicas e humanas é notável. Considerando que quase tudo pode ser feito pela tela de um smartphone, é preciso que os aplicativos sejam de fácil acesso, com um layout intuitivo.
O Design tem a proposta de melhorar a funcionabilidade e deixar mais bonitas as diferentes interações de pessoas com objetos ou aplicativos. Isso acontece, principalmente a partir de problemas reais, e os alunos do curso de Design da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS são desafiados, durante os quatro anos de curso, a testar e apresentar soluções de design, seja físico ou digital.
Mais do que nunca, a sociedade precisa de profissionais preparados/as para desenvolver soluções de valor, que impactem as pessoas e o mundo. A Famecos propõe uma formação integrada, multidisciplinar e conectada à lógica do mercado. Os/as estudantes recebem um aprendizado abrangente e estratégico, integrando habilidades de diversas áreas, como comunicação visual, moda, tecnologia, mobiliário, jogos e produtos.
Ao ingressar no mercado, o/a profissional de Design terá a oportunidade de atuar em inúmeras áreas, já que a essência do trabalho está nas pessoas e no impacto que as soluções desenvolvidas irão causar na vida e na rotina de alguém. Como designer, é possível oferecer soluções inovadoras para desafios sociais, por exemplo, criando produtos, serviços e ambientes acessíveis para melhorar a qualidade de vida de pessoas e comunidades. Além de criar identidades visuais corporativas, projetar interfaces para games e dispositivos móveis, o profissional desta área poderá estar apto para editar publicações impressas ou digitais e até mesmo atuar em produtoras de cinema.
“O Design é uma forma de pensar o mundo. Muito mais que uma prática focada em atender demandas do mercado e desenvolver produtos, é uma maneira de perceber problemas e identificar os modos e meios de solucioná-los. Em uma sociedade cada vez mais complexa, o design é um importante recurso para compreender como nos relacionamos com o planeta que habitamos e com as coisas que produzimos nele”, reforça o coordenador do curso de Design da Famecos, Fernando Bakos.
Hoje, independentemente da área do design em que o/a estudante se especializar, o pensamento estratégico, sistêmico e inovador precisa estar presente. Além disso, a flexibilidade do currículo permite que os/as estudantes enriqueçam a formação com aprendizagens de outros cursos, proporcionando uma experiência de aprendizado ainda mais abrangente. São ofertadas semestralmente disciplinas eletivas como design publicitário, ilustração, social media, comportamento e consumo, além de possibilidades de se matricular também para cursar disciplinas em outras Escolas.
“O curso nos prepara para o mercado de trabalho botando a gente para trabalhar, mão na massa, em contato direto com clientes reais. Pessoas que não são do design, que não te conhecem e que estão ali avaliando seu trabalho. Acho que me prepara para além da parte técnica, traz metodologias de projeto, de prazos, de saber o que precisa estar pronto e até quando. Isso também é muito importante no mercado de trabalho, né? Ter autogestão. E a gente ainda tem contato direto com profissionais, os nossos professores, que estão no mercado, são atualizados, que têm muita abertura com a gente. Isso é uma coisa muito legal e faz com que eu me sinta pronto para ir para o mercado “, compartilha o aluno e ex-participante do Colab da Famecos, Victor Dutra.
A Famecos se destaca por seu portfólio rico em cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu e extensão, além de estar em um ecossistema completo de inovação que permite a junção de muitas possibilidades em um só lugar. O percurso formativo aberto é uma possibilidade que permite aos/às alunos/as a descoberta das suas principais áreas de interesse, pois oportuniza o ingresso em disciplinas de outros cursos da Escola e uma personalização da formação.
“O mercado está sempre presente nos cursos da Famecos. Costumamos trazer profissionais para a sala de aula. Hoje, além do professor pesquisador, temos um perfil de professor que é aquele que também está no espaço das práticas profissionais em agências, escritórios de design, consultorias e empresas em geral, vivenciando as rotinas do dia a dia da comunicação, das artes e do design. Assim, o aluno tem uma porta de entrada para o ambiente de trabalho. Já faz seu networking durante as aulas”, destaca a professora e decana da Escola, Rosângela Florczak.
Em termos de estrutura, a Famecos possui um grande conjunto de laboratórios e estúdios, entre eles: o Design Lab e estúdios de televisão, rádio e fotografia. Além disso, neste primeiro de semestre de 2024, o prédio passou por obras para modernizar o seu saguão, e os estudantes já podem acompanhar a etapa de finalização dos espaços.
GRADUAÇÃO PRESENCIAL