Impacto Social

Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da PUCRS amplia atendimentos a estudantes e colaboradores

sexta-feira, 07 de junho | 2024

Atuação do SAJUG, ampliada devido à calamidade, auxiliará comunidade acadêmica

A partir desta quarta-feira (5), os estudantes e colaboradores da PUCRS terão à sua disposição mais um apoio neste momento de calamidade: o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da Universidade passará a atender demandas da comunidade acadêmica atingida pelas enchentes. Especializado em casos das áreas de Família, Cível e Penal, o SAJUG receberá novas demandas sob agendamento pelo telefone (51) 3320-3532. Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 21h30.

Focado em prestar apoio jurídico à comunidade carente de Porto Alegre e proporcionar aos alunos do Bacharelado em Direito uma experiência real de atendimento jurídico, o SAJUG integra o Núcleo de Prática Jurídica da Escola de Direito da PUCRS.

“Esta é mais uma iniciativa da Escola de Direito em direção ao acolhimento de famílias impactadas pela calamidade. O nosso Serviço de Assistência Jurídica estará à disposição dos alunos e funcionários, promovendo atendimentos e orientações jurídicas”, destaca o professor Marcos Eberhardt, coordenador do Núcleo.

Entre as ações do Núcleo de Prática Jurídica durante este período também estão a assistência jurídica prestada às famílias acolhidas abrigo da PUCRS — realizada em parceria com a Defensoria Pública da União e do Estado e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais — e as práticas de Justiça Restaurativa, realizadas no local em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.