Impacto Social

Semana PUCRS Sustentável promove discussões sobre práticas socioambientais 

terça-feira, 20 de agosto | 2024

Mais de 500 pessoas participaram das oficinas, palestras e painéis com especialistas em diversos assuntos relacionados a sustentabilidade 

O especialista em design sustentável André Cavalhal ministrou a palestra Sustentabilidade – Por onde começar? / Foto: Giordano Toldo

Entre os dias 12 e 16 de agosto, a Universidade promoveu a Semana PUCRS Sustentável, evento gratuito e aberto à comunidade, que contou com mais de 500 participantes. Quem compareceu às atividades teve a oportunidade de conhecer e se aprofundar em práticas socioambientais através de painéis, palestras e oficinas. Durante a Semana, a PUCRS abordou a relevância de ações sustentáveis para a promoção de impacto positivo real para as pessoas.  

A Semana PUCRS Sustentável trouxe uma programação que reforça o compromisso da Universidade com a sustentabilidade. O tema Presença consciente na vida e no planeta abordou temas latentes como mudanças climáticas e consumo consciente aplicados ao universo PUCRS.  

Em 2016 foi dado o primeiro passo dessa jornada sustentável: a gestão eficiente de resíduos. Foi construída uma central de resíduos que recebe e trata uma variedade de materiais, incluindo recicláveis, rejeitos, orgânicos, EPIs e resíduos de construção civil. Cada resíduo é cuidadosamente triado, classificado de acordo com seu material e tecnologia de disposição final, e destinado de forma responsável. 

“O projeto foi idealizado a partir da definição dos pilares de impacto da Universidade, refletindo em responsabilidade social, ambiental e de governança. Na PUCRS, utilizamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como guia para os projetos de impacto. Dessa forma investimos em ações de eficiência energética e redução do consumo de água, monitoramento de emissões de gases, gestão eficiente de resíduos e projetos de impacto social positivo”, comenta a analista de sustentabilidade da Universidade, Flávia Ávila.   

Nesta edição, aconteceram diversas ações, com convidados internos e externos. Na segunda-feira, o painel Desafios e perspectivas do Direito Climático: rumo a um futuro legalmente sustentável, com os professores Ingo Wolfgang Sarlet  e Gabriel Wedy. Na terça-feira, foram oferecidas duas oficinas: A Central de Resíduos como aceleradora de práticas sustentáveis e Compostagem: solução de economia circular para o resíduo orgânico com Igapó, além do painel Transformando o futuro: Entendendo as mudanças climáticas e construindo cidades sustentáveis, com os professores Cibele Vieira e Luciano Zasso.  

Ainda houve a palestra Na trilha dos Ingredientes: Descobrindo a essência da Cozinha de Natureza com o Chef. Rodrigo Bellora e o painel Sustentabilidade no prato: Desvendando a cadeia alimentar consciente, com Irany Arteche  e Mariana Weckerle, na quarta-feira. Para finalizar, na quinta ocorreu novamente a oficina A Central de Resíduos como aceleradora de práticas sustentáveis, e na sexta, a palestra Sustentabilidade – Por onde começar?, com André Carvalhal.  

Mais de 500 pessoas participaram das oficinas, palestras e painéis com especialistas em diversos assuntos relacionados a sustentabilidade. / Foto: Giordano Toldo

“Para um primeiro evento deste porte, a expectativa, que era fomentar o diálogo, voltar as atenções para este tema tão relevante e de impacto, foi alcançada. A ideia é realizar painéis abordando sustentabilidade a cada dois meses, trazendo as ações que mais estão nos impactando naquele momento. Também enviamos uma pesquisa aos participantes, para que eles nos ajudem a construir a Semana do ano que vem, pedimos temas, pautas e pessoas que sejam relevantes e que o nosso público tenha interesse para a próxima edição”, compartilha Caroline Luckow, coordenadora de Sustentabilidade Ambiental e Bem-estar das Pessoas. 

As pessoas participantes dos eventos da Semana PUCRS Sustentável ganharam copos da Menos 1 Lixo, que são reutilizáveis e projetados para substituir os descartáveis, reduzindo assim a quantidade de lixo gerado. Feitos de silicone, um material durável, resistente e livre de BPA, eles são seguros para a sua saúde e para o meio ambiente. Além disso, são compactos e dobráveis, facilitando o transporte.  
 
Os eventos climáticos que atingiram recentemente nosso Estado, mais do que nunca, nos provam a urgência de pensarmos um futuro mais consciente e sustentável para um mundo que pede por respostas. A Universidade reitera seu compromisso em seguir promovendo práticas que geram impacto social positivo no presente – e um desenvolvimento mais sustentável no futuro.   

Leia também:  

Fotos: Giordano Toldo