Ensino

PUCRS recebe nota máxima em avaliação de recredenciamento institucional EaD 

sexta-feira, 05 de abril | 2024

Ministério da Educação reforça excelência da PUCRS na oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância 

A PUCRS alcançou conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC) de recredenciamento institucional de Educação a Distância (EaD). A publicação da Portaria MEC nº 180/2024 oficializa o recredenciamento da PUCRS para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância pelo prazo de dez anos. O relatório final, com a atribuição da nota cinco à Universidade, é um marco significativo para a Instituição, refletindo o compromisso contínuo com a excelência acadêmica. 

“Neste processo de recredenciamento, enfatizo a colaboração da comunidade acadêmica em todas as etapas, o que permitiu evidenciar nossa qualidade”, ressalta a professora Andréia Gustavo. 

O Recredenciamento Institucional EaD é necessário para que a PUCRS continue ofertando os cursos de Graduação Online e Lato Sensu Online pelos próximos anos. Em 2034, a Universidade passará por novo recredenciamento.  

“Esta é uma conquista importantíssima para a Universidade e só é possível porque atuamos de forma responsável e comprometida com a pesquisa, o ensino e o impacto positivo na sociedade. Somos pioneiros em educação online no País e seguir todas as diretrizes para que seja mantido um padrão de educação online de qualidade é algo que levamos muito a sério”, afirma Ir. Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS.  

Como funciona o recredenciamento institucional EaD 

Para ofertar cursos de graduação na modalidade EaD, as Instituições de Educação Superior (IES) precisam solicitar ao MEC o seu recredenciamento. A autorização e o reconhecimento de cursos, assim como o credenciamento de instituições de educação superior, têm prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação. 

Uma instituição será regular se estiver devidamente credenciada ou recredenciada na modalidade dos cursos que oferta, conforme as normas e prazos estabelecidos pela legislação da educação superior. 

Para obter o recredenciamento institucional EaD, o MEC realiza um procedimento avaliativo para aferir a qualidade da infraestrutura, do ensino e dos serviços prestados pela universidade. Trata-se de um processo regulatório e avaliativo, pois está vinculado ao desempenho da IES com base em um instrumento de avaliação padronizado, que atribuirá um Conceito Institucional (CI-EaD) que varia de 1 a 5. Os eixos que compõem a avaliação são os seguintes: 1 – planejamento e avaliação institucional (peso 10); 2 – desenvolvimento Institucional (peso 30); 3 – políticas acadêmicas (peso 10); 4 – políticas de gestão (peso 20) e 5 – infraestrutura (peso 30). 

Leia também: PUCRS concede título de Doutor Honoris Causa a professor doutor Wolfgang Hoffmann-Riem  

Mais recentes