Universidade é a única instituição privada do Rio Grande do Sul que figura na pesquisa
Reforçando o seu impacto e relevância global, a PUCRS foi destaque no Times Higher Education Impact Rankings, pesquisa que avalia as universidades em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A PUCRS é a única universidade privada do Rio Grande do Sul no ranking, onde também aparecem a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), ambas públicas e federais. Ao todo, 1.963 instituições de ensino foram ranqueadas no mundo.
O ranking utiliza indicadores para fornecer uma comparação abrangente e equilibrada em quatro grandes áreas: investigação, gestão, divulgação e ensino. Cada ODS possui uma série de métricas utilizadas para avaliar o desempenho da universidade naquele objetivo em questão. A PUCRS foi destaque em quatro dos 17 ODS: 3 (Saúde e Bem-Estar); 8 (Trabalho descente e crescimento econômico); 9 (Indústria, inovação e infraestrutura); e 17 (Parcerias e meios de implementação). A avaliação é referente aos dados de 2022.
O reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, celebra este reconhecimento para a Universidade. Para ele, ser destaque no Times Higher Education Impact Rankings vai ao encontro dos objetivos traçados no Planejamento Estratégico da PUCRS (2023-2027), que tem como posicionamento “Inovação, geração de impacto e valor para a sociedade”.
“A relevância da Universidade deve se pautar entre o que a sociedade espera dela e o que ela realiza de fato. Uma Universidade inovadora e ciente de seu compromisso social deve ser protagonista no processo de desenvolvimento regional e global. Este reconhecimento nos inspira a seguir nesta busca por uma atuação que ressoe em resultados para os desafios do nosso tempo, que dê respostas para as questões urgentes no nosso planeta”, destaca.
Para o assessor de Planejamento e Avaliação da PUCRS, Silvio Langer, estar presente no ranking reforça o alinhamento da Universidade com essa temática:
“Isso confirma que as iniciativas e esforços da instituição estão sendo reconhecidos internacionalmente como contribuições significativas para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Assumimos o compromisso com a responsabilidade social e a sustentabilidade, bem como a capacidade de integrar esses direcionadores em todas as áreas de atuação da instituição.”
A pontuação total de uma universidade num determinado ano é calculada combinando a sua pontuação no ODS 17 com os seus três melhores resultados nos demais objetivos. O ODS 17 representa 22% da pontuação total, enquanto os outros têm, cada um, uma ponderação de 26%. Isto significa que diferentes universidades são pontuadas com base num conjunto diferente de ODS, dependendo do seu foco. A pontuação para a classificação geral é uma média das pontuações totais dos últimos dois anos.
As universidades podem submeter dados sobre o maior número possível de ODS, e qualquer universidade que forneça dados sobre o ODS 17 (Parcerias e meios de implementação) e pelo menos três outros ODS é incluída na classificação geral. Além da classificação geral, o ranking também publica os resultados de cada ODS individualmente.