Ensino

Professores da especialização em Comunicação Política da PUCRS palestram em seminário da Famurs  

terça-feira, 16 de abril | 2024

O curso em Comunicação Política da Famecos está com as inscrições abertas. Aulas iniciam em 10/5

Foto: Divulgação/Famurs

A Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS está apoiando o III Seminário de Comunicação, organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e realizado nos dias 16 e 17 de abril. O evento aborda a gestão da comunicação, marketing e inovação durante períodos eleitorais. Professores do curso de especialização em Comunicação Política: Estratégias e Práticas estão entre os palestrantes do seminário, que ocorre no Nau Live Spaces, em Porto Alegre.  

Durante a abertura do evento, realizado nesta terça-feira (16), a decana da Escola, professora Rosângela Florczak, ressaltou a relevância da participação dos professores da Universidade em eventos sobre política, enfatizando que isso reflete o compromisso da Instituição com a formação de profissionais capazes de compreender e contribuir para os debates essenciais da sociedade.  

Júlia Machado, professora da PUCRS e especialista em planejamento em Comunicação e Gestão de Crises de Imagem, participará do painel “Bastidores da comunicação nos governos em período de crise”, marcado para amanhã (17), às 9h. Ângelo Müller, professor e especialista em campanhas de marketing político e eleitoral, participará do painel “Como fazer comunicação com pouco recurso’’, que também ocorre amanhã, às 11h. Moreno Osório, professor e cofundador do Farol Jornalismo, participará do debate sobre como desenvolver bots para serviços das prefeituras com inteligência artificial.   

Leia também: Comunicação política cresce e exige profissionais qualificados: conheça a especialização sobre o tema

Conforme a coordenadora de Comunicação e Marketing da Famurs, Monique Mendes, o evento ocorre devido às muitas dúvidas que pairam entre os profissionais que trabalham com comunicação e gestão pública em ano eleitoral. Ela explica que o evento visa auxiliar estes profissionais, ampliando o conhecimento e promovendo o debate sobre essa importante temática.  

Durante todo o evento, os painéis irão abordar, entre outros assuntos, vedações, pesquisa eleitoral, inteligência artificial e comunicação em período de crise. O evento encerra com um game político, em que os participantes realizarão uma dinâmica prática de atividades típicas em campanha eleitoral.

Confira a programação completa aqui.   

Sobre o curso de Comunicação Política

O curso se propõe a aprofundar o conhecimento sobre as estratégias de comunicação relacionadas ao campo da política, contemplando planejamento, ações e mensuração dos resultados. Para desenvolver estratégias de comunicação efetivas será fornecida uma visão ampla e alicerçada nas mais recentes abordagens teóricas e práticas existentes no Brasil e no mundo a respeito do campo profissional da Comunicação Política.

Também apresentará e debaterá temas imprescindíveis, como: participação política, opinião pública, Estado, democracia e poder, até as estratégias de distintos agentes sociais e políticos nesse terreno. As inscrições estão abertas, com previsão para início das aulas dia 10 de maio.

Mais recentes