Ensino

Professor da Universidade da Virgínia atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais 

quarta-feira, 19 de junho | 2024

David Nemer é docente nos departamentos de Estudos de Mídia e Antropologia e atua como professor da Escola de Direito na PUCRS 

Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

A PUCRS, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (PPGCrim), adicionou ao seu quadro de pesquisadores, o professor David Nemer da Universidade da Virgínia, EUA. A atuação do professor norte-americano na Universidade será ampla, incluindo a participação em pesquisas com estudantes e professores da PUCRS com pesquisas semelhares. A vinda do professor David Nemer também tem como objetivo ser uma ponte de conexão entre o PPG e a internacionalização 

Para o coordenador do PPGCrim, Nereu Giacomolli, a vinda do professor da Universidade da Virginia contribui para a excelência do programa brasileiro.   

“A atuação do docente associado representa a consolidação e ampliação de uma sólida rede de pesquisa internacional encampada por Augusto Jobim do Amaral de nosso PPGCcrim e que oportunizará o profundo intercâmbio discente e docente entre as universidades, colaborando, além disso, para a intervenção concreta em assuntos de enorme relevância para o aperfeiçoamento jurídico e democrático do país”, destaca o professor. 

David Nemer é Diretor do Latin American Studies Program e autor de livros, como Favela Digital – O outro lado da tecnologia (2013) e Tecnologia do Oprimido: desigualdade e o mundano digital nas favelas do Brasil (2022), onde discute as interfaces de comunidades marginalizadas com as mídias digitais, além de diversos outros livros, artigos e ensaios.  

Indicado ao Prêmio Jabuti, David é mestre em Ciência da Computação pela Saarland University, na Alemanha, mestre em Antropologia pela Universidade de Virginia e doutor em Computação, Cultura e Sociedade pela Universidade da Indiana. Seus principais temas de pesquisa e ensino são sobre a antropologia da tecnologia e as interações humano-computador.  

Leia mais: Como escolher a linha de pesquisa para mestrado e doutorado

O professor realizou atividades em Cuba, México, nos Apalaches e nas favelas do Espírito Santo. Além disso, é membro do Centro Berkman Klein para Internet e Sociedade (BKC) da Universidade de Harvard. Em 2018, foi um dos principais pesquisadores que mapeou a estrutura de distribuição de notícias falsas em redes sociais, identificando as redes de desinformação.  

Mestrado e doutorado na PUCRS 

Estão abertas, até o dia 8 de julho, as inscrições para 15 programas de pós-graduação na melhor universidade privada do Brasil, a PUCRS. Os programas são reconhecidos nacional e internacionalmente pelo seu modelo de ensino flexível, ampliando a formação por meio de parcerias com universidades estrangeiras e um ecossistema que conecta pesquisa com inovação e impacto social. Além disso, os programas contam com professores de excelência, referências em suas áreas de pesquisa.