Ensino

Por que o jornalismo precisa de gerentes de produto? 

quarta-feira, 03 de julho | 2024

Escrito por Giuliander Carpes, professor do curso de inverno Estratégias de Produto para o Jornalismo, da Famecos

O jornalismo (e a produção de conteúdo de uma maneira geral) foi obrigado a evoluir ao longo das últimas três décadas. Antes da internet, os veículos de comunicação se concentravam basicamente a um único produto – pense nos tradicionais jornais e revistas.  

Hoje em dia, o consumo de notícias é muito mais fragmentado. As pessoas se informam de diversas formas: não apenas a edição online dos veículos de imprensa tradicionais como também canais nas principais redes sociais e aplicativos de mensagens alimentados por nativos digitais, influenciadores e usuários comuns.  

Com a internet e as redes sociais, a segmentação de audiência alcançou níveis sem precedentes. Algoritmos de plataformas como Facebook, Instagram, YouTube, TikTok, Google News e até Netflix e Spotify, decidem o que aparece para cada usuário com base em seu histórico de consumo. Um único produto não consegue atender os interesses de informação de tanta gente. É preciso pensar, desenvolver e gerenciar produtos para as diferentes audiências.

Aí que entra o product thinking, a mentalidade de produto. Como criar um produto de sucesso no jornalismo? Rich Gordon, diretora de Inovação Digital da Medill School of Journalism (Northwestern University, em Chicago), resume bem:

“Você precisa: 1) entender as necessidades das pessoas, 2) encontrar maneiras de atendê-las de formas que os concorrentes ainda não estejam fazendo, 3) fazer com que as pessoas conheçam seu produto, 4) entregá-lo –e fazer tudo isso enquanto descobre um jeito de fazer com que o produto gere mais dinheiro do que o custo que se tem ao desenvolvê-lo”.  

  

Existem frameworks bastante conhecidos para o desenvolvimento e gestão de produtos. Mas produtos jornalísticos envolvem um componente extra: “Temos o desafio adicional de integrar a ética do jornalismo e a nossa missão editorial na nossa estratégia global de produtos”, explica Becca Aaronson, co-fundadora e CPO na News Product Alliance. 

Incluir as necessidades da audiência quando se pensa em produtos jornalísticos se tornou uma habilidade fundamental para os profissionais de mídia. Essa mentalidade é decisiva para a sustentabilidade do jornalismo num ambiente onde tantos tipos diferentes de conteúdo competem pela atenção das pessoas. É por isso que cada vez mais veículos de comunicação têm criado funções relacionadas ao desenvolvimento e gestão de produtos.  

Para ajudar jornalistas e estudantes a dominar essa abordagem, a Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos, oferece o curso Estratégias de Produto para o Jornalismo. Este curso proporciona conhecimentos e ferramentas para criar e adaptar produtos jornalísticos, aplicando os princípios do product thinking em qualquer organização, grande ou pequena. Serão três encontros online, de 15 a 17 de julho de 2024.

Clique no botão e conheça o curso: