A ação aconteceu no bairro Navegantes e reuniu 28 participantes
A ação contou com a participação de estudantes, colaboradores e professores da Universidade. / Foto: Valquíria Martinelli
A segunda edição do Ônibus do Bem, uma iniciativa do Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS, aconteceu no último sábado (17), e reuniu voluntários para uma tarde de solidariedade na Escola de Educação João Paulo II, no bairro Navegantes, em Porto Alegre. A ação contou com a participação de estudantes, colaboradores e professores da Universidade em prol de um bem comum: ajudar aqueles que mais precisam.
Inspirada no Do Good Bus, ideia que surgiu nos Estados Unidos, o objetivo do projeto é que os/as participantes embarquem sem saber para onde estão indo, deixando preconceitos e outras barreiras de lado – a primeira edição aconteceu em 2019. A analista da Pastoral Elisa Rech Dickel explica que, nesta edição de retomada, foram convidadas pessoas que já participaram de projetos e ações com a Pastoral e as próximas edições serão abertas a toda a comunidade PUCRS.
“Entramos em contato com instituições parceiras para a realização do Ônibus, e as irmãs logo responderam com grande interesse, já que queriam reabrir a escola. As águas chegaram a 2,20m de altura, e mais de 100 crianças dependem da instituição para educação, segurança e alimentação diárias. Apesar de serem atividades simples (bazar solidário, recreação infantil e lanche), percebemos que a presença e a atenção plena impactam e transformam vidas”, destaca.
Os/as 28 voluntários/as ajudaram com a doação de roupas, alimentos, calçados, roupas de cama e itens de higiene pessoal. Na sessão infantil, as crianças puderam pintar os rostos, colorir, brincar de massinha de modelar, brincar na pracinha e cantar. No final da ação também foi realizado um lanche coletivo com a comunidade.
Natalie é estudante de Psicologia da PUCRS e participou do Ônibus do Bem. / Foto: Luciana Marques
Natalie Nunes ingressou na Universidade através do Prouni e atualmente está no quarto semestre do curso de Psicologia. A estudante nunca tinha participado de uma ação de voluntariado na PUCRS e relata que teve uma ótima experiência com o Ônibus do Bem.
“O destino foi uma surpresa, a gente descobriu apenas quando chegamos na PUCRS. Eu tenho um carinho muito grande por trabalhar com crianças, então é uma experiência que eu aprecio muito. Eu gosto bastante dos projetos da Pastoral e sempre que posso estou fazendo parte”.
A Escola de Educação João Paulo II fica localizada em um dos bairros mais atingidos pela cheia histórica que marcou o Rio Grande do Sul em maio deste ano. Fundada em 1981, a instituição de caráter social atende diariamente mais de 100 crianças vindas dos bairros Farrapos, Humaitá e Navegantes. A Irmã Albina Carlesso atua na João Paulo II e na comunidade. Para Albina, ter a presença da PUCRS no local foi um momento de muita alegria.
“Devido à enchente de maio, nós já fizemos algumas ações. Recebemos com muito carinho o Ônibus do Bem, esse grupo tão bonito que veio lá da PUCRS nos ajudar. Um número considerável de pessoas da comunidade veio procurando alimentos, roupas, calçados e essa ajuda do Ônibus do Bem é muito valiosa para orientar as pessoas nessa ação.”
Além de estudar Arquitetura e Urbanismo, Mateus Schäfer também atua na área da espiritualidade na Pastoral. Para ele, participar do Ônibus do Bem foi uma oportunidade especial e muito rica.
“Poder estar ali junto com eles, fazendo atividade de entretenimento com as crianças e auxiliando nas relações, foi uma experiência bem legal e enriquecedora porque nós atendemos as pessoas no abrigo do Parque Esportivo em maio, que são dessa região”, explica Mateus.
A próxima edição do Ônibus do Bem acontece em outubro e interessados/as podem sinalizar o seu interesse pelo link. A Pastoral também conta com outras iniciativas voltadas para solidariedade como o Voluntariado Educativo Marista, uma iniciativa que busca fomentar a formação de cidadãos comprometidos com o cuidado e a promoção da vida.
Leia mais
Fotos: Luciana Marques e Valquíria Martinelli