Solenidade aconteceu no Salão de Atos da Universidade e contou com a presença dos profissionais homenageados e seus familiares
Foto: Giordano Toldo
A trajetória de dedicação de 64 profissionais recebeu o devido reconhecimento nesta quinta-feira (22), durante o tradicional evento de celebração da Medalha Irmão Afonso. Símbolo de gratidão a todas as pessoas que atuam há 25 anos na PUCRS e no Hospital São Lucas, a medalha reconhece o trabalho de cada um no cuidado integral com a comunidade.
A celebração aconteceu no Teatro do prédio 40 da Universidade e contou com a presença do reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, pró-reitora de Graduação e Educação Continuada, Adriana Kampff, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Gradução Carlos Eduardo Lobo e Silva, pró-reitor de Administração e Finanças, Mauricio Testa, diretor-geral do HSL, Oswaldo Balparda, de gestores e lideranças da PUCRS, do Hospital São Lucas e do Instituto do Cérebro, Irmãos Maristas, professores, técnicos administrativos, familiares e amigos.
Todos os anos, o evento promove um encontro de gerações, que sintetiza e simboliza a vivência de uma missão, de um propósito – a construção de uma sociedade mais humana e fraterna. Durante o discurso, Ir. Evilázio destacou a importância do trabalho dedicado e da trajetória de cada um dos homenageados:
“Tenho certeza de que a jornada de cada um de vocês foi marcada por momentos de aprendizado, crescimento e, sem dúvida, de superação. Vocês têm ajudado a moldar o que esta instituição é hoje. São vocês que, dia após dia, ano após ano, fazem a diferença. E por isso, somos imensamente gratos. É pela fidelidade e devoção de pessoas como vocês que a nossa Universidade se mantém sólida, inovadora e pronta para vislumbrar o futuro”, destacou.
Desde 2023, a PUCRS passou a incluir na solenidade da Medalha Irmão Afonso a homenagem àqueles que já dobraram o jubileu reconhecido pela Medalha, ou seja, completaram mais de 50 anos de dedicação na Instituição. Neste ano, o reconhecimento foi entregue à professora e pesquisadora da Escola de Comunicação, Artes e Design, Cleusa Scroferneker. Leia mais sobre a trajetória dela aqui.
Filho de uma família profundamente cristã e religiosa, Irmão Afonso nasceu em 19 de agosto de 1887, próximo à cidade de Lille, norte da França. Foi registrado com o nome de Charles Désiré Joseph Herbaux e, aos 12 anos, ingressou em uma Escola de Formação de Jovens que pretendiam seguir a Vida Marista.
Em 1904, já no Rio Grande do Sul, começou a atuar como professor no Colégio Sant’Ana de Uruguaiana e, em 1907, foi transferido para Santa Maria, onde atuou como professor e diretor por 19 anos. Em Porto Alegre, foi responsável pela criação do Instituto Superior do Comércio, o primeiro do sul do País; e pelo curso de Administração e Finanças, a atual Escola de Negócios, dando assim início ao que seria a PUCRS.
A medalha hoje representa a fidelidade ao carisma de São Marcelino Champagnat, o comprometimento com o sonho do Irmão Afonso e a dedicação por mais de 25 anos a uma Obra de Educação e Formação para a sociedade contemporânea.