A carreira é uma das mais versáteis na área da saúde e tem o mercado de trabalho aquecido em diversas habilitações
A infraestrutura completa do campus oferece laboratórios de habilidades com estações de trabalho individuais. Foto: Bruno Todeschini
Muito se fala hoje em dia sobre o cuidado com a saúde e a busca, às vezes excessiva, pela beleza. As mídias sociais têm um papel importante neste fenômeno, já que elas aumentam as inseguranças e a pressão pela perfeição por causa dos filtros que corrigem aspectos físicos indesejados. Inclusive, está acontecendo um aumento na realização de procedimentos estéticos em todo o mundo, conforme revela uma recente pesquisa sobre o assunto. Cerca de 35 milhões de intervenções invasivas e não invasivas foram realizadas em nível global no ano passado, sendo o Brasil o segundo no ranking com mais de 3 milhões de procedimentos.
Mas antes de fazer qualquer mudança no corpo, é fundamental escolher profissionais capacitados para planejar as intervenções mais adequadas e garantir a segurança do paciente. No caso de procedimentos não cirúrgicos, como aplicação de toxina botulínica, ácido hialurônico, peelings, laserterapia ou carboxiterapia, o biomédico é quem tem todos os conhecimentos necessários para realizar os tratamentos da forma correta e sem gerar riscos.
Mas a Biomedicina não para por aí, há muitas outras áreas de atuação que essa profissão oportuniza, como perícia criminal, genética, análise laboratorial e toxicológica, diagnóstico por imagem, reprodução humana e bioinformática, para citar apenas algumas. Quer conhecer melhor as possibilidades de carreira? Continue lendo para descobrir isso e muito mais!
Sabe aqueles filmes e séries em que os personagens estão vivendo o fim do mundo e precisam descobrir a cura para alguma doença que está acabando com a humanidade? Claro que na ficção tudo é possível, mas na vida real algum dos participantes dessa história seria alguém formado em Biomedicina.
É esse profissional que estuda os microrganismos e o comportamento das células para desenvolver substâncias, medicamentos, procedimentos e vacinas capazes de prevenir e tratar diversas enfermidades. Por falar em vacina, foi uma biomédica brasileira, chamada Jaqueline Góes de Jesus, que mapeou o genoma do vírus SARS-CoV-2 em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no País. Inclusive, a profissional foi escolhida como inspiração para uma das seis bonecas Barbie que homenageiam mulheres que fizeram a diferença na luta contra o vírus.
Essa é uma descrição bem ampla sobre a profissão, mas já deu para perceber o grande impacto que ela tem na saúde da população, não é? E existem muitos outros campos e locais em que o biomédico pode trabalhar, assim como caminhos bem diferentes que ele pode seguir conforme seus interesses, habilidades e propósitos de carreira.
São muitas e bastante variadas! Para ter uma ideia, o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) reconhece mais de 30 habilitações nas quais o profissional pode trabalhar. Quanto aos locais, diversas empresas e instituições empregam biomédicos, por exemplo: laboratórios de diagnóstico e de práticas forenses, clínicas de estética, centros de diagnóstico por imagem e de radioterapia, hospitais, bancos de sangue, laboratórios de análises toxicológicas e ambientais, clínicas de reprodução humana, centros de pesquisa e indústrias.
Também é possível atuar em instituições de ensino superior, como pesquisador e professor em graduações de Biomedicina, e empreender, abrindo sua própria clínica estética ou uma startup que desenvolve novas tecnologias em saúde, por exemplo. Agora que já citamos os lugares, vamos conhecer algumas das áreas de atuação e o que o biomédico faz em cada uma delas.
No caso de procedimentos como aplicação de ácido hialurônico ou peelings, o biomédico é quem tem os conhecimentos necessários. Foto: Bruno Todeschini
Não dá para negar que o campo da estética está em alta no momento, tanto é que o mercado deve movimentar cerca de US$ 580 bilhões em todo o mundo até 2027. Entre os procedimentos não cirúrgicos mais realizados nos últimos anos — e que o profissional da Biomedicina realiza — estão a aplicação de toxina botulínica e ácido hialurônico e os tratamentos para combater flacidez na pele e remover gordura corporal.
Mas também tem outros mercados bastante aquecidos para os biomédicos. Um deles é o de diagnóstico laboratorial e por imagem, já que a população vem fazendo mais exames de saúde no Brasil, principalmente devido ao envelhecimento da população brasileira e global. Para atender a essa demanda, são abertas muitas vagas em laboratórios, hospitais e centros de diagnóstico que podem ser preenchidas por pessoas formadas em Biomedicina.
Outro setor em ascensão é o de reprodução humana. Dados do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio) apontam uma grande procura por congelamento de gamestas (óvulos e espermatozoides) e um crescimento na quantidade de ciclos de fertilização in vitro realizados no país nos últimos anos. Com isso, as clínicas especializadas precisam cada vez mais de profissionais qualificados em suas equipes e oferecem ótimas oportunidades de trabalho.
A área da pesquisa clínica também é bastante promissora para o biomédico, como visto durante a pandemia com o desenvolvimento de vacinas e medicamentos contra o COVID-19. Atualmente, o Brasil ocupa a 20ª posição no ranking mundial do setor, mas tem potencial para melhorar sua colocação nos próximos anos com a entrada de mais recursos. Além disso, o investimento global em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) está em crescimento e tende a continuar nessa curva positiva.
A Biomedicina é uma profissão muito versátil, então há diversos caminhos que podem ser seguidos. No entanto, para quem quer ser uma referência, a melhor forma é se tornar um especialista na área escolhida. Mas como chegar nesse nível? Fazendo cursos que não só aprofundem os conteúdos da graduação, como também apresentem novos conhecimentos e possibilidades para a carreira. Os alunos e formados no curso de Biomedicina ainda podem usufruir dos serviços do PUCRS Carreiras, como planejamento de carreira, recolocação profissional, oficinas e workshops, e programas específicos de desenvolvimentos de forma gratuita.
A PUCRS, por exemplo, oferece a especialização em Radiofarmácia, para quem tem interesse em se qualificar no campo da medicina nuclear. Além disso, a Universidade tem os programas de pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, Gerontologia Biomédica e Medicina e Ciências da Saúde, que possibilitam o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre diversos temas e a conquista dos títulos de mestre e doutor.
Gosta de genética, química e anatomia humana? É uma pessoa curiosa? Tem interesse em inovação e solução de problemas? Acha legal a ideia de fazer perícia criminal ou em estética? Quer contribuir para a saúde e bem-estar da população? Se respondeu “sim” para essas perguntas, então a Biomedicina pode ser uma boa opção para você.
No curso da PUCRS, por exemplo, os estudantes têm contato com alguns desses assuntos desde as disciplinas iniciais. Confira as atividades do primeiro semestre:
Do segundo semestre em diante, as disciplinas passam a focar nas áreas de atuação biomédicas. Conheça algumas delas:
A Universidade ainda oferece opções de educação continuada, com especializações, mestrado e doutorado em áreas da saúde. Foto: Bruno Todeschini
Os alunos da PUCRS ainda têm a oportunidade de obter uma habilitação durante o curso, podendo escolher entre sete opções de estágio obrigatório: Biomedicina Estética, Patologia Clínica (Análises Clínicas), Diagnóstico por Imagem e Terapia, Reprodução Humana Toxicologia, Banco de Sangue, e Histotecnologia Clínica. Após a graduação, os estudantes formados pela PUCRS podem realizar o Aprimoramento Profissional Biomédico para obter uma segunda habilitação.
A Biomedicina da PUCRS é o único curso do País que habilita na graduação para a área de Diagnóstico por Imagem e Terapia a partir de estágios obrigatórios no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) e no Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer). Além disso, é o único curso do Sul do País que oferece formação completa na área de Biomedicina Estética e Cosmetologia, com a possibilidade de realizar a certificação de estudos de “Estética em Saúde” ao longo da graduação.
Além disso, a infraestrutura completa do campus oferece laboratórios de habilidades com estações de trabalho individuais e todos os equipamentos necessários para a realização de simulações reais em todas as áreas de atuação. Outro diferencial é a oportunidade de fazer os estágios curriculares em importantes instituições de saúde, como o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), Instituto de Toxicologia (Intox), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Genética Forense (INCT Genética Forense) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tuberculose (INCT-TB).
O universo da Biomedicina é fascinante, concorda? Essa profissão tem o propósito de contribuir para a saúde e o bem-estar da população, seja por meio da estética, do desenvolvimento de novas medicações, da perícia criminal ou de qualquer uma das suas outras funções. Gostou da ideia de fazer esse curso e quer saber mais?