Artigo: Juntos somos melhores

quarta-feira, 27 de março | 2024

Ir. Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS, refletiu sobre a relevância do South Summit em artigo para caderno especial do Grupo RBS

“South Summit é transformação!” Foi com esta frase que María Benjumea, fundadora do evento na Espanha, concluiu seu discurso na abertura da terceira edição em Porto Alegre. Esta afirmação é ousada e provocativa. Nos faz pensar: será mesmo que um evento de três dias com a temática da inovação e empreendedorismo tem toda essa força transformadora? A resposta passa por outra pergunta: de que transformação estamos falando? Temos alguns indícios. Ainda estávamos vivendo a pandemia da COVID quando um grupo formado por empresários, líderes governamentais e agentes das universidades e parques tecnológicos do Rio Grande do Sul iniciaram um diálogo com o South Summit Madrid, manifestando o desejo de criar uma edição brasileira com sede em Porto Alegre

Contudo, somente a vontade não seria suficiente. Era preciso esforço coletivo, unindo num mesmo propósito e ação coordenada os governos estadual, municipal, empresas, investidores e instituições capazes de viabilizar tal empreendimento. Neste ponto, teve início a primeira transformação: trabalho colaborativo com meta clara, afinal, o aspecto da “divisão” também é marca constitutiva da tradição sul-riograndense. Superada essa fase, nasceu o maior evento de inovação e empreendedorismo da América Latina, que chega ao seu terceiro ano movimentando pessoas e gerando negócios sem fronteiras, sinalizando que algo novo está acontecendo em nossa cultura gaúcha.

Sim, o South Summit é transformação. Nele, nos encontramos enquanto pessoas e sociedade que desejam prosperidade, geração e compartilhamento das riquezas, superação das mazelas sociais. É maravilhosa toda a efervescência e movimento que a inovação é capaz de gerar. E esta é a nossa missão como Universidade: gerar e transformar conhecimento em desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico, preparando as pessoas para mudar o mundo para melhor. Esta crença, aliada ao posicionamento pela inovação, geração de impacto e valor para a sociedade, faz a PUCRS atuar concretamente em prol de iniciativas catalizadoras do desenvolvimento em suas múltiplas dimensões.

Não é apenas nosso Parque Tecnológico, o Tecnopuc, que se movimenta nessa direção, mas toda a Universidade enquanto ecossistema de inovação. Assumimos com ousadia o horizonte de sermos uma nova universidade para uma nova sociedade, reconhecida pelo seu impacto e relevância. Nos conectamos profundamente com os valores do South Summit ao harmonizar diferentes atores de forma interdependente, promovendo objetivos coletivos capazes de gerar resultados acadêmicos, científicos, econômicos e sociais de impacto. A relevância de uma universidade passa por aquilo que o filósofo Sêneca coloca como imperativo na vida: “permite que todos os teus esforços sejam orientados para alguma coisa, permite que eles mantenham esse objetivo em vista”.

A este desafio, a PUCRS procura responder de maneira integrada, quer dizer, fazendo jus ao que lhe é específico (pesquisa, ensino, extensão e serviços) e sua interação com o mundo do trabalho, do mercado, atenta às expectativas da sociedade na qual está inserida. Nesse sentido, a inovação é, sem dúvida, uma das vias privilegiadas, mas não a única, para a construção dessa sociedade melhor que almejamos. Quando assistimos no South Summit as startups apresentando seu propósito ou empresários e instituições compartilhando experiências e planos, fica evidente que estamos falando de algo que vai além das tecnologias e dos negócios em si. Trata-se de viver melhor, vencendo barreiras, ousando criar novas realidades sem perder de vista que o ser humano segue no centro de sua própria ação.

Leia também: Porto Alegre na literatura: conheça 8 livros que têm a capital gaúcha como pano fundo

Mais recentes