Ensino

50 anos da TVE/RS: Famecos relembra a trajetória da emissora que teve origem na própria Escola 

quarta-feira, 03 de abril | 2024

Mostra TVE 50 Anos está em exibição no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

Foto: Welington Silva / Ascom MuseCom

No mês em que comemora meio século de existência, a TVE/RS é destaque de uma exposição que homenageia o papel social e as lembranças da televisão pública dos gaúchos. Essa história começou no prédio da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS – Famecos, em 29 de março de 1974, quando, em colaboração a Universidade, foram inaugurados os primeiros estúdios da TV Educativa. Por isso, alguns materiais históricos foram cedidos pela Escola para a mostra TVE 50 anos, em exibição no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), localizado no Centro Histórico da Capital.  

A entrada é gratuita e a exposição está disponível para visitação de segunda a sábado, das 10h às 19h (com último acesso às 18h30), até 13 de julho. O evento é organizado pelo MuseCom, uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac/RS), em parceria com a TVE, emissora vinculada à Secretaria de Comunicação do Estado (Secom/RS), e conta com o patrocínio do Banrisul. 

A exposição é estruturada em torno de dois eixos: “Memórias” e “Programação”. No eixo “Memórias”, são abordados eventos marcantes da história da TVE, assim como os temas e as figuras que moldaram sua trajetória. No eixo “Programação”, são apresentados itens do acervo e da cenografia, que remetem aos programas da emissora, proporcionando ao público uma imersão nesse universo. 

O propósito desta exposição não é detalhar minuciosamente os 50 anos da TV Educativa, mas permitir que o público se conecte com as memórias de uma forma inédita: interagindo, explorando e vivenciando um pouco dessa jornada. A programação da TVE pode ser acompanhada no canal digital 7.1, no streaming do site tve.com.br e no canal no YouTube. 

Sobre a TVE/RS

A TV Educativa de Porto Alegre é uma emissora de televisão brasileira sediada em Porto Alegre. Opera no canal 7 (30 UHF digital) e é afiliada à TV Brasil. A emissora, juntamente com a FM Cultura, pertence à Diretoria de Radiodifusão e Audiovisual da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Seus estúdios ficam localizados no bairro de Santa Tereza, na antiga sede da TV Piratini, e sua antena de transmissão está no alto do Morro da Polícia. 

Leia também: Professora da Famecos comemora 50 anos de docência na Universidade 

Mais recentes