Impacto Social

EmpregarTCHÊ: iniciativa completa um mês com mais de 500 candidatos 

Até agora, 572 candidatos se cadastraram na plataforma e 150 pessoas foram selecionadas para processos seletivos

quinta-feira, 04 de julho | 2024

Até agora, 150 pessoas foram selecionadas para processos seletivos 

Mais de 50 empresas são parceiras da iniciativa EmpregarTCHÊ. / Foto: Amanda Ferronato/ PUCRS Carreiras

Com o objetivo de promover a empregabilidade a pessoas atingidas pelas enchentes no RS, a iniciativa EmpregarTCHÊ, promovida pelo PUCRS Carreiras e Fundação Irmão José Otão (FIJO), completou um mês de execução. Nesse período, 572 candidatos se cadastraram, sendo 53% mulheres e 47% homens. 

Para a coordenadora do PUCRS Carreiras, Katia Almeida, a possibilidade de trabalho é a esperança de uma nova vida.  

“Durante as nossas idas aos abrigos, onde realizávamos o cadastro das pessoas, percebemos o quanto essa iniciativa fazia os candidatos acreditarem em um recomeço, que eles tanto precisavam para reconstruírem suas casas e suas vidas”, declarou. 

Até o momento, pelo menos 150 pessoas já foram selecionadas para participarem do processo e algumas já estão até empregadas. É o caso de Jorge Marcelo Schmitz, de 43 anos. Jorge é morava em Canoas, na Região Metropolitana, teve a casa totalmente atingida pelas enchentes de maio no RS. Perdeu tudo e ficou durante um mês em um abrigo de Porto Alegre.  

“Eu morava com a minha irmã no bairro Mathias Velho e quando nossa casa foi inundada, precisei ser resgatado. No abrigo, tive a oportunidade de conhecer o EmpregarTCHÊ. Fiz o meu cadastro e uma semana depois já fui chamado”, contou. 

Com a oportunidade de trabalho em Erechim, Jorge recebeu todo o apoio da empresa para a viagem e para a hospedagem. “Estou há um mês aqui e adorando a cidade. O pessoal é acolhedor! Está sendo muito bom”. 

Das mais de 500 pessoas cadastradas no EmpregarTCHÊ, a maioria tem Ensino Superior em Andamento e Ensino Médio Completo. O restante tem de ensino fundamental incompleto até doutorado em andamento. Em relação à moradia, o maior número de candidatos reside em Porto Alegre e na Metropolitana. 

O Willian Madruga Donel, de 22 anos, morava há dois meses na Capital. Nascido em Santana do Livramento, mudou de cidade em busca de emprego. Com as cheias, teve que sair da casa de uma das irmãs no centro da cidade e ir para a Zona Sul de Porto Alegre. 

“Eu estava quase voltando para o interior porque a situação estava muito difícil em relação ao trabalho, mas com o EmpregarTCHÊ eu consegui uma nova oportunidade. Agora sou operador de maquinário em uma empresa de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. O pessoal foi muito receptivo com tudo e com a situação que vivemos no estado”, relatou. 

Atualmente, mais de 50 empresas são parceiras da iniciativa, com atuação em diversas regiões do Estado e do País, com mais de 300 vagas abertas. As principais áreas são industriais, administrativas, alimentícias, contábeis, serviços gerais, comércio/varejo, manutenção, recursos humanos e marketing. O cadastro no EmpegarTCHÊ é realizado de forma gratuita pelo Portal do PUCRS Carreiras, através deste link. 

Leia mais