Professores da PUCRS e Conselho Regional de Psicologia oferecem curso gratuito rápido para quem está atuando nos resgates
Neste momento de calamidade no Rio Grande do Sul, a PUCRS abriga pessoas e famílias afetadas pelas chuvas e enchentes no Estado nas dependências do Parque Esportivo (Prédio 81) e também recebe e encaminha doações. Para contribuir com as iniciativas de acolhimento em saúde mental às vítimas, os professores Christian Haag Kristensen e Caroline Santa Maria Rodrigues, integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (Nepte), da Escola de Ciências da Saúde e da Vida criaram um curso rápido, voltado às pessoas que estão atuando como voluntárias em resgates, abrigos e de outras formas. O objetivo é facilitar o atendimento psicológico mais adequado no momento. O material conta também com o apoio do Conselho Regional de Psicologia (CRP-RS).
O curso Primeiros Socorros Psicológicos: Intervindo em Situações de Crises, Desastres e Catástrofes foi gravado pela dupla de pesquisadores especialistas e dividido em duas partes. Na primeira parte, é realizada uma contextualização de desastres, quais os possíveis efeitos psicológicos e ainda, agravantes da situação, como fome, machucados, abusos, entre outras situações. Na segunda, são explicadas as maneiras práticas de abordar e comunicar com as vítimas e as formas de comunicação adequadas. Veja os vídeos no final da página e também no canal do Youtube da PUCRS.
Clique para visualizar as duas partes do curso rápido:
Os professores ainda afirmam que é preciso considerar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, como crianças e adolescentes, pessoas com problemas de saúde, deficiências, ou ainda correndo risco de discriminação ou violência. O curso busca oferecer um panorama rápido, para que as pessoas atingidas pela catástrofe sejam tratadas de maneira humanizada.
As atividades acadêmicas foram suspensas, mas o nosso Campus se mantém aberto aos/às estudantes e à comunidade, oferecendo acesso à energia elétrica, equipamentos, ambientes de estudo, serviços de alimentação e uso das estruturas disponíveis.
Confira: Saiba como e o que doar para as pessoas afetadas pelas chuvas no Estado