Impacto Social

Saiba como e o que doar para as pessoas afetadas pelas chuvas no Estado

sábado, 04 de maio | 2024

Atualização em 10/05, às 14h

Agradecemos o engajamento e a solidariedade de todos/as! Nossa ação conjunta está sendo ágil e conseguimos mobilizar rapidamente voluntários e as doações para atender as pessoas abrigadas no Parque Esportivo da PUCRS. 

Por enquanto, não há necessidades de novos voluntários e qualquer mudança será comunicada. Os pedidos de doações especificas para os abrigados do Parque Esportivo serão atualizados no Instagram oficial da PUCRS (@pucrs) e da Pastoral (@pastoralpucrs), conforme as rápidas mudanças de necessidades. Quem quiser contribuir com algum valor, pode fazer a doação pelo pix [email protected].

As doações na PUCRS devem ser entregues APENAS no Estacionamento do Centro de Eventos (prédio 41), portão 1 (entrada pela Ipiranga, antes do Museu), das 8h às 17h. Demais pontos de coleta na Universidade não estarão mais recebendo doações.

A PUCRS se solidariza com todas as pessoas afetadas pelas chuvas. Seguimos atentos e à disposição da comunidade.

Saiba o que doar:  

  • Itens de higiene pessoal (escovas de dentes, sabonetes, xampus, cremes dentais, absorventes, papeis higiênicos…); 
  • Alimentos não perecíveis e água; 
  • Roupas e calçados em boas condições, de todos os tamanhos, principalmente agasalhos e roupas íntimas novas; 
  • Itens de limpeza (panos, vassouras, rodos, detergentes, águas sanitárias…); 
  • Fraldas e produtos de higiene para bebês; 
  • Roupas de cama e toalhas (lençóis, edredons, colchas, travesseiros, colchões, cobertores, toalhas de banho…).

Leia também: Professoras da PUCRS alertam sobre cuidados ao produzir comida para desalojados 

Solidariedade 

A Campanha do Agasalho na PUCRS é realizada anualmente e deseja colocar em prática formas concretas de construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), só no ano passado foram descartados cerca de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis no Brasil. Por causa disso, a universidade incentivará seus alunos e colaboradores a preservar do meio ambiente, além de ajudar o próximo.       

Neste momento de calamidade no Rio Grande do Sul, a Universidade segue à disposição para orientações e o nosso Campus se mantém aberto aos/às estudantes e à comunidade de forma segura, oferecendo acesso à energia elétrica, equipamentos, ambientes de estudo, serviços de alimentação e uso das estruturas disponíveis.  

Após esta ação emergencial, as doações serão direcionadas às instituições sociais locais atendidas pelo nosso Voluntariado.   

Mais recentes