Sobre as aulas

As certificações PRO da PUCRS são cursos de curta duração exclusivos para graduados, desenvolvidos com temáticas atuais para ampliar o seu conhecimento e impactar a sua carreira. As aulas acontecem presencialmente em formato objetivo e consistente. Cada aula conta com a presença de um especialista de mercado e professor acadêmico. O material utilizado pelos ministrantes será apenas apresentado em aula, não sendo enviado posteriormente ao aluno.

Objetivos
Pré-Requisitos

Diploma de Graduação em qualquer área do conhecimento.

Público-Alvo

Profissionais da comunicação, marketing, jornalismo, publicidade, gestores, influenciadores e empreendedores.

Local

Prédio 40 | 7° andar

Sobre as aulas

As certificações PRO da PUCRS são cursos de curta duração exclusivos para graduados, desenvolvidos com temáticas atuais para ampliar o seu conhecimento e impactar a sua carreira. As aulas acontecem presencialmente em formato objetivo e consistente. Cada aula conta com a presença de um especialista de mercado e professor acadêmico. O material utilizado pelos ministrantes será apenas apresentado em aula, não sendo enviado posteriormente ao aluno.

Local

Prédio 40 | 7° andar

Objetivos
Público-Alvo

Profissionais da comunicação, marketing, jornalismo, publicidade, gestores, influenciadores e empreendedores.

Pré-Requisitos

Graduação completa em qualquer área do conhecimento.

Sobre as aulas

Modalidade online ao vivo, aulas que ocorrem por meio de encontros via Zoom (aplicativo que pode ser acessado pelo computador e/ou celular), com interações em tempo real entre professores e estudantes. A presença será obrigatória, sendo realizada chamada em todas as aulas.

Objetivos

Workshop para discutir as possibilidades de maior sustentabilidade para as indústrias do Plástico. Avaliar o papel do plástico no aquecimento global e apresentar ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento de produtos mais sustentáveis e mais competitivos. O aluno que concluir o curso terá informações para auxiliar no desenvolvimento de produtos, embalagens e serviços com foco na visão de design circular.

Público-alvo

Profissionais e estudantes de gestão, Marketing, Designers, engenheiros.

Sobre as aulas

Modalidade online ao vivo, aulas que ocorrem por meio de encontros via Zoom (aplicativo que pode ser acessado pelo computador e/ou celular), com interações em tempo real entre professores e estudantes. A presença será obrigatória, sendo realizada chamada em todas as aulas.

Objetivos

O curso Proteção da Criatividade: Teoria e Prática da Propriedade Intelectual para a Indústria Criativa tem por objetivo oferecer aos alunos conhecimentos de propriedade intelectual que poderão auxiliar no processo criativo e na proteção legal das criações. As aulas serão expositivas, alternadas com análise de casos e dinâmicas para reforço e fixação dos temos abordados. Cada vez mais os negócios precisam se diferenciar para ganhar espaço no mercado, sendo necessário investir em inovação. Todo investimento no processo criativo para o desenvolvimento de diferenciação precisa de proteção jurídica para tornar-se um ativo e oportunizar a exploração econômica. O aluno que concluir o curso será capaz de identificar os tipos de propriedade intelectual, as formas de proteção e como utilizá-las para agregar valor aos negócios.

Público-alvo

Estudantes e profissionais das áreas relacionadas à indústria criativa: publicitários, designers, desenhistas industriais, arquitetos, artistas.

Sobre as aulas

Modalidade online ao vivo, aulas que ocorrem por meio de encontros via Zoom (aplicativo que pode ser acessado pelo computador e/ou celular), com interações em tempo real entre professores e estudantes. A presença será obrigatória, sendo realizada chamada em todas as aulas.

Objetivos

O curso Cenários Simulados de Crise tem como objetivo oferecer ao(à) aluno(a) conhecimentos e ferramentas para entender o que é uma crise organizacional e saber como lidar com ela nas fases de prevenção, preparação, resposta e recuperação, de forma a conter danos para a organização e seus públicos de interesse. O tema gestão de crises é relativamente recente e no Brasil ainda há um grande espaço para ampliar conhecimento neste campo e implementar os aprendizados junto às organizações. O(A) aluno(a) que concluir o curso conhecerá conceitos fundamentais de crise, conseguirá identificar aspectos de crises organizacionais a partir de casos e aprenderá a construir planos antecipativos, de resposta e exercitar as lições aprendidas para retroalimentar um ciclo virtuoso em Gestão e Comunicação de Crise.

Público-alvo

Gestores de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, estudantes e profissionais de comunicação, relações públicas, profissionais das áreas de riscos e crises, de compliance e controles internos, profissionais da área jurídica e outras.

Sobre as aulas

Modalidade online ao vivo, aulas que ocorrem por meio de encontros via Zoom (aplicativo que pode ser acessado pelo computador e/ou celular), com interações em tempo real entre professores e estudantes. A presença será obrigatória, sendo realizada chamada em todas as aulas.

Objetivos

O curso UX 60+: Experiências Digitais para o Público Sênior tem como objetivo oferecer ao aluno conhecimento de contextos, conceitos e os métodos adequados para projetar produtos digitais para o usuário 60+. Além de aprofundar os principais conceitos sobre Experiência do Usuário específicas para o caso do perfil de usuários em questão, o curso tem um enfoque para o contexto tecnológico e situação geracional contemporânea. Como prática, o aluno deste curso irá elaborar um projeto contemplando as principais técnicas da área UX junto aos temas abordados.

Público-alvo

UX Designers, Empreendedores, Interessados em geral.

Sobre as aulas

Modalidade online ao vivo, aulas que ocorrem por meio de encontros via Zoom (aplicativo que pode ser acessado pelo computador e/ou celular), com interações em tempo real entre professores e estudantes. A presença será obrigatória, sendo realizada chamada em todas as aulas.

Objetivos

O curso Storytelling da Sustentabilidade: Estratégias para o Profissional do Futuro visa capacitar os(as) participantes a criarem narrativas envolventes e persuasivas que promovam um novo olhar e mudanças de comportamento social e ambiental. Para mitigar os efeitos negativos das mudanças climáticas, companhias e governos miram no desenvolvimento da economia verde: a previsão da Organização internacional do Trabalho (OIT) é de que 18 milhões de novos empregos sejam gerados neste segmento em todo mundo, até 2030. Contudo, a lacuna de profissionais capacitados ainda é grande. Ao fazer parte do curso, o(a) aluno(a) terá em mãos artefatos para desenvolver um plano com estratégias narrativas que posicionem uma organização de maneira sustentável, identificando temas materiais e stakeholders capazes de fortalecer sua reputação em relação às melhores práticas de ESG.

Público-alvo

Este curso é para quem quer se preparar para as mudanças em curso no planeta, ser melhor educador(a), líder, empreendedor(a), para quem deseja posicionar-se no mercado, aprimorar seu engajamento com causas, trabalhar com propósito.

Sobre as aulas

Modalidade online ao vivo, aulas que ocorrem por meio de encontros via Zoom (aplicativo que pode ser acessado pelo computador e/ou celular), com interações em tempo real entre professores e estudantes. A presença será obrigatória, sendo realizada chamada em todas as aulas.

Objetivos

O curso Planejamento e Produção de Conteúdo com Chat GPT tem como objetivo apresentar ao aluno técnicas de produção de conteúdo textual para Marketing de Conteúdo, usando chat GPT. No cenário atual, o GPT gera uma média de 4,5 bilhões de palavras por dia com 91% de precisão em testes, destacando a importância de profissionais de Comunicação e de Marketing. O aluno que concluir o curso saberá a construir o planejamento estratégico para Marketing de Conteúdo, bem como a criar uma conta no ChatGPT, ativar a versão pró da ferramenta, ativar e usa plug-ins estratégicos, além de ter acesso a uma poderosa técnica de geração de prompts de sucesso, que agilizam o planejamento e trazem mais efetividade ao planejamento.

Público-alvo

Jornalistas, Relações Públicas, Publicitários, alunos de cursos de marketing e comunicação.

Sobre as aulas

Modalidade online ao vivo, aulas que ocorrem por meio de encontros via Zoom (aplicativo que pode ser acessado pelo computador e/ou celular), com interações em tempo real entre professores e estudantes. A presença será obrigatória, sendo realizada chamada em todas as aulas.

Objetivos

Curso teórico-prática que visa o aprofundamento dos conteúdos sobre User Experience (UX) e User Interface (UI). A partir dos conceitos de UX/UI design, são discutidas as diferenças entre um UX designer e um UI designer; as competências e especialidades que os profissionais precisam para atuar nas mais diferentes ramificações do mercado; quais as principais ferramentas exigidas para se ter domínio; e como funciona a prototipação de um aplicativo/site. Posteriormente, o curso propõe uma segunda parte prática onde os alunos exploram a simulação de uma reunião de criação de um aplicativo e aprendem a usar a ferramenta Figma.

Público-alvo

Para profissionais criativos e aspirantes a designers interessados em entrar no mercado de design de experiência do usuário.

Objetivos

O curso se destina para estudantes de Jornalismo ou profissionais da imprensa já graduados que possuem interesse em refletir a respeito do cotidiano do repórter. O curso também utiliza como método a exibição de filmes que possam abordar, a cada aula, uma temática sobre os aspectos do campo profissional, como o jornalismo investigativo, o jornalismo literário, jornalismo político, limites éticos, assédio contra mulheres jornalistas, entre outros tópicos. Além do filme, recomenda-se a leitura de um texto que possa auxiliar na compreensão do assunto. Por fim, acredita-se que o curso possa servir como ferramenta para o entendimento da formação jornalística bem como a interpretação de como o próprio jornalista é representado no cinema.

Público-Alvo

Estudantes de Jornalismo ou profissionais de imprensa já graduados. Pode-se incluir pesquisadores da Comunicação interessados na interseção de Jornalismo e Cinema.