Currículo do Reitor

Biografia

Nascido em Campina das Missões/RS, em 11 de dezembro de 1983, Irmão Manuir José Mentges iniciou sua trajetória no Instituto Marista em 2002, na cidade de Santo Ângelo/RS. Profissionalmente, atuou como professor e assessor da Pastoral Juvenil Marista no Colégio Marista Graças (2006-2008). Posteriormente, exerceu as funções de Coordenador de Pastoral no Colégio Marista Assunção (2009), Vice-Diretor e Diretor no Colégio Marista Vettorello (2009-2011), e Diretor no Colégio Marista Graças (2011-2013). Entre 2013 e 2015, foi Coordenador Educacional dos Colégios Maristas; e, de 2015 a 2017, atuou como Gerente Educacional da Rede Marista.

Em 2017, Irmão Manuir passou a integrar a administração da PUCRS como assessor, assumindo, posteriormente, a Pró-Reitoria de Extensão. Em 2018, foi nomeado Pró-Reitor de Graduação e Educação Continuada. No quadriênio 2020-2024, foi designado Vice-Reitor da PUCRS.

Desde 2016, Irmão Manuir é Conselheiro Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia e Conselheiro de Administração das mantenedoras Ubea, Some e Usbee (2016-2022). Atualmente, também integra o Conselho de Administração da Rede de Educação Básica Marista Brasil. Atuou em diversos fóruns, comitês e comissões de educação, dentre os quais a Comissão Internacional da Missão Marista (2020 a 2022) e a Rede Internacional Marista de Educação Superior, como Presidente (2018 a 2022). Atualmente, compõe o corpo editorial da Revista Educa, da Universidade Marcelino Champagnat, no Peru. É professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS e realizou missões técnicas e estudos em diversos países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Israel, Peru, Chile, Espanha, Alemanha e África do Sul.

Manuir José Mentges (Campina das Missões, 11 de dezembro de 1983) é mestre e doutor em Educação, especialista em Gestão da Educação, com MBA em Gestão de Projetos, Gestão Empresarial e Executivo em Finanças, além de ter formação nas áreas de Teologia e Filosofia, desenvolvendo pesquisas em Ciências Humanas, com foco em Educação, Gestão, Internacionalização e Redes de Cooperação para a Educação Superior. Desde dezembro de 2024, é reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. 

Carreira Acadêmica

Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela PUCRS, especialização em Gestão da Educação (PUCRS), MBA em Gestão de Projetos (PUCRS), MBA em Gestão Empresarial (PUCRS), MBA Executivo em Finanças (FGV) e formação na área de Teologia e Pastoral (Itepa). Graduado em Filosofia – Bacharelado e Licenciatura (PUCRS), desenvolve pesquisas na área das Ciências Humanas, com ênfase em Educação, Gestão, Internacionalização e Redes de Cooperação para a Educação Superior.

Obras Publicadas

Dentre as diversas obras publicadas, destacam-se:

Livros

  • Engagement na educação superior: conceitos, significados e contribuições para a universidade contemporânea. 1. ed. PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 2018.
  • Futuro y esperanza: afirmaciones para uma educación evangelizadora Marista en América. F94. ed. , 2017.
  • Educação Marista: perspectivas e desafios. 1. ed. São Paulo: FTD, 2016.
  • Diretrizes da Educação Infantil. 1. ed. Porto Alegre: CMC, 2015.

Capítulos e organizações de livros

  • Empreendedorismo na educação: O professor e a escola do futuro na perspectiva da Unesco. In: Diana Schneider Gottschalck; Michelle Mendes Ribeiro; Patrícia Capitani Cardoso. (Org.). Construindo Saberes: Desafios e Experiências na Profissão Docente. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2024, v. 01, p. 01-205.
  • A educação superior marista na perspectiva do serviço. In: Instituto dos Irmãos Maristas. (Org.). Vozes Maristas: Ensaios sobre Liderança Profética e Servidora. 2ed.Curitiba: Instituto dos Irmãos Maristas/Memorial Marista, 2022, v. 1, p. 1-436.
  • A construção do projeto de vida do estudante do ensino médio e a contribuição da Universidade. In: Patrícia Espíndola de Lima Teixeira; Michelle Jordão Machado; Marcelo Bonhemberger; Camila da Silva Fabis. (Org.). (Re)significações do ensino médio e protagonismo juvenil: tessituras curriculares. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2022, v. 1, p. 1-424.
  • Internacionalização da Educação Superior e Formação de Redes: Possibilidades e desafios. In: MOROSINI, Marília; CASSOL, Carla; FARIA, Cristina; WHITSED, Craig.. (Org.). INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PRÁTICAS E REFLEXÕES DO BRASIL E DA AUSTRÁLIA. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021, v. 1, p. 205-230.
  • Internacionalización de la Educación Superior y Formación de Redes: Posibilidades y Desafíos. In: MOROSINI, Marília; CASSOL, Carla; FARIA, Cristina; WHITSED, Craig.. (Org.). LA INTERNACIONALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR: PRÁCTICAS Y REFLEXIONES DE BRASIL Y AUSTRALIA. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021, v. 1, p. 205-230.
  • Internationalization of Higher Education and Networking: Possibilities and Challenges. In: MOROSINI, Marília; CASSOL, Carla; FARIA, Cristina; WHITSED, Craig.. (Org.). INTERNATIONALIZATION OF HIGHER EDUCATION PRACTICES AND REFLECTIONS FROM BRAZIL AND AUSTRALIA. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021, v. 1, p. 205-230.
  • Presença entre os jovens Irmãos. In: Colégio Marista Rosário; Comitê Editorial. (Org.). Memórias de Humanidade: legado da Irmã Genoveva Guidolin. 1ed.Porto Alegre: Centro Marista de Comunicação, 2020, v. 1, p. 1-150.
  • Educação Superior na Ibero-América: sinal dos tempos. In: MOROSINI, Marília; CERDEIRA, Luísa. (Org.). Educação Superior em contextos emergentes: complexidade e possibilidades na universidade ibero-americana. 1ed.Lisboa: Educa, 2019, v. 1, p. 155-176.
  • Currículo Integral: um desafio da educação contemporânea. In: Manuir Mentges, Marcelo Bonhemberger. (Org.). Educação Marista: Perspectivas e Desafios. 1ed.São Paulo: FTD, 2016, v. 1, p. 135-145.
  • Infâncias: Seus fazeres e saberes. In: Manuir Mentges, Marcelo Bonhemberger. (Org.). Educação Marista: Perspectivas e Desafios. 1ed.: , 2016, v. 1, p. 183-193.
  • Gestão de Mudança: Pilotos para quê?. In: Manuir José Mentges, Cíntia Bueno Marques, Patricia Saldanha, Shirley Sheila Cardoso. (Org.). Vivências Curriculares em Tempos de Mudança. 1ed.: Centro Marista de Comunicação, 2016, v. 1, p. 10-15.