O Centro Infant tem como escopo o desenvolvimento de atividades voltadas à Saude Infantil, especialmente de doenças respiratórias de alto impacto no Brasil. Os pesquisadores trabalham em pesquisa básica, translacional e de caráter epidemiológico. As ações estão focadas em novos métodos diagnósticos e terapias inovadoras, com o objetivo de incentivar a formação de recursos humanos de alta qualidade, da iniciação científica à pós-graduação. As áreas de maior ênfase do Centro são asma, infecções respiratórias virais, doenças respiratórias crônicas de início nos primeiros anos de vida, todas com impacto significativo em termos de saúde pública.
O Centro Infant promove atividades de ensino para diferentes públicos, com ênfase no manejo das técnicas e ferramentas necessárias para a pesquisa e produção científica, além da disseminação do conhecimento sobre pesquisa e publicação de artigos científicos.
O Centro Infant conta com três laboratórios: Laboratório de Fisiologia Respiratória, Laboratório de Atividade Física em Pediatria e Laboratório de Imunologia Clínica e Experimental, além de um Ambulatório Multidisciplinar de Referência em Fibrose Cística. Tem seu foco de atuação na linha de pesquisa em doenças respiratórias da infância, buscando novos métodos diagnósticos, novas terapias e a formação de recursos humanos especializados nas suas áreas de interesse. Busca avançar com pesquisas de ponta que envolvem o entendimento dos mecanismos de várias doenças, bem como, propor novas estratégias terapêuticas e modelos de análise epidemiológica em saúde da criança, fomentando a produção cientifica de alto impacto e o emprego de ciência de dados para exploração e modelagem estatística de grandes bancos de dados na área da saúde.
O Centro Infant está envolvido em diversas atividades de extensão, por meio de colaborações com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, com o Centro de Vigilância Epidemiológica, além do Hospital Moinhos de Vento, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).