O ano começou e, com ele, as atividades culturais da Universidade retornam a todo vapor – entre elas, as do Coral da PUCRS: as inscrições e audições para o Coral e Coro da Câmara acontecem até março. Além disso, a PUCRS Cultura também promoverá uma oficina de solfejo ao longo do mês de janeiro. Confira:
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do tradicional Coral da PUCRS e seu Coro de Câmara. A participação em ambos os grupos é voluntária e gratuita. As audições ocorrem no 2º andar do Salão de Atos da PUCRS (prédio 4), no campus, entre os dias 22 de fevereiro e 6 de março, em horário a ser escolhido no ato da inscrição.
As vagas para participar do Coral e Coro de Câmara da PUCRS são abertas a pessoas internas e externas à universidade, desde que sejam maiores de 18 anos, residentes em Porto Alegre ou Região Metropolitana e preencham os pré-requisitos especificados em cada um.
O Coral da PUCRS, atualmente regido pelo maestro Marcio Buzatto, é um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Nos seus 68 anos de história, o grupo teve participações marcantes em shows, musicais, óperas, oratórios e concertos sinfônicos, com destaque para o show dos Rolling Stones em 2016. Possui como base a música de concerto e um repertório diversificado em estilos, línguas e períodos da história. Saiba mais aqui.
A audição para o Coral da PUCRS consiste em uma entrevista de aproximadamente 20 minutos sobre a experiência vocal de cada candidato, com realização de exercícios vocais para verificação de extensão e tessitura vocal, assim como afinação, ritmo, volume, timbre e musicalidade. Os pré-requisitos são: ter experiência de dois anos ou mais em coral ou solo e ter disponibilidade para ensaios nas quintas-feiras, das 19h às 22h, na PUCRS e em eventuais apresentações. Faça sua inscrição aqui.
O Coro de Câmara da PUCRS, que também será regido pelo maestro do Coral da PUCRS, é um grupo novo e pequeno, voltado para a prática do solfejo e da leitura musical em coro. Quem fizer parte deste grupo participará automaticamente do Coral da PUCRS como parte do trabalho. Além da leitura musical, será realizado repertório com foco na música erudita ocidental.
A audição consiste em uma entrevista de aproximadamente 20 minutos. Cada candidato precisa trazer seu diapasão pessoal (diapasão de garfo em lá) para pegar o tom sozinho e fazer a leitura à primeira vista de 3 solfejos simples, cada um com 4 compassos. Também serão propostos exercícios vocais para verificar extensão e tessitura vocal, assim como musicalidade. Os pré-requisitos são: ter experiência com solfejo e leitura musical à primeira vista e ter disponibilidade para ensaios nas terças-feiras, das 19h às 22h, na PUCRS e em eventuais apresentações. Inscreva-se aqui.
No dia 9 de janeiro, terça-feira, a PUCRS Cultura dá início à Oficina de Solfejo Coral, ministrada pelo maestro Marcio Buzatto. A atividade é dividida em quatro encontros, que acontecem nas terças e quintas-feiras (9, 11, 16 e 18 de janeiro), das 18h30 às 20h, na sala do Coral da PUCRS, localizada no 3º andar do Salão de Atos da PUCRS (prédio 4), com entrada pelos fundos. A atividade é aberta a cantoras e cantores de coral, internos ou externos à PUCRS.
Visando dar ferramentas para uma melhor fluência e correção na leitura das partituras durante um ensaio coral, a prática do solfejo é fundamental para maior rapidez e eficiência no aprendizado musical. Nesse sentido, a oficina compreende aulas práticas voltadas para leitura e solfejo musical aplicado ao ensaio coral. O material será fornecido gratuitamente ao longo das aulas.
As inscrições para participar estão abertas e são gratuitas, com vagas limitadas. A frequência mínima em 75% dos encontros confere um certificado de horas complementares conforme a carga horária da atividade. Faça sua inscrição aqui.
Marcio Buzatto é Bacharel em Regência Coral e Composição Musical pela UFRGS. Foi professor de Regência e Canto Coral na UFRGS e na UFSM e esteve à frente de alguns dos grupos mais expressivos do sul brasileiro, como a Orquestra Filarmônica da PUCRS, o Coral da UFRGS e o Coro de Câmara da UFSM. Dividiu palco com artistas renomados, como The Rolling Stones, Milton Nascimento, Vanessa da Mata, Paulinho da Viola, entre outros. É maestro do Coral da PUCRS desde 2010 e representa, atualmente, a região sul do Brasil na diretoria da Associação Brasileira de Regentes de Coros – ABRACO.