Quem costuma circular pela Biblioteca Central da PUCRS provavelmente já notou que há algo diferente no ar. Logo na entrada, no saguão, um ambiente com sofás, mesinhas, cadeiras e uma máquina de venda de café acolhe os frequentadores do local. A sala de estudos, também no térreo, foi reformada, e hoje conta com um ambiente mais colorido e estimulante.
No 2º andar, a antiga sala de xerox foi transformada em um espaço multiuso, com SmartTV (YouTube e NetFlix), sofás, quadro branco e outra máquina de venda de café. Após as catracas da entrada, foi montado um espaço diferenciado com dicas de leitura de vários gêneros literários, com cadeiras e prateleiras em que constam livros recém lançados, revistas e jornais. Há também poltronas e mesa de apoio.
As mudanças vão ao encontro de um desejo antigo dos usuários, revelado principalmente em pesquisas anuais com os frequentadores, explica a coordenadora acadêmico-administrativa da Pró-Reitoria Acadêmica da PUCRS, Ana Benso. Segundo ela, a Biblioteca precisa ser um espaço em que todo aluno quer estar, uma opção para as horas vagas, um lugar motivador e de acolhimento, no qual os usuários realizem outras atividades além da leitura e da pesquisa. “Ela deve ser um bom lugar para passar o tempo e aproveitar o rico acervo da biblioteca”, declara Ana.
A bibliotecária Sabrina Vicari complementa: “Há pessoas que passam o dia aqui. Ter um ambiente que disponibiliza café, por exemplo, os ajuda a ter um momento de descanso sem a necessidade de sair do local.” No ambiente virtual também há novidades. Foram adquiridas coleções de livros eletrônicos das editoras Springer (Ciência da Computação) e Wiley, que comporta diversas áreas. A biblioteca provê ainda o serviço digital PressReader, que possibilita o acesso gratuito dos usuários aos principais jornais e revistas do Brasil e do mundo.