Integrantes do PPG em Ciências Criminais participam da organização e de painéis do evento
segunda-feira, 10 de fevereiro | 2025Em mais um momento de parceria luso-brasileira, diversos professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Escola de Direito estiveram na Universidade Autônoma de Lisboa entre os dias 3 e 6 de fevereiro, onde participaram do III Encontro Científico Internacional. Nesta edição, o evento promoveu apresentações e debates em torno do tema “Sistemas Criminais na Era Digital”.
A iniciativa é fruto das linhas de investigação e pesquisa do Ratio Legis Centro de Investigação e Desenvolvimento — uma parceria entre quatro instituições: Universidade Autónoma de Lisboa; Delegação do JusGov – Centro de Investigação em Justiça e Governança da Escola de Direito do Minho; Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da PUCRS; e da Faculdade de Direito da Universidade de Messina.
Neste ano, a Escola de Direito esteve representada por três professores: integraram a comissão científica do evento o coordenador do PPGCCrim, Prof. Dr. Nereu Giacomolli, e os professores Clarice Sohngen e Marcos Eberhardt. Além disso, 17 pesquisadores participaram como debatedores: Ana Carolina Proença; Beatriz Ferruzzi Sacchetin; Daniela Scariot; David Eberhardt Américo; Gabriel Bulhões Nóbrega Dias; Gabriel Saad Travassos do Carmo; Gabriela Mendes Machado; Gabriela Ruscher de Lia Pires; Gabrielle Casagrande Cenci; Gustavo Brito; Jamilla Sarkis; João Carlos Dalmagro Jr.; Júlia Rödel de Moraes; Nathália Carvalho Silveira; Pâmela de Araújo Aquino; Raciús Potter; Ramiro Gomes Vol Saltiel; e Rowana Camargo.
Também durante o III Encontro Científico Internacional, foi realizado o lançamento do livro “Tratamento processual da prova ilícita”, de autoria do professor Marcos Eberhardt. Fruto da sua pesquisa de doutorado no PPGCCrim, a obra conta com prefécio do professor Nereu Giacomolli e foi publicada pela Editora Marcial Pons.
GRADUAÇÃO PRESENCIAL