Pesquisa

PUCRS recebe pesquisadoras da Universidad Pontificia de Salamanca em missão acadêmica  

Professoras Cristina Rodriguez e Olga Garcia participaram de atividades na Escola de Humanidades

segunda-feira, 09 de junho | 2025
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A PUCRS recebeu, na última semana, a visita das professoras da Universidad Pontificia de Salamanca (UPSA), da Espanha, Cristina Rodriguez e Olga Garcia, em uma missão acadêmica promovida pelo programa Erasmus+ KA 131. A mobilidade internacional docente foi fruto da relação institucional entre a PUCRS e a UPSA, fortalecida por interesses comuns nas áreas de formação docente e inovação pedagógica. 

As visitantes foram recepcionadas pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Bettina Steren dos Santos, com quem possuem uma consolidada relação de cooperação. A agenda das pesquisadoras incluiu oficinas interativas com estudantes dos cursos de Pedagogia e Biologia, nas quais foram apresentadas ferramentas digitais e estratégias didáticas voltadas ao ensino de Ciências. Também foram realizadas palestras com alunos do PPGEdu, possibilitando a troca de experiências e a discussão de práticas pedagógicas inovadoras. 

Durante a visita, as professoras participaram de encontros com representantes da Pró-Reitoria de Graduação, com docentes da disciplina de Tendências em Educação em Ciências e Matemática, além de pesquisadores do PPGEdu. As reuniões evidenciaram sinergias entre os grupos, com destaque para o interesse comum na integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino interdisciplinar de Ciências. 

As atividades da semana ainda incluíram visitas técnicas a diversos espaços da universidade e momentos de troca com os Núcleos de Inovação Pedagógica, promovendo uma visão ampla da atuação da PUCRS na área educacional. 

A visita marcou a continuidade da cooperação acadêmica entre a Universidade de Salamanca e a PUCRS. Entre os desdobramentos previstos estão a realização de publicações conjuntas, projetos de pesquisa colaborativos, coorientações de teses de doutorado e a ampliação da participação de docentes e estudantes em programas de mobilidade internacional. Também está em discussão a organização conjunta de seminários e eventos acadêmicos de alcance internacional.