A Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS passa a integrar o Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise (OBCC), em parceria com outras quatro instituições de ensino e pesquisa do país. A proposta é ampliar os estudos sobre risco, crise e comunicação no âmbito das organizações e da sociedade.
O Observatório é um projeto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Rede Saúde Única da Fiocruz e, a partir de agora, com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O Observatório tem como objetivo sistematizar o conhecimento produzido no campo da comunicação, monitorar situações de risco e crise no contexto das organizações e contribuir para que a cultura de prevenção e gestão de riscos e crises seja criada ou fortalecida pelas organizações.
À frente do projeto na PUCRS está a professora Rosângela Florczak de Oliveira, decana da Famecos e pesquisadora em áreas como comunicação estratégica no contexto das organizações, do diálogo e das crises, além das suas possibilidades de gestão. Para ela, “É com grande entusiasmo que nos juntamos ao OBCC, que demonstrou, nesses dois anos de existência, a relevância social do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da área.”
Na Famecos, os estudos sobre comunicação e crise são desenvolvidos em diferentes grupos, como o Grupo de Pesquisa Comunicação, Crise e Cuidado; o projeto de pesquisa e extensão Comunicação para Cultura do Cuidado – estratégias de enfrentamento de desastres em comunidades vulneráveis de Porto Alegre; e o Grupo de Pesquisa Risco, Crise e Comunicação, uma iniciativa da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da UFRGS, em parceria com a Famecos.