Pesquisa

Projeto do Tecnopuc Crialab, com participação de aluno da Famecos, conquista 10º Prêmio Bornancini de Design

quinta-feira, 05 de dezembro | 2024

Com o Postal IASP, projeto desenvolvido pela equipe do Laboratório de Criatividade do Tecnopuc (Crialab), o Parque conquistou prata na categoria Design Digital – Realidades Estendidas do Prêmio Bornancini de Design 2024.  Promovida pela Associação dos Profissionais de Design do Rio Grande do Sul (Apdesign) a cada dois anos, a premiação tem o objetivo de reafirmar o papel do design como propulsor de inovação e sustentabilidade, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos. A edição deste ano contou com candidatos de várias partes do país e recorde de inscrições, foram 846, 20% a mais em relação à premiação anterior.  

O projeto premiado também foi selecionado para os anais da 34ª Conferência Anprotec, realizada de 2 a 5 de dezembro de no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) em São José dos Campos, SP.  

Sobre o Postal IASP 

Porto Alegre sediou a primeira conferência da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação de 2024, a IASP – Latam, que ocorreu entre os dias 18 e 20 de março. O Tecnopuc foi anfitrião do evento, que, entre seus objetivos, visava apresentar o ecossistema de inovação gaúcho aos participantes oriundos de diversos países da América Latina, além de EUA e Espanha. 

A fim de receber bem os visitantes e ampliar o conhecimento deles sobre a cidade, o time do Laboratório de Criatividade do Tecnopuc (Crialab) foi desafiado a pensar em um item que fosse útil durante a viagem, não ocupasse muito espaço na bagagem e pudesse ser guardado como recordação. A solução desenvolvida foi o Postal IASP, um cartão postal expandido com realidade aumentada. 

Ao ler o QRCode disponível na peça com o mapa da cidade, o visitante vê esse local ganhando profundidade a partir da tela do celular do visitante que podia navegar pelos locais destacados, vendo fotos e uma breve descrição sobre eles. No verso, outro QRCode direcionava o visitante a uma playlist com músicas para apreciar a cidade.  Esse material foi entregue aos participantes no primeiro dia de evento, enquanto eles faziam uma visita técnica por três ambientes de inovação da cidade e região metropolitana: Tecnosinos, Zenit e o Instituto Caldeira. 

Proposta inovadora 

Além de premiado, o Portal IASP foi o único de sua categoria classificado para a etapa final do Bornancini 2024. Segundo Ana Berger, líder do Tecnopuc Crialab, isso indica o ineditismo da proposta, que usa tecnologias imersivas, para a área de design. “O design de produtos digitais ainda flerta mais com interfaces bidimensionais, como telas de computadores, smartphones e tablets, onde os elementos visuais são organizados em duas dimensões (altura e largura). Embora tecnologias imersivas como realidade virtual (VR) e aumentada (AR) estejam ganhando espaço e explorando interfaces tridimensionais, a maior parte das experiências digitais ainda ocorre em contextos 2D devido à ampla acessibilidade e familiaridade com esses dispositivos”, explica Ana.   

Conexão com a graduação

Outro aspecto que Ana Berger destaca nesse trabalho é o protagonismo de Lucca Bol, que é estagiário do Crialab e estudante de Design da PUCRS. O jovem foi quem identificou a oportunidade de participação na premiação e ficou responsável pela submissão dos dois cases: o premiado Portal IASP e o Ideation Tools – Card Storming, finalista na categoria Brinquedos e Jogos.

“A atuação do Lucca é exemplo de como trabalhamos junto à Universidade na formação de talentos. No ecossistema de inovação da PUCRS, os alunos têm a possibilidade de aplicarem seus conhecimentos em projetos desenvolvidos em parceria com grandes empresas”, ressalta Ana.

Lucca participou da premiação nas modalidades profissional, pelo Crialab, e estudante, com projetos desenvolvidos no curso de Design da PUCRS – um dos trabalhos, o Farma Case, desenvolvido com os colegas Yan Mendes, Bianca Ferreira, Artur Pechannsky e Brenda Paiva, foi finalista da categoria Design de Produto – Equipamentos hospitalares, home care e tecnologias assistivas. Ele está no último semestre da graduação e comenta sobre a experiência:

“Faz todo o sentido, nessa etapa final do curso, quando estou em transição entre sair do meio acadêmico e ir para o mercado, participar de uma premiação como estudante e profissional. Ver como conseguimos ir bem em ambas reforça a trajetória percorrida até aqui e me anima para as próximas etapas”, comenta Lucca.

 Novas possibilidades 

 De acordo com a líder do Crialab, o Postal IASP foi um teste bem-sucedido do uso de Realidade Aumentada no Design, encorajando a equipe a seguir experimentando novos recursos no desenvolvimento de soluções inovadoras para os mais diferentes segmentos. 

 “A AR não é uma tecnologia nova. Mas, de forma geral, sua aplicabilidade ainda não tem espaço amplo no nosso dia a dia. Vejo potencial de uso em saúde preventiva, compras, socialização e comunicação, entre tantas outras áreas em que empresas parceiras nossas atuam”, avalia Ana. 

Fonte: Tecnopuc