O projeto vai mapear áreas como artes, entretenimento, design, moda, tecnologia e gastronomia
quarta-feira, 19 de fevereiro | 2025Está em andamento a nova edição da pesquisa que busca captar informações sobre profissionais das áreas criativas de Porto Alegre. Em parceria com a PUCRS, Feevale e UniSenac, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (SMDETE), por meio do Comitê Municipal da Indústria Criativa, busca identificar as necessidades e carências de qualificação e capacitação de profissionais do setor.
O projeto vai mapear áreas como artes, entretenimento, design, moda, tecnologia, mídia, produção audiovisual, arquitetura e gastronomia. A proposta também é colher dados que busquem orientar a criação de políticas públicas e soluções adequadas para os setores envolvidos, além de desenvolver ofertas de qualificação de forma colaborativa, com base nas necessidades identificadas, para fortalecer o ecossistema.
Para o professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUCRS e pesquisador da área, Cristiano Max Pinheiro, esta pesquisa busca incentivar a geração de conhecimento e o mercado de produtos e serviços, ampliando a participação das indústrias criativas no PIB local. O professor também destaca que a comunidade criativa é de suma importância para que se possa fazer um desenvolvimento econômico mais sofisticado na cadeia, com divisão de trabalho e com o potencial de assimilar novos postos na área.
A Coordenadora de Economia Criativa da SMDETE, Joana Braga, ressalta que a pesquisa busca evidenciar demandas na formação e especialização dos setores criativos.
“Nosso foco é no fortalecimento das competências para o empreendedorismo, na ampliação das habilidades técnicas e uso de tecnologias, na geração de oportunidades para jovens que se preparam para ingressar no mercado, bem como na atualização da gestão pública para qualificação das políticas visando esta nova economia”, salienta
De acordo com o Observatório Nacional da Indústria (ONI), a projeção é que até 2030, a economia criativa deverá gerar um milhão de novos empregos no Brasil, aumentando ainda mais sua atual participação do setor no PIB. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor empregava, em 2023, em torno de 7,4 milhões de pessoas no país. A expectativa é que esse número cresça para 8,4 milhões até 2030.
Reestruturado em 2021, o Comitê Municipal de Economia Criativa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre e do Governo do Estado. A Governança integra o Programa de Desenvolvimento e Fomento da Economia Criativa (Poa Criativa), criado com o objetivo de promover um ambiente favorável para o desenvolvimento da economia em Porto Alegre, estimulando a geração de conhecimento e o mercado de produtos ou serviços concebidos com este perfil. A ampliação da participação das indústrias criativas no PIB local também é uma meta do Comitê.