Pesquisa

Pesquisa de professor da PUCRS alcança destaque global com publicação na revista Nature e palestra internacional  

O periódico publica as melhores pesquisas em todos os campos da ciência com base em sua originalidade e importância

sexta-feira, 31 de janeiro | 2025

Em 2021, professor recebeu a mais importante premiação mundial sobre o estudo de peixes. / Foto: Arquivo pessoal

Um estudo realizado pelo professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS Roberto Reis, em parceria com outros profissionais, foi recentemente publicado na Revista Nature, uma das publicações científicas mais influentes do mundo. O artigo, intitulado “One-quarter of freshwater fauna threatened with extinction”, traz uma avaliação abrangente sobre a ameaça de extinção de espécies de água doce em escala global. A pesquisa revela que cerca de 25% dessas espécies estão em risco, destacando a urgência de ações para mitigar as pressões sobre esses ecossistemas. 

O impacto da publicação transcende as fronteiras brasileiras, reforçando a internacionalização da ciência produzida no País. Em reconhecimento à relevância da publicação, o professor foi convidado a apresentar os resultados em um workshop de avaliação do risco de extinção das espécies de peixes de água doce, realizado em Lima, no Peru. O evento reuniu especialistas da área ambiental e membros da comunidade de ictiólogos do Peru, consolidando o protagonismo da PUCRS em debates globais sobre biodiversidade.  

O professor da PUCRS destaca que a publicação na revista Nature e a participação no evento internacional refletem o avanço da pesquisa em cenários globais. O docente ressalta, ainda, o impacto do estudo perante a sociedade: 

“A pesquisa gera a possibilidade aberta de usar dados de organismos aquáticos para os governos planejarem políticas de conservação de ambientes aquáticos”. 

Liderança em ciência e internacionalização 

Sendo a melhor universidade privada do Brasil e uma das principais da América Latina, a PUCRS reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e a produção de conhecimento voltado para a solução de problemas globais relacionados ao meio ambiente.  

Além de fornecer aos estudantes muitas oportunidades de internacionalização, através da Mobilidade Acadêmica. No compasso em que a globalização exige cada vez mais capacidades interculturais, a experiência contribui para uma formação ainda mais sólida.

Leia também: Professor da PUCRS recebe a mais importante premiação mundial sobre o estudo de peixes