Evento reuniu mais de 200 participantes de 34 países e posiciona a universidade como referência global em inovação pública e transformação digital
terça-feira, 17 de junho | 2025Entre os dias 9 e 12 de junho, a PUCRS foi sede da 26ª Conferência Internacional sobre Pesquisa em Governo Digital, principal fórum global dedicado à pesquisa e ao debate sobre governo digital, inovação pública e transformação digital no setor público. Essa foi a primeira vez que o evento ocorreu na América Latina, reunindo mais de 200 participantes de 34 nacionalidades.
A conferência, organizada pela Digital Government Society (DGS), entidade internacional sem fins lucrativos que busca fomentar a cooperação interdisciplinar no uso de tecnologias digitais por governos, teve a coorganização da PUCRS, responsável também por sediar o evento.
A coordenação local esteve sob a liderança da professora Edimara Mezzomo Luciano, da Escola de Negócios da PUCRS, que atuou como conference chair ao lado de Jing Zhang, Yu-Che Chen e Tomasz Janosky. Também integraram a equipe de coorganização as professoras Milene Selbach, da Escola Politécnica da PUCRS, Marie Anne Macadar, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Flávia Bernardini, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a comunidade internacional da DGS.
Com o tema “Governo digital promovendo a coesão social para a redução das desigualdades”, a conferência contou com uma programação especial, incluindo palestras de especialistas nacionais e internacionais, workshops, painéis com representantes de governos e organizações multilaterais, visitas técnicas e o tradicional Consórcio de Doutorado Internacional. Participaram do evento também representantes de instituições acadêmicas, de governos e de organizações multilaterais, de 34 nacionalidades. Ao todo, foram mais de 200 inscritos, sendo aproximadamente metade de outros países.
A cerimônia de abertura contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS, professor Draiton Gonzaga de Souza, representando o Reitor da PUCRS, além de autoridades como a secretária-executiva do Ministério da Gestão e Inovação do Governo Federal, representantes do Governo do Estado e a presidência da associação internacional.
Para a professora Edimara, o evento reforçou o papel estratégico da PUCRS como polo de produção de conhecimento aplicado, promovendo a integração entre academia, governos e sociedade.
“É uma oportunidade estratégica para o intercâmbio de experiências, dados e boas práticas entre pesquisadores e representantes de mais de 30 governos de diferentes estados do Brasil e partes do mundo, promovendo a construção de soluções digitais mais éticas, inclusivas e resilientes para enfrentar os desafios urbanos, climáticos e sociais contemporâneos”, completa ela.
GRADUAÇÃO PRESENCIAL