A PUCRS, por meio do núcleo de pesquisa Human Factors and Resilience Research (HFACTORS), está desenvolvendo um projeto para o fortalecimento da cultura de segurança da Karoon Energy, empresa internacional de exploração e produção de petróleo e gás natural, com projetos no Brasil e na Austrália.
A pesquisa, que iniciou em abril e tem duração prevista de 15 meses, conta com uma equipe formada por cerca de 15 profissionais, com formação interdisciplinar e foco em engenharia, resiliência e ciências sociais aplicadas. A liderança do projeto está com a Escola Politécnica e com a Escola de Negócios da PUCRS, incluindo pesquisadores de outras áreas.
“A ideia é fazer um diagnóstico da empresa no contexto de fatores humanos. Em uma segunda etapa, haverá sensibilização sobre essa abordagem”, explica o coordenador do núcleo HFACTORS e professor da Escola Politécnica, Eduardo Giugliani.
Desde 2014, o HFACTORS estuda e desenvolve soluções em Fatores Humanos, principalmente com foco em segurança, em sistemas sociotécnicos complexos. A experiência em áreas como exploração de petróleo, aviação e saúde vem consolidando o conhecimento da equipe.
Nesta pesquisa, a coleta de dados será feita a partir de entrevistas, oficinas colaborativas, observação e análise de operações em campo, com embarque de pesquisadores em plataformas de petróleo em alto mar, na costa brasileira.
Ao final do trabalho, o grupo tem expectativa de reunir informações e conhecimentos sobre os atores e as dinâmicas organizacionais que possam contribuir com a melhoria do desempenho em segurança da Karoon Energy. Os avanços do projeto serão conquistados com base em conceitos de pesquisa-ação, quando os pesquisadores do HFACTORS trabalham em conjunto com os colaboradores da empresa, construindo soluções e proposições de forma compartilhada.
O Human Factors and Resilience Research (HFACTORS) é o núcleo vinculado à Escola Politécnica da PUCRS, em parceria com a Escola de Negócios, formado por profissionais de diferentes formações, como Engenharia de Resiliência, Sociologia, Serviço Social, Psicologia, Engenharia, Mídia e Gestão do Conhecimento.
A equipe estuda e desenvolve soluções, principalmente voltadas à segurança, em sistemas sociotécnicos complexos. O que vincula todos os pesquisadores do núcleo é a abordagem de Fatores Humanos, a qual observa a interação do homem com o ambiente de trabalho, incluindo os fatores ambientais, tecnológicos, individuais e organizacionais, entre outros.
A abordagem utilizada pelo núcleo de pesquisa procura basicamente interpretar e entender a relação do humano com tudo aquilo que o cerca. Fatores Humanos são condições que influenciam o comportamento no trabalho, afetando, além do desempenho, a segurança e a saúde do trabalhador.
Leia também: Pesquisa investiga segurança, bem-estar e autocuidado entre profissionais da saúde de Porto Alegre