Pesquisa

Estudantes da Famecos são destaque em premiações  

quinta-feira, 12 de dezembro | 2024

Neste início de dezembro, estudantes da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos foram reconhecidos em importantes premiações: o 41º Prêmio de Direitos Humanos, promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) e pela Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB-RS), a 66ª edição do Prêmio ARI Banrisul de Jornalismo, o Salão ARP, da Associação Riograndense de Propaganda, e o Prêmio Brasil Design Awards. Estudantes de graduação e pós-graduação foram premiados. 

As estudantes do curso de Jornalismo da PUCRS, Luciana Weber e Eduarda Wisniewski, conquistaram o 1º lugar no 41º Prêmio de Direitos Humanos, na categoria Acadêmico, com o trabalho Isso não pode: as memórias da imprensa gaúcha na ditadura. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Jornalismo (LabJ) da Famecos, sob a supervisão dos professores Andrei Rossetto e Fábio Canatta. 

41º Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo

A pesquisadora e pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da PUCRS, Larissa Fraga, recebeu Menção Honrosa no 41º Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo, também na categoria Acadêmico, pelo trabalho O movimento Say Her Name e a Invisibilidade da Morte de Mulheres Negras: a cobertura dos casos Breonna Taylor e Cláudia Silva Ferreira no Jornal da Globo

Na 66ª edição do Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo, na categoria Universitária, os vencedores foram:

Tamires Roldão da Silva, vencedora do 1º lugar em Reportagem Áudio com o podcast Link na Bio. O trabalho contou com a colaboração dos coautores Antonio Mariano Nilsson da Silva, Cássio Moreira Fonseca, João Gabriel Pezzini Corrêa e Pedro Netto Ferreira Costa.

Luciana Weber, vencedora do 2º lugar em Reportagem Vídeo com o trabalho Isso não pode! As Memórias da Imprensa Gaúcha na Ditadura. A coautora foi Eduarda Puchpon Wisniewski.

Pedro Stahnke, vencedor do 4º lugar em Reportagem Vídeo com o trabalho Em Farrapos: a vida depois da enchente. O trabalho teve como coautores Fernanda Feltes, Gustavo Fontella e Felipe Teixeira.

Fabiane Mauricio Cunha, vencedora do 3º lugar em Projeto Especial em Jornalismo com o trabalho Toda Trabalhada: Quando Matheus vira Gabi. Os coautores foram Leonardo Radde da Silva, Messias Stabile Fortes, Lucas Brzezinski e Leonardo Sonda da Fonseca.

Messias Stabile Fortes, vencedor do 4º lugar em Projeto Especial em Jornalismo com o trabalho O Papel do Jornal El Mercúrio na Ditadura Militar Chilena.

Ritiele Rodrigues, vencedora do 3º lugar em Reportagem Fotojornalismo com o trabalho Lembrem-se de nós.

66ª edição do Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo

Arthur Pechansky, Brenda Paiva, Bianca Ferreira, Maria Antônia Suzano, Carolina Vargas e Natália Larentis, estudantes de Design da PUCRS, conquistaram a medalha de prata no Prêmio Brasil Design Awards com o projeto Lente Crialab, um dispositivo analógico que transforma o simples em inovação. O projeto foi desenvolvido com o Crialab do Tecnopuc como cliente, na disciplina Laboratório Interdisciplinar de Design VII, sob orientação da professora Silvia Dapper e do professor Guilherme Parolin.

Prêmio Brasil Design Awards

Felipe Julius, aluno do curso de Publicidade e Propaganda da PUCRS, conquistou o prêmio Estudante do Ano no Salão ARP 2024. O evento, promovido pela Associação Riograndense de Propaganda, reconhece os destaques do ano na indústria criativa do Rio Grande do Sul.

Salão ARP 2024