Pesquisa

Artigo: A cidade e os Jogos Olímpicos

Equipe PUCRS Olímpica conta sobre a experiência dos jogos em Paris

quinta-feira, 15 de agosto | 2024

Equipe PUCRS Olímpica conta sobre a experiência dos jogos em Paris

Equipe PUCRS Olímpica em Paris durante os Jogos Olímpicos. / Foto: Arquivo pessoal

Em sua terceira edição e após 100 anos da realização dos Jogos Olímpicos em Paris, a Cidade Luz voltou a receber o maior evento esportivo global. Paris, com seu charme histórico e moderno, serviu como pano de fundo para os jogos, oferecendo uma localização icônica que combinou de forma única tradição e inovação. Eventos realizados ao ar livre, próximos a locais emblemáticos como o Stade de France, o Grand Palais e o Champ de Mars, ao lado da Torre Eiffel, aproveitaram a beleza e a arquitetura de Paris. Por outro lado, o uso de estruturas temporárias e a renovação de locais existentes refletem o compromisso da cidade com a sustentabilidade. A Vila Olímpica estava situada em Seine-Saint-Denis, com foco na reutilização de espaços e no legado.

A inovação esteve presente não apenas na Abertura dos Jogos que, pela primeira vez na história, ocorreu fora de um estádio. Novas modalidades como escalada esportiva, skate e surfe, introduzidos nas edições anteriores, continuarão a fazer parte dos Jogos, trazendo um frescor e um apelo para públicos mais jovens. Isto contribuiu também como um foco significativo em promover a diversidade, com esforços para garantir a participação de atletas de diferentes origens e gêneros também merece destaque. A edição de Paris 2024 ficará marcada pela igualdade de gênero, com um número recorde de competidoras femininas e eventos igualmente divididos entre homens e mulheres.

A implementação de tecnologias avançadas para melhorar a experiência dos espectadores, como aplicativos móveis e sistemas de transporte eficientes foi outro aspecto positivo junto aos esforços para garantir que os jogos estivessem acessíveis, com infraestruturas adaptadas para pessoas com deficiência – o que contrastou com a dificuldade de acessibilidade em vários pontos da cidade.

A celebração da cultura local com eventos paralelos destacou a rica herança artística da cidade. Paris 2024 teve uma forte ênfase em eventos culturais, com festivais, exposições e atividades que destacam a rica herança artística e cultural da cidade. Esta é uma retomada importante da chamada Olimpíada Cultural. Em resposta aos desafios globais de segurança, houve uma atenção especial para a segurança dos atletas e espectadores, com estratégias abrangentes de gerenciamento de crises e segurança pública. Estes marcos destacam não apenas as inovações e o charme dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas também os desafios e as responsabilidades associadas à realização de um evento desta magnitude.

Leia também:

A terra natal de Pierre de Coubertin

Pierre de Coubertin, o fundador dos Jogos Olímpicos modernos, tem uma conexão histórica profunda com o evento realizado neste ano. Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 não apenas celebram a cidade natal de Coubertin, mas também refletem muitos dos princípios que ele defendia. O francês foi um educador e historiador fundamental para a revivificação dos Jogos Olímpicos na era moderna. Inspirado pelos Jogos da Antiguidade e pelos ideais de educação física e esportiva, ele acreditava no poder do esporte para promover a paz e a compreensão internacional.

Em 1894, Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) e organizou a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna em Atenas, em 1896. Seu trabalho ajudou a estabelecer as bases para a competição como um evento internacional de destaque. Por ser a cidade natal de Coubertin, a realização dos Jogos Olímpicos de 2024 foi particularmente simbólica. A cidade não apenas homenageia seu legado, mas também reforça a importância histórica dele na história olímpica. Os Jogos de Paris 2024 incorporaram o espírito de unidade e paz que o francês promoveu reunindo mais uma vez atletas de todo o mundo para competir em um espírito de amizade e respeito. Os atores representando Coubertin nas diversas instalações esportivas durante os Jogos foi uma justa homenagem que celebra sua visão e contribuição para o movimento olímpico.

Universidade teve uma representação na França através do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO) da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, formado por diplomados e pesquisadores dos cursos de Educação Física e Psicologias. / Foto: Arquivo pessoal

O Time Brasil nos Jogos

A participação do Brasil em Paris 2024 foi significativa e multifacetada, refletindo tanto as expectativas quanto os desafios para o país nos Jogos. Com um histórico de boas performances em algumas modalidades, especialmente após os Jogos do Rio em 2016, o Brasil enfrentou a pressão para entregar resultados de destaque. Entretanto, questões como a falta de infraestrutura adequada e apoio contínuo acabam impactando a preparação dos atletas e, por consequência, comprometendo alguns resultados.

Como acontece a partir de cada edição dos Jogos Olímpicos, a participação em Paris 2024 certamente inspira jovens atletas e promover o desenvolvimento de novos talentos no Brasil. Mas para um legado mais duradouro dos Jogos, é fundamental retomar investimentos que podem incluir melhorias na infraestrutura esportiva e no sistema de suporte para atletas no Brasil. Isso pode beneficiar não apenas os atletas de elite, mas também aqueles em desenvolvimento e amadores.

PUCRS Olímpica em Paris

Mais uma vez a PUCRS foi Olímpica. Com o objetivo de engajar a comunidade universitária e o público com o evento, foram desenvolvidas uma série de iniciativas celebrando o esporte e os valores olímpicos. A #PUCRSOLÍMPICA representa o entusiasmo e o envolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com os Jogos Olímpicos de Paris 2024. 

Ao participar de uma série de eventos como palestras, debates e seminários sobre os Estudos Olímpicos buscou-se também educar e inspirar a comunidade acadêmica. Neste sentido, a Universidade teve uma representação na França através do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO) da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, formado por diplomados e pesquisadores dos cursos de Educação Física e Psicologia. A participação nos eventos acadêmico-científicos na cidade histórica de Besançon, reforça o protagonismo internacional da Universidade no âmbito dos Estudos Olímpicos.

A apresentação das pesquisas realizadas com estudantes e as discussões realizadas com os principais pesquisadores do mundo, foram de grande importância para o processo de internacionalização destacado pela PUCRS. Cada vivência acadêmica, cultural e esportiva, se tornarão inesquecíveis para cada um do grupo. A PUCRS Olímpica buscou não apenas celebrar os Jogos Olímpicos, mas também inspirar e fomentar o interesse pela pesquisa e pelo esporte entre os membros da universidade e a comunidade em geral. O legado pode incluir um aumento no engajamento esportivo e científico, além de uma maior valorização dos princípios olímpicos na vida cotidiana.

Agora é se preparar para Los Angeles 2028… Vamos?

*Texto elaborado pela equipe do PUCRS Olímpica.

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

Cadastre-se e receba informações sobre formas de ingresso, cursos e muito mais.