A iniciativa, que contempla estudantes de Ensino Médio, abrirá inscrições no dia 14 de abril
terça-feira, 08 de abril | 2025Os estudantes do Programa de Iniciação Científica Júnior da PUCRS – iniciativa que busca possibilitar a atuação de alunos do Ensino Médio em projetos de pesquisa da Universidade -, foram destaques em periódicos acadêmicos da área. O Programa é uma das iniciativas da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e uma das oportunidades ofertadas pela Universidade aos interessados em vivenciar o ambiente da produção científica pela primeira vez. As inscrições para a próxima edição da IC Junior começam no dia 14 de abril.
Arthur Almeida Santos Lisboa foi um dos contemplados pelo projeto e participou da edição de 2023. Arthur, que completou o Ensino Médio na Escola Técnica Estadual Parobé, produziu o artigo “Distúrbios do sono em adolescentes: uma avaliação crítica da influência dos dispositivos eletrônicos – revisão de literatura”, orientado pela professora da Escola de Medicina da PUCRS Magda Lahorgue Nunes. O projeto de pesquisa foi publicado na Revista Residência Pediátrica, da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Teodoro Eilert Trevisan também foi um dos participantes do Programa, da edição de 2024, como voluntário. Teodoro realizou um projeto de pesquisa, orientado pelo professor Gustavo Inacio de Moraes da Escola de Negócios sobre “Política Monetária, Fiscal e Desempenho do Dólar Americano”, com publicação no Curieux Academic Journal (CAJ Journal).
Para a coordenadora da Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Laura Utz, o Programa é importante por proporcionar a diversos estudantes o primeiro contato com a pesquisa acadêmica.
“Essa experiência é fundamental para o aluno vivenciar um pouco do que é ser pesquisador. Costumo dizer para os participantes do Programa IC Júnior que essa é uma oportunidade que todos deveriam ter, mesmo aqueles que não querem seguir uma carreira científica.”
Para quem está em dúvida sobre participar da IC Júnior, Laura garante que os aprendizados são para toda a vida: “a vivência de participar de um projeto de pesquisa e de descobrir coisas novas é muito enriquecedora”.
Para participar do processo seletivo, o/a estudante deverá estar regularmente matriculado/a no Ensino Médio, apresentar perfil compatível com as atividades previstas, apresentar bom desempenho escolar, assim como se comprometer a executar o plano de atividades aprovado pelo/a professor/a orientador/a com dedicação de 10 horas semanais. Para conferir os demais requisitos, acesse o site neste link.