Institucional

Universidade concede Honoris Causa a Ludger Honnefelder

sexta-feira, 29 de setembro | 2017

Ludger Honnefelder,Doutor Honoris Causa,Universidade de Bonn

Foto: Matusdemko_sk/Divulgação

A PUCRS concederá o título de Doutor Honoris Causa ao filósofo e pesquisador alemão Ludger Honnefelder. A cerimônia será no dia 4 de outubro, às 10h30min, no auditório do prédio 9 do Campus (avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). A proposição é da Escola de Humanidades da PUCRS. Ludger é autor de diversos artigos sobre a filosofia medieval, metafísica e ética, é o editor principal do periódico Editio Coloniensis dos trabalhos de Alberto, o Grande. O homenageado também será palestrante em dois eventos que ocorrem na Universidade: o 8º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável e o Simpósio Internacional 500 Anos da Reforma Luterana: Heranças e Desafios.

Breve currículo

Ludger Honnefelder é professor Emérito de Filosofia na Universidade de Bonn (Alemanha). Foi professor na Universidade deTrier e na Universidade Livre de Berlim. É membro da Academia de Ciências e Artes de Northrhine-Westphalia, em Düsseldorf, desde 1989, e Doutor Honoris Causa da Universidade de Innsbruck (Áustria). Sua obra mais recente é Im Spannungsfeld von Ethik und Religion / Na tensão da ética e da religião (tradução livre), 2014.

O título de Doutor Honoris Causa é concedido à personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Trata-se da distinção honorífica de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, outorgado a quem reconhecidamente reúne tantas virtudes.