Recém-inaugurado, o Hall da Reitoria, localizado no 4º andar do Prédio 1, foi criado para que a comunidade universitária e visitantes possam conhecer mais sobre a história da PUCRS. Um painel com a Linha do Tempo da Universidade e Galeria de Reitores, além de recepção e uma área de acolhimento fazem parte do projeto que contou com a participação de diferentes áreas.
O evento de lançamento contou com a presença do reitor e do vice-reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira e Ir. Manuir Mentges, do Ir. Joaquim Clotet, ex-reitor, do capelão Padre Gustavo Hass, da pró-reitora e pró-reitores, decanas, decanos e diretores, Irmãos Maristas e, em especial do Irmão Deivis Fischer, conselheiro provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia.
Em seu discurso, Irmão Evilázio destacou que não se trata de um memorial ou museu, mas de um espaço de apresentação institucional que terá dinamicidade no compartilhamento do passado e também daquilo que vislumbramos para o futuro.
“Tão importante quanto olhar para frente, é saber de onde viemos e como trilhamos. A memória não é estanque, pelo contrário, serve de dínamo para a transformação. Por isso renovamos todos os dias nossa tradição numa busca constante pela excelência. Nossa missão não se esgota no tempo. Enquanto houver a busca da verdade e da sabedoria, haverá uma missão a cumprir. Somos todos partícipes e convidados a continuar sonhando juntos.”
Ao longo estes 73 anos de história, a PUCRS contou com seis reitores, que atuaram com atenção e excelência a partir do contexto em que estavam inseridos. Esses líderes tiveram a competência para empreender a construção de uma instituição que chega à maturidade e que realça a importância do trabalho realizado em conjunto.
O espaço, portanto, tem o objetivo de reunir passado, presente e futuro – destacando o legado de todos que fazem parte do dia a dia instituição. Segundo o reitor, o painel da Linha do Tempo e a Galeria de Reitores evidenciam a principal característica da Universidade: ser feita por pessoas.
“Neste hall, somos convidados a compreender melhor a história da qual fazemos parte como indivíduos e comunidade. Os retratos que compõem a galeria não expressam apenas as faces, mas simbolizam, cada qual, uma época – com seus desafios, realizações e legados”, afirma.
Leia também: Escola de Medicina inaugura novo Laboratório de Pesquisa