A edição de 2021 do Top Ser Humano, promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), premiou dois cases da PUCRS: os projetos Jeito PUCRS de atender e servir e Quarentena + Feliz – Estratégias de acolhimento e bem-estar em tempos de pandemia. A Universidade foi vencedora do Top Ser Humano na categoria Organização. A premiação evidencia e reconhece as empresas que se destacaram por suas práticas de gestão de pessoas, desenvolvimento humano e responsabilidade social.
O prêmio foi concedido, conforme o regulamento, para os cases que atingiram os critérios da ABRH. Segundo a gerente de Gestão de Pessoas da PUCRS, Isabel Degrazia, mais do que os cases em si, a premiação exalta o processo de criação de cada um deles.
“Nos dois casos, desenvolvemos as iniciativas contando com o apoio de nossos próprios profissionais, utilizando os conhecimentos que temos dentro da Universidade. Estamos sendo premiados pela forma como construímos esses projetos”, destaca.
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O projeto nasceu com a intenção de manter o espaço simbólico da Universidade no coração dos colaboradores e colaboradoras durante o período de trabalho remoto para grande parte dos profissionais, devido à pandemia da Covid-19. A iniciativa reuniu ações pensadas para conectar, mesmo que fisicamente distantes, colegas de trabalho da PUCRS, propiciando o compartilhamento de conhecimento e de experiências e convivência.
O Quarentena + Feliz contou com diferentes atividades, como dicas sobre assuntos importantes para o momento da pandemia com especialistas, sugestões e orientações para um home office mais confortável e saudável, entre outras ações, sempre contando com o apoio de professores/as e técnicos/as da Universidade. “Foi um projeto que fizemos de nós para nós mesmos. Poder aproximar os/as colegas, mesmo que pela tela do computador, foi muito enriquecedor em meio ao distanciamento social da pandemia”, diz Isabel.
As ideias foram cocriadas junto de lideranças da Universidade, com o objetivo de proporcionar momentos de bem-estar, leveza, encontros, alegria e aprendizado, fatores que minimizam os impactos físicos, psicológicos e sociais que surgem a partir do contexto de uma pandemia.
Com o objetivo de suprir uma demanda que existia de atendimento, o programa tem como objetivo criar um alinhamento e uma base da cultura organizacional, especialmente para colaboradores/as na linha de frente. Todo o processo foi realizado por profissionais da Universidade, com a intenção de criar um modelo inspirador, que levasse em conta também os valores institucionais da Universidade.
O Jeito PUCRS de atender e servir foi cocriado a partir de trabalhos com grupos de colaboradores/as e de gestores. Na sequência, 30 colegas foram convidados para ser multiplicadores/as do programa, capacitando profissionais da linha de frente do atendimento. Ao mesmo tempo, foram feitas comunicações, para que toda a comunidade acadêmica estivesse a par da iniciativa.
Conforme Isabel, esse não é uma ação que teve fim. “É importante dar continuidade, reconhecendo e incentivando o projeto, mostrando os resultados que ele tem tanto para nossos/as estudantes quanto para a comunidade em geral. É uma cultura que estamos instaurando e na qual seguimos trabalhando para alcançarmos todos os impactos que desejamos”, conclui.
O Top Ser Humano tem como objetivo reconhecer empresas, indivíduos e organizações que valorizam o ser humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas. Desde 1993, quando teve sua primeira edição, o prêmio já foi entregue para 547 cases em todo o Estado e 22 personalidades.
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