Caros/as estudantes, famílias e colaboradores/as,
Uma operação de reforço à segurança em nosso Campus e arredores foi iniciada no dia 11/4 e está mantida com atenção especial para o dia de amanhã. A Universidade constituiu um comitê que segue atento ao tema, mesmo que até o momento não tenhamos nenhum indício que envolva diretamente nossa instituição especificamente, mas sim envolvendo instituições de ensino em geral.
Temos como premissa fundamental a segurança e o bem-estar em nosso Campus. A transparência está sempre em primeiro lugar, tanto na comunicação, quanto na relação com a nossa comunidade universitária. Essa proximidade nos fortalece e reforça iniciativas de cuidado e proteção entre todos/as nós e com todos/as que circulam em nossos espaços.
Compreendemos que é, também, nosso papel colaborar com a construção de uma cultura do cuidado e, por isso, queremos relembrá-los que contamos com um conjunto de iniciativas de segurança consolidadas:
Medidas de segurança física
- Pedimos também que não hesitem em reportar a nossa Ouvidoria, toda nova informação e/ou movimentação atípica que gere insegurança a nossa comunidade:
- Acionamento das autoridades e órgãos de segurança pública;
- Reforço de segurança ampliado em todo o Campus, com aumento de efetivo em circulação e rondas intensificadas, assim como outras medidas de controle e vigilância;
- Seguranças motorizados circulando permanentemente dentro dos espaços do Campus, tanto na Quadra Sul (Campus Universitário) quanto na Quadra Norte (HSL, INSCER, Parque Esportivo e demais Unidades de Saúde).
- Atenção redobrada no fluxo de acesso e nos espaços de convivência;
- Limitação de acesso de fornecedores e prestadores de serviço;
- Limitação e protocolos específicos no recebimento de mercadorias e serviços de tele-entrega;
- Observância na circulação dos estacionamentos e áreas de embarque e desembarque;
- Prédios, banheiros, corredores e espaços vistoriados cuidadosamente conforme denúncias feitas à Ouvidoria. Nenhuma mensagem ou anormalidade foi detectada.
- Reforço dos protocolos de segurança com toda a equipe interna;
- Sistema interno e externo de monitoramento por câmeras em todo o Campus monitorado 24h por dia e 7 dias por semana.
Medidas de segurança emocional e formação continuada da equipe
- Centro de Apoio Discente à disposição de estudantes e familiares por meio do Núcleo de Apoio Psicossocial, pelo e-mail [email protected], pelo telefone (51) 3320– 3703 ou diretamente na sala 301 do Centro de Apoio Discente (no 3º andar do prédio Living 360º.
- Ações pedagógico-pastorais em prol da valorização da vida e da cultura do cuidado;
- Acompanhamento sistêmico de estudantes, além de orientação e acompanhamento individual quando necessário;
- Constituição de grupo específico para acompanhamento e tomada de decisões frente as questões de segurança e cultura do cuidado.
Todos/as temos um papel individual e coletivo diante de situações dessa natureza, assim como em outras que afrontam a dignidade humana. Neste sentido, recomendamos que sigam sendo cuidadosos/as uns com os outros, não compartilhando mensagens que incitem medo, coloquem a vida de outras pessoas em risco ou contribuam para gerar uma atmosfera de pânico.
Pedimos também que não hesitem em reportar a nossa Ouvidoria toda nova informação e/ou movimentação atípica que gere insegurança: Ouvidoria Institucional da Universidade ([email protected] / ramal 4854 / ou via WhatsApp +55 51 9853-1706)
As atividades no Campus, até o momento, estão mantidas, incluindo aulas em todos os níveis de ensino.
Seguimos monitorando a situação atentamente e qualquer nova informação será comunicada em nossos canais com a maior brevidade possível.