Nessa semana, a PUCRS será sede do 10º Congresso Ibero-americano de Docência Universitária (CIDU), com o tema O envolvimento estudantil na Educação Superior. O evento ocorre entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro e tem como objetivo promover um espaço internacional e interdisciplinar de intercâmbio de ideias e experiências sobre a universidade e a docência de qualidade, envolvendo estudantes da graduação, professores e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, que atuam em países da Comunidade Europeia e da América Latina. O 10º CIDU é organizado pela PUCRS com o apoio do Centro de Estudos em Educação Superior da PUCRS (CEES) e promovido pela Associação Ibero-americana de Docência Universitária (AIDU). As inscrições para ouvintes estão abertas neste link e podem ser realizadas até esta terça-feira, 30 de outubro, data de início do Congresso.
Junto à temática central do Congresso, serão abertos espaços para a apresentação de comunicações e o desenvolvimento de simpósios sobre diferentes linhas temáticas de interesse comum para a universidade e a docência universitária. As linhas temáticas terão 13 abordagens:
Ao longo da programação, grandes especialistas internacionais no campo de estudos sobre docência universitária irão ministrar conferências e palestras. Confira alguns dos nomes:
Uma das autoridades mundiais no debate sobre a didática universitária, o professor Miguel Ángel Zabalza Beraza recebe da PUCRS o título de Doutor Honoris Causa, proposto pela Escola de Humanidades. A cerimônia de entrega ocorre na quarta-feira, 31 de outubro, às 10h30min, ao longo do 10º CIDU e dentro da programação dos 70 anos da Universidade. O evento, no Salão de Atos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6.681 – Porto Alegre), é gratuito e aberto ao público.
A honraria, maior reconhecimento acadêmico a uma personalidade por suas contribuições à sociedade, é concedida ao pesquisador que reflete e propõe melhorias constantes ao exercício da docência. Professor de Didática e Organização Escolar da Universidade de Santiago de Compostela, em Galiza (Espanha), é doutor em Psicologia e bacharel em Pedagogia.
Zabalza é o principal investigador de mais de 25 projetos de pesquisa, nacionais e internacionais, quase todos coordenando o trabalho de grupos pertencentes a várias universidades espanholas. Seus livros e artigos estão entre os mais citados em áreas como Educação Superior e Psicologia, especialmente no debate sobre a necessidade de equilíbrio entre produção científica e atualização profissional, diversidade, competências docentes e os reflexos dos rankings internacionais na atuação acadêmica.
Desde 1999, na Universidade de Santiago de Compostela, os Congressos Ibero-americanos de Docência Universitária, promovidos pela AIDU, têm ocorrido em diferentes sedes e sobre diversos temas de interesse comum da docência universitária.