A Universidade foi representada pelo decano da Escola de Direito, Ir. Sandro Bobrzyk
quinta-feira, 27 de março | 2025Entre os dias 17 e 21 de março, a Casa Geral recebeu mais de 60 pessoas para o Seminário sobre a Proteção Infantil em Roma (Itália). Organizado pela Comissão Internacional para a Proteção de Crianças, o seminário reuniu membros das Unidades Administrativas (UA) envolvidas nos órgãos relacionados a proteção infantil, como delegados das UAs, membros de Comissões de Proteção e alguns provinciais. Na ocasião, a PUCRS foi representada pelo decano da Escola de Direito, Ir. Sandro Bobrzyk. O presidente da Rede Marista e provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, Ir. Deivis Fischer, também participou do evento.
Durante o seminário, os participantes discutiram os seguintes tópicos: proteção infantil; identificação de adultos vulneráveis, acompanhamento das vítimas; gerenciamento de acusações; papel do delegado; diálogo com a Igreja e outras instituições religiosas; a cultura do cuidado e desafios atuais. O Ir. Deivis Fischer reitera a importância da participação no seminário.
“Para mim, foi um momento importante de reafirmar o compromisso da instituição marista com a proteção das infâncias e das pessoas vulneráveis, garantindo ambientes seguros e contribuindo para a promoção dos direitos, numa perspectiva da cultura do cuidado”, diz o presidente da Rede Marista e provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia.
O Ir. Sandro Bobrzyk diz que participar do Seminário SAFEGUARDING MARIST foi uma experiência transformadora e profundamente significativa. Mais do que um espaço de formação, docente explica que o seminário revelou-se um verdadeiro chamado à responsabilidade e ao compromisso com a proteção integral de crianças e adultos vulneráveis.
“Estar reunido com Irmãos, leigos e representantes de diversas partes do Instituto reforçou a consciência de que a cultura do cuidado precisa ser construída coletivamente, com coragem, transparência e fidelidade aos valores maristas. Ao lado disso, é importante destacar que a proteção não se resume ao cumprimento de protocolos, mas exige o cultivo de uma atitude constante de vigilância, empatia e responsabilidade”, sintetiza o decano da Escola de Direito.
Salvaguardar as crianças e os jovens é uma parte importante do respeito aos direitos das crianças. A Administração Geral realizou dois seminários sobre esta área para líderes de todo o Instituto: Manter as crianças seguras (2012) e criar um ambiente seguro para as crianças (2016) e, em 2021, publicou o Manual para as Unidades Administrativas sobre as Diretrizes e Protocolos para a Proteção das Crianças. Confira todos os participantes do seminário:
Fotos: Divulgação