Institucional

PUCRS participa da XI Assembleia da Rede Internacional Marista de Educação Superior em Roma

Evento reuniu líderes de 22 instituições maristas para discutir identidade e internacionalização no Ensino Superior

sexta-feira, 02 de maio | 2025
Ir. Marcelo Bonhemberger, vice-reitor da PUCRS; Ir. Ernesto Sanchez, superior-geral do Instituto Marista; Ir. Manuir Mentges, reitor da PUCRS; e João Fett, coordenador do Escritório de Cooperação Internacional da PUCRS. / Foto: Divulgação

A PUCRS está representada na XI Assembleia da Rede Internacional Marista de Educação Superior (RIMES), que iniciou no dia 28 de abril e se encerra hoje, 2 de maio, na Casa Geral dos Irmãos Maristas, em Roma. O encontro reuniu mais de 40 representantes de 22 instituições associadas, com o propósito de fortalecer laços, refletir sobre o carisma marista e desenvolver estratégias de cooperação internacional no Ensino Superior.

A delegação da PUCRS conta com a presença do reitor, Ir. Manuir Mentges, do então presidente da RIMES e vice-reitor, Ir. Marcelo Bonhemberger, e do ex-secretário executivo da Rede e coordenador do Escritório de Cooperação Internacional da Universidade, João Fett. Além disso, o evento também contou com a participação do cardeal Dom Jaime Spengler, chanceler da PUCRS.

Para o reitor Ir. Manuir Mentges, a Assembleia representa um momento de profundo significado para a missão marista no contexto universitário.

“Participar da XI Assembleia da Rede Marista Internacional de Educação Superior foi uma experiência profundamente significativa e inspiradora. Reafirmamos que a força de uma rede como a nossa está na interdependência — como já afirmava o XXII Capítulo Geral Marista —, superando o isolamento e a busca por soluções individuais. Somos uma rede com estrutura, intencionalidade e propósito. A formalidade da nossa articulação não sufoca a criatividade, mas sustenta uma colaboração que respeita as particularidades locais e promove sinergias em torno de objetivos comuns. Para isso, é essencial garantir interação contínua, clareza de propósitos e uma governança comprometida com o bem comum. A colaboração em rede nos permite alcançar resultados que, isoladamente, seriam inalcançáveis”, destaca o reitor, que presidiu a RIMES de 2018 a 2022.

Cardeal Dom Jaime Spengler, chanceler da PUCRS, também participou da Assembleia. / Foto: Arquivo pessoal

Ao longo do encontro, dois temas centrais norteiam as discussões: identidade e internacionalização. Essas dimensões, segundo João Fett, são fundamentais para o presente e o futuro das instituições maristas.

“A missão de nossas IES maristas parte ‘do coração da Igreja’ (Ex Corde Ecclesiae), atualmente impactando a vida de quase 150 mil pessoas nos cinco continentes. Nosso desafio é também nossa oportunidade: estreitar a cooperação internacional a partir de projetos estratégicos bastante concretos em liderança, formação e centros de excelência, qualificando nossas pessoas e, assim, reconhecendo-nos como família global”, afirma.

Durante a Assembleia, também foi concluído o ciclo de três anos da presidência da RIMES por Ir. Marcelo Bonhemberger, que avaliou o período como uma jornada de serviço e aprendizado:

“Buscamos executar o plano estratégico, adaptamos nossas ações à realidade pós-pandemia e aprofundamos a internacionalização das nossas instituições. Fortalecemos a governança e ampliamos a participação dos membros. Foi um tempo de construção de relações ao redor do mundo, todas unidas pelo espírito de Marcelino Champagnat. Esta Assembleia marca a chegada deste importante percurso e a continuidade da caminhada. Sou imensamente grato a cada pessoa e instituição que percorreu esse caminho conosco. Juntos, mostramos que nossos sonhos não conhecem fronteiras, e que a missão marista na educação superior está viva e vibrante”, pontua.

Identidade e internacionalização foram os temas centrais da Assembleia, que tem como objetivo refletir sobre o carisma marista no contexto universitário. / Foto: Divulgação

Além das reflexões e debates, a programação da XI Assembleia incluiu conferências com o Cardeal José Tolentino de Mendonça e com Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, além da presença de representantes das redes Jesuíta e La Salle de universidades. No terceiro dia do encontro, os participantes realizaram visitas a importantes instituições acadêmicas italianas — La Sapienza, Sacro Cuore, Gregoriana e Lateranense.

A RIMES foi fundada em 2004 e hoje conecta instituições de Ensino Superior maristas em mais de 10 países. Sua missão é criar pontes de colaboração que promovam excelência acadêmica, formação integral e compromisso com a transformação social, inspirados pelo carisma de São Marcelino Champagnat.

“Essa é a verdadeira magia de uma rede: a potência do encontro e da partilha, unidos em uma missão compartilhada a serviço da educação superior marista no mundo”, conclui Ir. Manuir.