O evento acontece no dia 13 de maio, e irá homenagear o professor da Universidade da Califórnia
terça-feira, 06 de maio | 2025No dia 13 de maio, a PUCRS concede o título de Doutor Honoris Causa ao renomado professor e pediatra William Christopher Buck em reconhecimento à sua notável contribuição para a área da medicina e saúde pública. A celebração acontecerá no auditório do InsCer (prédio 63), às 10h. Interessados devem se inscrever gratuitamente neste link.
A outorga do título de Doutor Honoris Causa é concedida à personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. Trata-se da distinção honorífica de maior reconhecimento acadêmico de uma universidade, outorgado a quem reconhecidamente reúne tantas virtudes. O reitor da Universidade, Ir. Manuir Mentges, esclarece que o Conselho Universitário da PUCRS acolheu a proposição da Escola de Medicina e explica que a instituição tem a honra de conceder o título de Doctor Honoris Causa ao professor William Christopher Buck.
“A PUCRS sente-se honrada em tê-lo em sua galeria de homenageados. Que o seu trabalho siga iluminando todos aqueles que buscam o conhecimento e a prática da medicina como forma de exercício solidário em prol do cuidado com o próximo”, diz o reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges.
William Christopher Buck é professor associado de pediatria na Faculdade de Medicina David Geffen da Universidade da Califórnia em Los Angeles e líder das parcerias acadêmicas do Programa de Saúde Global da DGSOM com Moçambique, Brasil e a Universidade de Kwa-Zulu Natal na África do Sul. Ao longo de sua carreira como pediatra, o Dr. Buck desenvolveu uma experiência clínica, de saúde pública e de pesquisa abrangente em HIV pediátrico.
Dr. Buck é bacharel em Biologia pela Wake Forest University, obteve seu diploma de medicina pela University of North Carolina Chapel Hill, fez seu treinamento de residência pediátrica na University of California San Francisco. Mestre em saúde pública pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. Após a residência, ele se juntou à Baylor International Pediatric AIDS Initiative em Lilongwe, Malawi, onde trabalhou de 2007 a 2013. Atuou no CDC Moçambique de 2013 a 2015 como consultor pediátrico nacional e tem sido o ponto focal no país para a parceria UCLA DGSOM Moçambique desde 2015.