Mais de 4.700 profissionais foram formados pelo curso
Os anos 1960 marcaram a chamada Era de Ouro da publicidade brasileira, impulsionada pela valorização da criatividade e pela transformação dos meios de comunicação. Foi nesse cenário que, há 60 anos, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) criou o curso de Publicidade e Propaganda.
Desde então, a graduação se consolidou como referência na formação de profissionais que aliam teoria e prática, do briefing à execução. Com mais de 4.700 egressos, o curso da PUCRS destaca-se pelo impacto de seus docentes e estudantes no desenvolvimento da área. Essa excelência foi reconhecida em 2024, quando a graduação foi eleita a melhor da região Sul entre instituições privadas, segundo o Ranking Universitário da Folha. A avaliação considerou mais de 40 instituições de ensino superior, com base em dados nacionais e internacionais, além de pesquisas de opinião do Datafolha em cinco categorias: pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização.
A coordenadora do curso, professora Márcia Pillon Christofoli, destaca que a versatilidade da publicidade é, ao mesmo tempo, um desafio e um estímulo para a formação. “Conduzir um curso em uma área em constante transformação exige um olhar atento às mudanças, às tendências de comportamento, às novas formas de consumo e às diferentes maneiras de enxergar o mundo”, afirma.
É nesse contexto que, ao longo de 2025, se estruturam as celebrações pelos 60 anos do curso na Famecos, refletindo as múltiplas dimensões da graduação, que promove um ambiente voltado à valorização de quem transforma ideias em ação. O curso oferece um espaço em constante movimento, em que o fluxo criativo encontra diversos caminhos para se expressar, sempre com foco no impacto social, seja em sala de aula, nas mentorias que integram a grade curricular, nas parcerias com marcas, como o maior hub de podcasts do Brasil, localizado no saguão do prédio 7, ou nas diversas oportunidades oferecidas pelo ecossistema da PUCRS, como o Parque Científico e Tecnológico.
Um exemplo desse movimento é a premiação internacional que reconheceu o trabalho dos estudantes Rafaela Kuhn, Nícolas do Rio, Felipe Julius e Manoela Fonseca, que conquistaram o prêmio Latin American Design Awards, na categoria Advertising, B2C Activaciones, com o projeto “Totally Off The Wall”.
O trabalho premiado consiste em uma ativação de marca criada no contexto da parceria entre a Vans e a Mongoose, marcas que se uniram para lançar uma coleção especial de calçados e roupas, celebrando sua herança compartilhada.
Outro destaque recente desse movimento ocorreu no último fim de semana, quando os estudantes do quarto semestre, Julia Lins e Ruan Gonçalves Fonseca, foram reconhecidos no Torneio Empreendedor da PUCRS ao apresentarem o projeto Cora. Desenvolvida em sala de aula, a iniciativa é uma plataforma de educação sexual infantil que surge da urgência em romper o silêncio entre pais e filhos sobre temas fundamentais para o desenvolvimento das crianças. O projeto busca responder à falta de diálogo familiar sobre o tema.
O projeto, por meio de uma plataforma, oferece textos didáticos, guias práticos e materiais explicativos elaborados por especialistas para os adultos, enquanto as crianças têm acesso a conteúdo lúdicos, como animações, vídeos, jogos e atividades interativas protagonizados por uma turma de personagens que abordam os temas de forma adequada a cada faixa etária. Premiado na categoria de base tecnológica, em parceria com a AGES (Agência Experimental de Engenharia de Software da PUCRS), o projeto garantiu aos alunos o desenvolvimento gratuito de uma prova de conceito da plataforma.
Nessa perspectiva de projetos e trabalhos de impacto, tanto na sala de aula e para além dela, a decana da Famecos, professora Rosângela Florczak, menciona que é preciso comemorar o passado, mas seguir atentos ao futuro, com responsabilidade e compromisso para preservar e continuar a história construída até aqui. É como diz o manifesto em celebração aos 60 anos:
“Somos movidos pela força das ideias, pela vontade de criar algo que vai além do comum. Do briefing à execução, reinventamos e desconstruímos para construir algo ainda mais relevante. Há 60 anos, temos nos movido assim. Olhando para o futuro, mas atentos ao agora. É no agora que a mudança acontece. É agora que a sua ideia vai fazer a diferença, que o seu plano e a sua escolha impactam a indústria criativa. Movimente suas ideias!”
Confira as formas de ingresso em pucrs.br/estude e inscreva-se.