XVI Seminário Internacional de Comunicação marca os 30 anos do PPGCOM
Pesquisas e debates sobre imaginário, cinema, desinformação, marcas, posicionamentos de empresas, futuro do jornalismo, gênero e outros temas que perpassam o universo da Comunicação Social movimentam o XVI Seminário Internacional de Comunicação (SEICOM) promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da PUCRS. Com o tema Comunicação e Laços Sociais: (re)leituras e possibilidades, o evento ocorre entre os dias 26, 27 e 28 de novembro. A abertura do evento teve a palestra e homenagem aos 80 anos do sociólogo francês Michel Maffesoli. No turno da tarde ocorreu ainda o lançamento do Maffeso-Filme em homenagem ao sociólogo, além de um dicionário de conceitos da obra de Maffesoli.
Durante o período do evento acontecem mesas de debate, palestras e até premiação. Como o prêmio “Teses e Dissertações/ PPG30 anos” que teve seu lançamento nesse ano e premiou em cinco modalidades os melhores trabalhos inscritos. De forma online pela plataforma zoom, nos dias 27 e 28 nos turnos de manhã e tarde acontecem as apresentações dos 12 Grupos de Trabalhos (GT’s) que juntos tiveram mais de 400 inscritos de todo o país.
No GT “Publicidade e Propaganda”, por exemplo, a doutoranda Dalila Maria Musa Belmiro e a bolsista de Iniciação Cientifica Vitória Elena Alves Moreira, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), apresentaram o artigo “Rituais de consumo e identidade periférica: uma análise do lançamento da linha Kenner e Anitta”. O artigo analisa a conexão dada pela figura da Anitta com os sentidos atribuídos a Kenner e seus consumidores. Ao tornar a cantora embaixadora da marca, os valores dela passam a ser considerados valores da Kenner também. “Esses valores vão ser acionados pela Kenner na hora dessa associação para também serem absorvidos pela própria marca pós passada” analisou a autora.
Já no GT “Comunicação, Jornalismo e Desinformação”, a jornalista e doutora em Letras, Taiane de Oliveira Volcan, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), apresentou um artigo sobre desinformação online e hesitação vacinal no Brasil. A autora destacou como a divulgação de fake news aumentou durante a pandemia de COVID-19, especialmente em discursos antivacina, que têm efeitos negativos sobre crianças e adolescentes. Como a vacinação nessa faixa etária depende da decisão dos pais, muitos responsáveis, influenciados por informações falsas, optaram por não levar seus filhos para serem imunizados. Taiane ressaltou que “o consumo de desinformação leva as pessoas a se questionarem sobre temas como a vacinação, que, no consenso da população, era algo muito importante”.
Além de Maffesoli, outros pesquisadores importantes da área também palestraram no evento. Entre eles, o pesquisador Muniz Sodré. O sociólogo deu uma entrevista ao Lab J e falou sobre comunicação, racismo e o cenário político nacional. “A questão da transformação social passa pela assimilação educacional da razão sensível, da sensibilidade, do afeto, isso é uma revolução”, declarou sobre a questão racial.
Por: Gabrielly Camargo / Lab J