É tempo de Páscoa, a celebração central do cristianismo, sinônimo de passagem, transformação, renascimento e novas possibilidades. Também neste momento vivemos tempos desafiadores em que o mundo inteiro sofre pela incerteza dos dias futuros e pela ameaça da vida.
Nesta data, convidamos a todas e todos a celebrar com gratidão a vida e, em especial, a dedicação de tantos profissionais da saúde, professores, cientistas, educadores, talhadores dos serviços essenciais. Viver a Páscoa é, também, caminharmos juntos como humanidade e nos apoiar como irmãos nos momentos de dificuldade.
Se a rotina até bem pouco tempo adormeceu nossos sentidos, sabemos agora – mais do que nunca -, que os dias são novas oportunidades a cada manhã e, cada instante, pode abrir-se como um limiar inédito a ser cruzado. Em tempos em que todas as nossas seguranças emudeceram, podemos aprender que, no interior de cada pessoa, está também a força mais poderosa do universo.
Feliz Páscoa a você e sua família!
Fraterno abraço,
Ir. Evilázio Teixeira
Reitor
Ir. Manuir Mentges
Vice-Reitor
Frente a todos os desafios e angústias que enfrentamos em razão da pandemia da Covid-19, nos alegra podermos celebrar a esperança que renasce com a Ressurreição de Cristo, o acontecimento mais importante para os cristãos.
Depois do momento doloroso da paixão e da morte na Cruz, Jesus foi colocado no sepulcro e permaneceu ali até o domingo de Páscoa. Deixando o túmulo para trás, ele nos convida a também recomeçarmos, revendo o curso de nossas jornadas, tomando novas decisões e acolhendo em nós o dom de uma vida em plenitude.
Em sintonia com os profissionais da saúde e com os membros de nossa comunidade que estão doentes ou enlutados pela perda de um ente querido, somos inspirados pelo Cristo Ressuscitado a ser luz na vida das pessoas que mais sofrem neste momento, sendo solidários e cuidando-nos uns dos outros.
Mas vivenciar a Páscoa em meio a esse momento difícil, que continua mexendo profundamente com nosso cotidiano e com as nossas relações, também é um chamado à reflexão. Em primeiro lugar, é preciso fazer com que a experiência da Páscoa aconteça dentro de nossos corações.
De origem no hebreu “Peseach”, Páscoa significa a passagem da morte para a vida, da escravidão para a liberdade, da tristeza para a alegria, das trevas para a luz. Portanto, este dia especial é uma oportunidade para fazermos juntos essa passagem, celebrando a vida e fortalecendo nossa esperança de que dias melhores virão.
No dia 3 de abril, sábado, às 19h, o PUCRS Cultura estreia o BACH Concerto de Páscoa. O concerto, realizado na Igreja Universitária Cristo Mestre no Campus da PUCRS, é transmitido através do Canal da PUCRS no YouTube – onde fica disponível para acesso posterior. Saiba mais.