Mais de uma centena de lideranças foi capacitada para melhorar o acompanhamento de jovens
quinta-feira, 17 de outubro | 2024Mais de uma centena de lideranças foi capacitada para melhorar o acompanhamento de jovens
Curso foi embasado no livro Saúde mental de adolescentes e jovens em contextos educativos: relações de cuidado humano. Foto: Envato
O acompanhamento de grupos juvenis é uma atitude de lideranças comunitárias, educacionais e eclesiais. Significa realizar o caminho conjunto, um percurso dialógico de responsabilidade, acolhimento, motivação, encorajamento, discernimento e estímulo.
Nesse sentido, em resposta ao apelo do Papa Francisco sobre a necessária qualificação no serviço de acompanhamento dos jovens, o Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista e o Serviço de Evangelização da Juventude Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Sul 3 desenvolveram conjuntamente um curso.
Saúde mental, acompanhamento e cuidado com a vida juvenil, é direcionado a animadores, assessores, formadores e líderes juvenis. A iniciativa partiu dos Planos Regional e Nacional de Evangelização Juvenil, integrando o projeto nacional Cuidar a Vida que se propõe a formar multiplicadores e redes de promoção da vida juvenil.
A capacitação aconteceu de modo remoto nos meses de agosto e setembro e formou 120 lideranças. O conteúdo foi construído com abordagem interdisciplinar, contando com profissionais das áreas da Educação, da Saúde e da Teologia.
Conforme o assessor da comissão da juventude do Regional Sul 3, Padre Eliseu Lucas Alves de Oliveira, o momento vivido pela população do Rio Grande Sul, de enfrentamento aos efeitos provocados pelas enchentes que atingiram o Estado, conferiu uma importância ainda maior à agenda, considerando as necessidades de cuidado da juventude local:
“Tudo isso acrescentou mais adversidades à vida das juventudes que já estavam carregando outros sofrimentos, inclusive os que foram impostos pela pandemia, mas também de um estilo de vida da sociedade do cansaço e do desempenho. Essa formação foi um importante suporte para as lideranças que acompanham a vida das juventudes.”
A coordenadora do Observatório Juventudes PUCRS, Patrícia Espíndola Teixeira, destaca a importância da implementação de ações orientadas e cocriadas por uma perspectiva integral no acompanhamento juvenil:
“Em nossas investigações a pauta de acompanhamento, formação e saúde integral de nossos jovens é uma das que mais temos investido, seja por meio de relatórios técnicos, publicações científicas, literaturas pedagógicas e eclesiais, seja pelos múltiplos diálogos que fazemos com diferentes cenários juvenis. Nossos materiais são construídos em conjunto com pesquisadores e serviços de apoio da PUCRS e da Rede Marista, além de contar com os próprios jovens que atuam conosco em Iniciação Científica e em estágio. Focamos no papel corresponsável que possuímos diante da integridade da vida juvenil.”
Para Fabiane Rockenbach Weber, participante do curso: “Muitas dúvidas foram sanadas. Espero, como catequista dos jovens aproveitar muito do material disponibilizado”. Já a jovem estudante de Relações Internacionais e líder juvenil da Arquidiocese de Porto Alegre, Maria Eduarda Biazetto, de 20 anos, a temática da saúde mental precisa estar no escopo de qualificação dos profissionais que se relacionam com as juventudes:
“O curso trabalhou a importância e o cuidado que aqueles que atuam com a juventude precisam trazer em suas bagagens, o cuidado com a vida”, conta a estudante.
Para conhecer o livro que embasou o curso Saúde mental, acompanhamento e cuidado com a vida juvenil, acesse gratuitamente aqui.