Apaixonado por jornalismo, especialmente pela rádio Gaúcha, Igor Bandeira Alves realizou sua pesquisa de mestrado, explorando temas da comunicação com um olhar sensível, o que se refletiu em seu trabalho. Sua dissertação não apenas desvelou o conhecimento acadêmico, mas também teve como proposta prestar uma homenagem aos profissionais da área. Recentemente, no dia 17 de março, sua dissertação foi aprovada, sob a orientação do professor Deivison Campos, na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS.
Intitulada A Tua Voz – O Processo de Formação da Rede Gaúcha Sat, a dissertação apresentou um estudo histórico da rádio, analisando os modelos experimentados ao longo dos anos. O trabalho explicou a evolução tecnológica e as transformações ocorridas, como a adoção do formato de jornalismo 24 horas, as transmissões via satélite e o impacto da chegada da internet, além da criação das emissoras regionais. A dissertação foi avaliada por uma banca composta pela Profª Dr.ª Márcia Veiga da Silva (PUCRS) e pelo Prof. Dr. Marco Antônio Bonito (Unipampa).
Igor é um dos primeiros pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom) da PUCRS, nos níveis de mestrado e doutorado, com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sobre a inclusão e os desafios enfrentados, ele comentou: “Infelizmente, nem todos conseguem, pois nenhum autista ou pessoa com outra síndrome é igual ao outro. Cada um tem suas diferenças e limitações. Mas a inclusão é fundamental. Assim como eu consegui, torço para que muitos autistas e pessoas com deficiência consigam chegar ao mestrado e seguir em frente sendo incluídos.”
Além disso, Ygor deixou uma mensagem de inspiração para as pessoas com deficiência que desejam seguir o caminho da pesquisa: “Se vocês querem ser pesquisadores como eu, é preciso trabalhar muito e batalhar constantemente, porque não é necessário ser um grande jornalista ou um grande pesquisador. O que realmente importa é ter dedicação e otimismo, e foi isso que aprendi no mestrado.”